Com mais de 3,3 milhões de veículos vendidos no mês de outubro, país consolida ritmo acelerado enquanto marcas internacionais encolhem
A China ampliou sua participação no mercado global de automóveis para 38% em outubro de 2025, segundo dados divulgados por Cui Dongshu, secretário-geral da China Passenger Car Association (CPCA). O avanço ocorre em um cenário onde montadoras internacionais registram queda de volume, enquanto o mercado chinês segue no caminho oposto.
De acordo com o executivo, o mercado global totalizou 8,64 milhões de veículos vendidos no mês, alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O avanço também é positivo na comparação mensal, com crescimento de 1%. Com 38% de participação, a China responde por aproximadamente 3,3 milhões dessas unidades.
Por aqui, a BYD já ocupa a sétima colocação do ranking das marcas que mais vendem carros no Brasil, ficando com 86.452 unidades vendidas em outubro com 5,39% de participação, superando Honda, Renault e Nissan, que fecha o top 10. Além da montadora, que vende o Dolphin Mini por aqui, a GWM teve mais 31.774 unidades emplacadas no mesmo período, assim como a Caoa Chery, que é gerida por uma empresa brasileira junto com a chinesa, com 57.175 unidades licenciadas.
O BYD Song, somando as versões Pro e Plus, é o veículo chinês mais vendido com mais de 30,3 mil unidades contabilizadas entre janeiro e outubro deste ano. Logo atrás estão o Caoa Chery Tiggo 7 com mais de 29 mil emplacamentos, BYD Dolphin Mini com mais de 25,6 mil unidades negociadas, além do GWM Haval H6 com mais de 25,3 mil unidades comercializadas no mesmo período. Os dados de vendas no Brasil são da Fenabrave.
De volta ao mercado global, entre janeiro e outubro de 2025, as vendas globais somaram 79,25 milhões de unidades, um aumento de 6%. No mesmo período, a China representou 34,9% desse total, com 27,65 milhões de veículos vendidos, o que representa um crescimento de 12% ano contra ano.
Para comparação, os Estados Unidos tiveram 13,88 milhões, já os indianos registraram 4,56 milhões, além do Japão, que teve 3,86 milhões, e Alemanha com 2,61 milhões.
Além disso, o secretário-geral também afirmou que três montadoras chinesas estão entre as dez maiores do mundo e ampliaram de forma expressiva suas fatias de mercado em 2025, uma vez que globalmente, a BYD já está na sexta posição, a Geely na oitava posição e a Chery na décima posição. As três vendem carros no Brasil.
The post Carros chineses alcançam 38% do mercado global; diz órgão oficial appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...