Como funciona o motor
O motor V6 híbrido leve é mais evoluído do que o sistema conhecido por outras marcas. Ele combina o motor a combustão com três componentes eletrificados: gerador de propulsão, alternador-balançador e bateria de íon-ferro-fosfato. Ele permite — em situações de tráfego urbano ou manobras — deslocamento parcial em modo elétrico, recuperação de energia na desaceleração e suporte adicional de potência em arrancadas e ultrapassagens.
O motor também é homologado para uso com combustível sustentável HVO 100 (origem vegetal/oleosa), o que reduz entre 70% e 95% das emissões de CO₂ em comparação ao diesel fóssil padrão.
Apesar dessa aposta renovada no diesel “eletrificado”, a Audi revisou sua estratégia global de eletrificação. A marca — que havia anunciado o fim dos motores a combustão até 2033 — confirmou que continuará a produzir motores a gasolina e diesel “além de 2035”, dependendo da demanda do mercado.
A decisão reflete o cenário atual da indústria: com a desaceleração nas vendas de elétricos, custos elevados e infraestrutura de recarga ainda limitada em muitos mercados, a fabricante optou por flexibilizar o cronograma de transição.
Com isso, a introdução do novo V6 TDI MHEV reforça o compromisso da Audi com eficiência e apelo de performance — ao mesmo tempo em que reconhece que a transição para a eletrificação plena será mais gradual do que o previsto originalmente. Dificilmente estas novidades serão lançadas no Brasil uma vez que há uma restrição para veículos de passeio equipados com motor diesel porque exclui definitivamente o A6 mas pode incluir o Q5 no futuro.
The post Audi A6 e Q5 ganham inédita versão diesel MHEV appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...