A Volvo CE anunciou a renovação de seu “carro-chefe” no segmento de transportes pesados fora de estrada: a nova geração do A60, considerado o maior caminhão articulado em operação no Brasil. O lançamento faz parte de um ciclo de atualização da linha da montadora sueca, visando consolidar a liderança no setor de mineração e infraestrutura pesada.
O foco da atualização recai sobre a eficiência operacional: segundo a fabricante, o novo modelo entrega uma economia de combustível de 15% em comparação à geração anterior. É um dado relevante para frotistas que lidam com alto consumo de diesel. Em termos de produtividade, a marca estima um ganho de 5%.
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Mecanicamente, o A60 mantém suas credenciais superlativas. Equipado com o motor Volvo D16J, o veículo dispõe de 630 cv de potência e um torque de 301,8 kgfm — força necessária para movimentar sua capacidade de carga líquida de 55 toneladas (ou 33,6 m³ de volume na caçamba).
A grande novidade, contudo, está na inteligência embarcada. O caminhão recebeu o sistema Terrain Memory, uma tecnologia que identifica trechos escorregadios da pista e ajusta automaticamente o controle de tração. Outro destaque é o OptiShift, que agiliza as trocas entre marchas à frente e ré, reduzindo o tempo de ciclo.
Para o operador, a cabine foi redesenhada visando ergonomia e visibilidade, com informações centralizadas no sistema Volvo Co-Pilot. A manutenção também foi revista: a suspensão dianteira hidráulica e os novos braços da caçamba foram otimizados, e o intervalo de lubrificação foi ampliado para 250 horas, eliminando a necessidade de paradas diárias para engraxamento. Vale lembrar que a Volvo é a pioneira mundial neste segmento, tendo inventado o conceito de caminhão articulado na década de 1960.
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O foco da atualização recai sobre a eficiência operacional: segundo a fabricante, o novo modelo entrega uma economia de combustível de 15% em comparação à geração anterior. É um dado relevante para frotistas que lidam com alto consumo de diesel. Em termos de produtividade, a marca estima um ganho de 5%.
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Como é o caminhão?
Mecanicamente, o A60 mantém suas credenciais superlativas. Equipado com o motor Volvo D16J, o veículo dispõe de 630 cv de potência e um torque de 301,8 kgfm — força necessária para movimentar sua capacidade de carga líquida de 55 toneladas (ou 33,6 m³ de volume na caçamba).
A grande novidade, contudo, está na inteligência embarcada. O caminhão recebeu o sistema Terrain Memory, uma tecnologia que identifica trechos escorregadios da pista e ajusta automaticamente o controle de tração. Outro destaque é o OptiShift, que agiliza as trocas entre marchas à frente e ré, reduzindo o tempo de ciclo.
Para o operador, a cabine foi redesenhada visando ergonomia e visibilidade, com informações centralizadas no sistema Volvo Co-Pilot. A manutenção também foi revista: a suspensão dianteira hidráulica e os novos braços da caçamba foram otimizados, e o intervalo de lubrificação foi ampliado para 250 horas, eliminando a necessidade de paradas diárias para engraxamento. Vale lembrar que a Volvo é a pioneira mundial neste segmento, tendo inventado o conceito de caminhão articulado na década de 1960.
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