O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das despesas que mais pesa no bolso do condutor brasileiro. Mas, o que muitos motoristas não sabem é que o valor desse imposto varia de estado para estado de acordo com o valor da alíquota estabelecida pelo governo estadual.
Os motoristas do Paraná, por exemplo, podem comemorar, pois foi anunciada uma redução massiva de até 45% no tributo. Enquanto isso, outros estados gradativamente aumentam a taxa que deixa o imposto mais caro a cada ano.
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Confira a seguir quais as alíquotas mais baratas e mais caras do Brasil, que podem variar de acordo com o tipo de veículo (ciclomotores, motocicletas, veículos de passeio, ônibus, caminhões, veículos elétricos e híbridos, etc.) :
A base de cálculo do IPVA consiste no valor de mercado do veículo multiplicado pela alíquota estadual. No caso do carro usado, por exemplo, é considerado o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.
Normalmente é levado em consideração a cotação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). O carro zero, por sua vez, tem como referência o valor da nota fiscal.
No caso de carro antigo importado diretamente por consumidor, aplica-se, como a base de cálculo, o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.
Dessa forma, um carro de com valor de mercado de R$ 100 mil no estado do Paraná, com alíquota de 1,9%, terá um IPVA de R$ 1.900 , por exemplo.
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Os motoristas do Paraná, por exemplo, podem comemorar, pois foi anunciada uma redução massiva de até 45% no tributo. Enquanto isso, outros estados gradativamente aumentam a taxa que deixa o imposto mais caro a cada ano.
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Tarifas de IPVA no Brasil
Confira a seguir quais as alíquotas mais baratas e mais caras do Brasil, que podem variar de acordo com o tipo de veículo (ciclomotores, motocicletas, veículos de passeio, ônibus, caminhões, veículos elétricos e híbridos, etc.) :
- Rio de Janeiro – 0,5% a 4%
- Paraná – 1% a 1,9%
- Acre – 1% a 2%
- Espírito Santo – 1% a 2%
- Santa Catarina – 1% a 2%
- Pernambuco – 1% a 2,4%
- Pará – 1% a 2,5%
- Paraíba – 1% a 2,5%
- Bahia – 1% a 3%
- Distrito Federal – 1% a 3%
- Maranhão – 1% a 3%
- Piauí – 1% a 3%
- Rio Grande do Norte – 1% a 3%
- Rio Grande do Sul – 1% a 3%
- Tocantins – 1% a 3%
- Sergipe – 1% a 3,5%
- Mato Grosso – 1% a 4%
- Minas Gerais – 1% a 4%
- São Paulo – 1% a 4%
- Goiás – 1,25% a 3,75%
- Amapá – 1,5% a 3%
- Ceará – 1,5% a 3%
- Mato Grosso do Sul – 1,5% a 7%
- Rondônia – 2% a 3%
- Roraima – 2% a 3%
- Alagoas – 2% a 3,25%
- Amazonas – 3% a 4%
Como é calculado o valor do IPVA?
A base de cálculo do IPVA consiste no valor de mercado do veículo multiplicado pela alíquota estadual. No caso do carro usado, por exemplo, é considerado o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.
Normalmente é levado em consideração a cotação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). O carro zero, por sua vez, tem como referência o valor da nota fiscal.
No caso de carro antigo importado diretamente por consumidor, aplica-se, como a base de cálculo, o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.
Dessa forma, um carro de com valor de mercado de R$ 100 mil no estado do Paraná, com alíquota de 1,9%, terá um IPVA de R$ 1.900 , por exemplo.
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