Notícia 89 km/L de consumo? Confira o teste com o GWM Tank 300

SUV híbrido plug-in com estilo de jipe surpreende, mas é necessário entender sua estratégia de funcionamento




O GWM Tank 300 Hi4-T chega ao mercado brasileiro com uma proposta incomum de unir um sistema híbrido plug-in moderno a uma construção robusta e capacidades off-road típicas de jipes tradicionais. Com visual quadrado, porte grande e soluções técnicas pouco comuns no segmento, o modelo se posiciona como uma alternativa para quem busca tecnologia e uso fora de estrada real, sem abrir mão de conforto e sofisticação no dia a dia.

Visualmente, o Tank 300 aposta em linhas retas, com para-choques, molduras dos para-lamas e maçanetas externas em preto, reforçando o apelo off-road. A dianteira traz uma barra de proteção em aço posicionada na parte inferior, além de preparação para instalação de guincho. O conjunto é complementado por teto solar elétrico, rack de teto, estribos laterais e estepe fixado externamente em suporte suspenso, com capa de proteção e trava antifurto. As janelas dianteiras utilizam vidro duplo acústico, contribuindo para o isolamento sonoro da cabine. Toda a iluminação é em LED, com faróis Full LED inteligentes, comutação automática de farol alto e baixo, DRL, faróis de neblina com função cornering, lanternas traseiras verticais e funções “Follow Me Home” e “bem-vindo”.




O porte do SUV é condizente com sua proposta robusta. O Tank 300 mede 4.760 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.903 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.750 mm. O peso máximo total chega a 3.070 kg, permitindo uma capacidade de carga de 440 kg. O porta-malas comporta 863 litros, volume que pode chegar a 1.520 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outro destaque é a capacidade de reboque, de 750 kg sem freio e até 2.500 kg com freio, além do tanque de combustível de 70 litros.



Interior


Por dentro, o Tank 300 surpreende pelo nível de acabamento e conforto. A cabine traz revestimentos premium com costuras em padrão diamante, console central em soft touch e bancos revestidos em couro Nappa. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação. O banco do motorista oferece oito modos de ajuste, memória de posição, função easy-entry e até massagem, enquanto o banco do passageiro possui quatro ajustes elétricos. Na traseira, os bancos rebatem em 60/40 e permitem duas posições de inclinação do encosto. O volante multifuncional é revestido em couro ecológico, possui ajuste de altura e profundidade, aquecimento e paddle shifts integrados. O ar-condicionado é automático dual zone, com saídas para os ocupantes traseiros e possibilidade de controle por botões físicos ou pela central multimídia.



O painel é dominado por duas telas Full HD de 12,3 polegadas, uma dedicada painel de instrumentos e outra ao sistema de multimídia. O conjunto oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, GPS nativo 3D, comandos de voz em português do Brasil e atualizações remotas via OTA. Outro recurso relevante é o V2L, que possibilita utilizar a bateria do veículo como fonte de energia para equipamentos externos, algo especialmente útil em atividades ao ar livre.



Segurança


No quesito segurança, o Tank 300 é equipado com condução semiautônoma nível 2+, apoiada por um conjunto de 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras e quatro radares. O pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, inclusive em cruzamentos, assistente de permanência e centralização em faixa, monitor de ponto-cego, alerta e frenagem de tráfego cruzado traseiro e reconhecimento de placas de velocidade. O sistema de visão 360° oferece recursos como capô invisível e a exclusiva função Chassis Transparente, que permite visualizar o terreno abaixo do veículo durante o uso off-road. Em segurança passiva, o modelo traz seis airbags, além de controle de tração e estabilidade, ABS com EBD, assistentes de partida em rampa e descida, e sistemas de chamada de emergência E-call e B-call.



Motorização




A motorização híbrida plug-in Hi4-T combina um motor 2.0 turbo a gasolina, com injeção direta, quatro cilindros e 16 válvulas, a um motor elétrico dianteiro em configuração P2. Juntos, entregam 394 cv de potência combinada e 76,4 kgfm de torque. A bateria de 37,1 kWh garante até 75 km de autonomia em modo 100% elétrico, segundo o INMETRO. O carregamento pode ser feito em corrente alternada de 6,6 kW, com tempo aproximado de 6h30 de 5 a 100%, ou em corrente contínua de até 50 kW, permitindo recarga de 30 a 80% em cerca de 24 minutos.

A transmissão automática é uma 9HAT de nove marchas, com trocas manuais por paddle shift. A tração é 4×4, com opções 2H, 4H e 4L, e um dos grandes diferenciais do modelo é a presença de três bloqueios eletrônicos, central, diferencial traseiro e diferencial dianteiro. O sistema Todo-Terreno (ATS) oferece nove modos de condução, com configurações específicas para neve, rocha, lama, areia e terrenos acidentados, além de um modo Expert que permite ajustes personalizados de tração, assistência de direção e controle de estabilidade.




A suspensão reforça o foco no uso fora de estrada. Na dianteira, o Tank 300 utiliza suspensão independente do tipo Duplo A, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, o conjunto é de eixo rígido, também com molas helicoidais, barra estabilizadora e barra Panhard. Os números off-road impressionam: são 222 mm de altura livre do solo, ângulo de entrada de 32 graus, ângulo de saída de 33 graus e capacidade de travessia de até 700 mm de profundidade. Recursos como Tank Turn, assistente de cruzeiro inteligente off-road e gerenciamento térmico específico para uso severo complementam o pacote.



Impressões ao dirigir


No comando do Tank 300, a impressão de estar em um carro tecnológico e robusto prevalece. O porte de jipe chama bastante atenção na rua e não é por menos. As acelerações, arrancadas e retomadas de velocidades são boas, fruto da atuação do motor elétrico (caso esteja com nível de bateria acima de 15%), além do motor 2.0 turbo que dá conta do recado em situações que necessitam de mais potência.

Durante o uso em estradas e na cidade, com os vidros fechados, o SUV se demonstrou silencioso, contando com um bom isolamento acústico, mesmo que o GWM Tank 300 tenha finalidade off-road, o conjunto garante boa ergonomia e conforto ao condutor e passageiros durante as viagens.

Referente ao consumo, após 1h33m testando o SUV na cidade no modo HEV o resultado de 89,1 km/L surpreendeu muito, mas vale ressaltar, a estratégia de funcionamento do conjunto híbrido no Tank 300 é um ponto importante para entender esse número.

Em modo 100% elétrico, o SUV tem autonomia máxima de até 75 km. Em modo HEV, o sistema prioriza a utilização do motor elétrico para tracionar as rodas em baixas velocidades e, em altas velocidades conta com o motor térmico, assim como em solicitações de alto torque. Desta maneira, em nosso percurso urbano, foi acionado apenas duas vezes o motor à combustão, em situação de necessidade de alto torque.

Ou seja, esse número surpreendente, se deve à priorização de utilização do motor elétrico. Mas não se engane, mesmo em estrada, o motor elétrico é responsável por tracionar as rodas mesmo a velocidades de 120 km/h. E isso acaba trazendo a seguinte situação: quando os níveis de bateria chegam a 15% ou menos, o motor a combustão entra em funcionamento o tempo inteiro. Desta maneira, em nosso trajeto de São Paulo para o Paraná, enquanto os níveis de bateria estavam altos, a média de consumo chegava à casa de 30 km/l, assim que não havia mais carga “aceitável” para utilização do motor elétrico (e mesmo com a regeneração de parte da bateria durante o trajeto), a média final de consumo ficou em 9 km/L.


Conclusões


No conjunto, o GWM Tank 300 Hi4-T se destaca por oferecer uma combinação rara no mercado brasileiro: eletrificação, desempenho elevado e capacidade off-road genuína, aliados a um alto nível de tecnologia e conforto. Trata-se de um SUV que dialoga tanto com o público aventureiro quanto com quem busca um veículo sofisticado para o uso cotidiano, ampliando o leque de opções no segmento de utilitários esportivos de grande porte. Partindo de R$ 339.000 tem como concorrentes o Jeep Wrangler, Land Rover Defender e Ford Bronco.

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