Todo mundo sabe que o carro com transmissão automática é muito prático no dia a dia. Mas não dá para comparar a simbiose que a caixa manual transmite na hora da condução. No Brasil tivemos carros manuais por muitos anos, inclusive esportivos icônicos, até a popularização dos modelos automáticos, que já são maioria no varejo. Mas para quem curte o pedal de embreagem, selecionamos alguns modelos esportivos feitos no Brasil que fizeram (e ainda fazem) a alegria de muito graxeiro.
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Entre os carros esportivos manuais mais legais feitos no Brasil há modelos produzidos há mais de 50 anos e que ainda arrancam grandes sorrisos. Confira quais são eles:
O Opala SS é a versão mais legal do Chevrolet que ficou em linha entre 1968 e 1992 (Foto: GM | Divulgação)
Se o motor V6 era uma tragédia, o “Maveco” V8 era um caro extremamente divertido de guiar (Foto: Ford | Divulgação)
Malvado, o Dodge Charger R/T era pura vilania em forma de automóvel (Foto: Dodge | Divulgação)
Sonho de consumo de várias gerações o Gol GTI foi revolucionário ao estrear a injeção eletrônica no Brasil (Foto: VW | Divulgação)
O GTI era tão legal, mas tão legal que merece figurar duas vezes nesta lista (Foto: VW | Divulgação)
O Uno Turbo usava motor importado da Itália que fazia dele um verdadeiro diabo nas estradas (Foto: Fiat | Divulgação)
Visualmente, o Vectra GSI era até conservador, mas trazia o fabuloso motor 2.0 16V que aumentava a potência em 30% (Foto: GM | Divulgação)
Civic Si foi o esportivo manual mais legal produzido no Brasil, com uma caixa que parecia videogame (Foto: Honda | Divulgação)
Sandero R. S. 2.0 Racing Spirit teve suspensão ajustada pelo time de alto desempenho, da França (Foto: Rodolfo Buhrer | Renault | Divulgação)
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8 carros esportivos manuais mais legais feitos no Brasil
Entre os carros esportivos manuais mais legais feitos no Brasil há modelos produzidos há mais de 50 anos e que ainda arrancam grandes sorrisos. Confira quais são eles:
1. Chevrolet Opala SS (anos 1970)

O Opala SS é a versão mais legal do Chevrolet que ficou em linha entre 1968 e 1992 (Foto: GM | Divulgação)
- Motor: Seis cilindros em linha 4.1, 171 cv (brutos)
- Motivo: O Opala SS trazia visual clássico com uma pitada esportiva, som grave do seis cilindros, era símbolo de status e desempenho na época e faz sucesso até hoje.
- Câmbio: Manual de 4 marchas
2. Ford Maverick GT V8 (anos 1970)

Se o motor V6 era uma tragédia, o “Maveco” V8 era um caro extremamente divertido de guiar (Foto: Ford | Divulgação)
- Motor: V8 302 5.0, cerca de 197 cv (brutos)
- Motivo: O Maverick V8 era o Mustang brasileiro com visual impressionante e ronco inesquecível do lendário bloco 302.
- Câmbio: Manual de 4 marchas
3. Dodge Charger R/T (anos 1970)

Malvado, o Dodge Charger R/T era pura vilania em forma de automóvel (Foto: Dodge | Divulgação)
- Motor: V8 Hemi 5.2, cerca de 215 cv (brutos)
- Motivo: O Charger R/T foi o grande muscle car brasileiro, com seu imenso V8 5.2 de ronco embolado que se tornou peça de colecionador.
- Câmbio: Manual de 4 marchas
4. Volkswagen Gol GTI (anos 1980 e 1990)

Sonho de consumo de várias gerações o Gol GTI foi revolucionário ao estrear a injeção eletrônica no Brasil (Foto: VW | Divulgação)
- Motor: 2.0, 111 cv
- Motivo: Primeiro carro nacional com injeção eletrônica era um esportivo nato, com ajuste firme de suspensão, bancos Recaro e um visual atemporal.
- Câmbio: Manual de 5 marchas
5. Volkswagen Gol GTI 16V (anos 1990)

O GTI era tão legal, mas tão legal que merece figurar duas vezes nesta lista (Foto: VW | Divulgação)
- Motor: 2.0 16V, 145 cv
- Motivo: Segunda geração do Gol GTI combinou sua pioneira injeção eletrônica com motor mais potente.
- Câmbio: Manual de 5 marchas
5. Fiat Uno Turbo i.e. (anos 1990)

O Uno Turbo usava motor importado da Itália que fazia dele um verdadeiro diabo nas estradas (Foto: Fiat | Divulgação)
- Motor: 1.4 Turbo, 118 cv
- Motivo: Primeiro carro turbo de fábrica nacional, extremamente leve e rápido para a época, se destacava pelo body kit exclusivo.
- Câmbio: Manual de 5 marchas
6. Chevrolet Vectra GSI (anos 1990)

Visualmente, o Vectra GSI era até conservador, mas trazia o fabuloso motor 2.0 16V que aumentava a potência em 30% (Foto: GM | Divulgação)
- Motor: 2.0 16V, até 150 cv
- Motivo: A versão esportiva do sedã da GM impressionava pelo ganho de potência e o casamento perfeito com a precisa caixa de cinco velocidades de relações curtas.
- Câmbio: Manual de 5 marchas
7. Honda Civic Si (anos 2000 e 2010)

Civic Si foi o esportivo manual mais legal produzido no Brasil, com uma caixa que parecia videogame (Foto: Honda | Divulgação)
- Motor: 2.0 VTEC aspirado, 192 cv
- Motivo: O motor girador, que subia a elevados 7.800 rpm foi um marco na indústria brasileira. E a combinação com câmbio curtinho faz dele um dos esportivos mais equilibrados e elogiados da marca japonesa.
- Câmbio: Manual de 6 marchas
8. Renault Sandero R.S. (anos 2010 e 2020)

Sandero R. S. 2.0 Racing Spirit teve suspensão ajustada pelo time de alto desempenho, da França (Foto: Rodolfo Buhrer | Renault | Divulgação)
- Motor: 2.0 aspirado, 150 cv
- Motivo: Esportivo raiz feito para o Brasil, com acerto de suspensão afiado, motor girador e câmbio curto, que deixou uma legião de fãs.
- Câmbio: Manual de 6 marchas
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