Com os carros elétricos, o design automotivo ganhou uma nova liberdade. Sem a necessidade de acomodar motores a combustão, baterias e os reduzidos motores elétricos podem ser posicionados conforme o melhor aproveitamento de espaço, eficiência ou estilo.
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A Volkswagen, fez algo um tanto quanto curioso com essa liberdade. No ID. Buzz, conhecida popularmente como “Kombi elétrica”, por exemplo, o filtro de cabine, item básico de manutenção, foi instalado em um local de difícil acesso.
Para trocá-lo, é necessário remover o painel frontal, desparafusar dois painéis superiores da carroceria, desconectar conexões elétricas e os borrifadores do para-brisa, e só então retirar o capô. O filtro fica escondido entre a estrutura da carroceria e a parede corta-fogo.
Em contraste, o padrão da indústria costuma posicionar o filtro atrás do porta-luvas, acessível em menos de um minuto, sem ferramentas.
Além disso, a Volkswagen também alocou componentes importantes, como o reservatório de fluido de freio, em áreas igualmente complexas de acessar. Embora a troca do filtro no ID. Buzz não exija ferramentas ou habilidades técnicas, está longe de ser prática.
A Volkswagen disponibiliza o ID. Buzz no Brasil, mas não é possível comprá-la oficialmente da montadora alemã. A “Kombi elétrica” só está disponível por meio do sistema de assinatura, batizado de “Sign and Drive”.
Hoje, pelas informações disponíveis no site oficial do serviço, o ID. Buzz oferecido é 2023/2023 na versão Pro com bateria de 82 kWh com mensalidades a partir de R$ 8.990.
Vale lembrar que no sistema de assinatura, o motorista não terá este perrengue para trocar o filtro de ar da cabine, já que toda a manutenção está incluída no pacote.
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A Volkswagen, fez algo um tanto quanto curioso com essa liberdade. No ID. Buzz, conhecida popularmente como “Kombi elétrica”, por exemplo, o filtro de cabine, item básico de manutenção, foi instalado em um local de difícil acesso.
Para trocá-lo, é necessário remover o painel frontal, desparafusar dois painéis superiores da carroceria, desconectar conexões elétricas e os borrifadores do para-brisa, e só então retirar o capô. O filtro fica escondido entre a estrutura da carroceria e a parede corta-fogo.
Em contraste, o padrão da indústria costuma posicionar o filtro atrás do porta-luvas, acessível em menos de um minuto, sem ferramentas.
Além disso, a Volkswagen também alocou componentes importantes, como o reservatório de fluido de freio, em áreas igualmente complexas de acessar. Embora a troca do filtro no ID. Buzz não exija ferramentas ou habilidades técnicas, está longe de ser prática.




ID. Buzz no Brasil
A Volkswagen disponibiliza o ID. Buzz no Brasil, mas não é possível comprá-la oficialmente da montadora alemã. A “Kombi elétrica” só está disponível por meio do sistema de assinatura, batizado de “Sign and Drive”.
Hoje, pelas informações disponíveis no site oficial do serviço, o ID. Buzz oferecido é 2023/2023 na versão Pro com bateria de 82 kWh com mensalidades a partir de R$ 8.990.
Vale lembrar que no sistema de assinatura, o motorista não terá este perrengue para trocar o filtro de ar da cabine, já que toda a manutenção está incluída no pacote.
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