Os quatro pneus do carro tocam o solo, mas a forma que isso ocorre varia entre os carros. Cada modelo possui um parâmetro de alinhamento e balanceamento das rodas para que a suspensão trabalhe da forma que foi projetada.
São serviços relativamente simples e que trazem grandes benefícios. Mas é preciso ficar atento quando for fazer para não cair em pegadinhas ou realizar outros desnecessários.
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Alguns serviços não possuem prazos fixos para a realização, já que a necessidade depende do uso do carro. O alinhamento e o balanceamento estão nessa categoria.
O recomendado pelos fabricantes é checar o alinhamento a cada revisão e fazer se existir a necessidade. Rodar por pisos mais irregulares, passar por buracos e outras situações adversas podem afetar nessa regulagem.
O primeiro balanceamento deve ser feito quando o pneu é montado, o próximo é só para corrigir algum reparo ou desgaste irregular (Foto: Citroën | Divulgação)
Já o balanceamento é menos frequente. Ele deve ser feito na hora de montar o pneu, futuramente pode existir a necessidade de realizar novamente para compensar algum desgaste.
O motorista pode notar a necessidade do alinhamento enquanto dirige o carro. Isso é percebido quando a direção puxa para algum lado, principalmente em frenagens, quando o volante não fica alinhado quando o carro está rodando em linha reta e quando o comportamento em curvas está diferente do normal.
O alinhamento é um serviço onde os ângulos das rodas são ajustados. Esse acerto faz parte do acerto de suspensão feito pela fábrica, podendo afetar na estabilidade, segurança, desempenho e consumo quando está fora do padrão.
Importante! Durante o alinhamento não deve ser feito o ajuste de cambagem, a não ser que o manual do veículo diga que é necessário. Realizar esse ajuste em carro que não precisa dele pode entortar as bandejas da suspensão.
O serviço de balanceamento dos pneus busca tornar a distribuição de peso nele uniforme. A construção do pneu, posição da válvulas e reparos podem gerar pontos mais pesados que outros.
Para trazer esse equilíbrio são colados pequenos pesos de chumbo na roda, para compensar a massa. Com isso feito os pneus irão girar com equilíbrio e sem gerar vibrações.
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São serviços relativamente simples e que trazem grandes benefícios. Mas é preciso ficar atento quando for fazer para não cair em pegadinhas ou realizar outros desnecessários.
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Quando é preciso fazer o alinhamento e o balanceamento
Alguns serviços não possuem prazos fixos para a realização, já que a necessidade depende do uso do carro. O alinhamento e o balanceamento estão nessa categoria.
O recomendado pelos fabricantes é checar o alinhamento a cada revisão e fazer se existir a necessidade. Rodar por pisos mais irregulares, passar por buracos e outras situações adversas podem afetar nessa regulagem.
O primeiro balanceamento deve ser feito quando o pneu é montado, o próximo é só para corrigir algum reparo ou desgaste irregular (Foto: Citroën | Divulgação)
Já o balanceamento é menos frequente. Ele deve ser feito na hora de montar o pneu, futuramente pode existir a necessidade de realizar novamente para compensar algum desgaste.
O motorista pode notar a necessidade do alinhamento enquanto dirige o carro. Isso é percebido quando a direção puxa para algum lado, principalmente em frenagens, quando o volante não fica alinhado quando o carro está rodando em linha reta e quando o comportamento em curvas está diferente do normal.
O que é o alinhamento
O alinhamento é um serviço onde os ângulos das rodas são ajustados. Esse acerto faz parte do acerto de suspensão feito pela fábrica, podendo afetar na estabilidade, segurança, desempenho e consumo quando está fora do padrão.
Importante! Durante o alinhamento não deve ser feito o ajuste de cambagem, a não ser que o manual do veículo diga que é necessário. Realizar esse ajuste em carro que não precisa dele pode entortar as bandejas da suspensão.
O que é o balanceamento
O serviço de balanceamento dos pneus busca tornar a distribuição de peso nele uniforme. A construção do pneu, posição da válvulas e reparos podem gerar pontos mais pesados que outros.
Para trazer esse equilíbrio são colados pequenos pesos de chumbo na roda, para compensar a massa. Com isso feito os pneus irão girar com equilíbrio e sem gerar vibrações.
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