A Audi cancelou oficialmente seus planos com o projeto da RS6 Avant elétrica. O carro em questão seria uma perua superpotente que se baseava na linha A6 e-tron. Essa decisão reflete o menor crescimento do mercado de EVs em comparação com as expectativas iniciais. A empresa teria concluído que não existiria demanda suficiente para justificar o investimento, o que transformou os custos já aplicados no projeto em um prejuízo.
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Mesmo com o cancelamento da versão elétrica, o modelo da RS6 Avant tradicional continuará no catálogo da Audi. Entretanto, o veículo será movido para uma nova família A6 com plataforma própria.
Essa família não usará exclusivamente plataformas elétricas, mas também motores a combustão e sistemas híbridos. Um protótipo dessa nova geração da RS6 Avant já foi flagrado em testes.
É bem provável que ela receba um V8 híbrido plug-in derivado do motor usado em um Bentley e um Porsche Panamera, capaz de desenvolver até 782 cv nas versões mais potentes.
Mesmo com esse cancelamento, a Audi não abandonou 100% a ideia de esportivos eletrificados. Em 2027, a montadora deve lançar um esportivo derivado do Concept C. Esse carro será 100% elétrico, mas terá algumas características especiais para agradar o público mais entusiasta, como uma caixa de câmbio virtual (que simula a troca de marchas). Além disso, também terá um sintetizador de som esportivo para reproduzir a sensação auditiva de um motor a combustão.
As montadoras estão enfrentando um menor número de buscas por EVs do que elas esperavam. A Audi concluiu que um veículo de nicho, como uma perua elétrica de alto desempenho, é um projeto com um risco muito elevado.
Dessa forma, a Audi optou por priorizar modelos comercialmente mais seguros, como SUVs elétricos e híbridos populares, além de manter alguns de seus ícones a combustão para os fãs tradicionais.
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A perua a combustão
Mesmo com o cancelamento da versão elétrica, o modelo da RS6 Avant tradicional continuará no catálogo da Audi. Entretanto, o veículo será movido para uma nova família A6 com plataforma própria.
Essa família não usará exclusivamente plataformas elétricas, mas também motores a combustão e sistemas híbridos. Um protótipo dessa nova geração da RS6 Avant já foi flagrado em testes.
É bem provável que ela receba um V8 híbrido plug-in derivado do motor usado em um Bentley e um Porsche Panamera, capaz de desenvolver até 782 cv nas versões mais potentes.
O futuro dos esportivos elétricos da Audi
Mesmo com esse cancelamento, a Audi não abandonou 100% a ideia de esportivos eletrificados. Em 2027, a montadora deve lançar um esportivo derivado do Concept C. Esse carro será 100% elétrico, mas terá algumas características especiais para agradar o público mais entusiasta, como uma caixa de câmbio virtual (que simula a troca de marchas). Além disso, também terá um sintetizador de som esportivo para reproduzir a sensação auditiva de um motor a combustão.
O contexto estratégico por trás da decisão
As montadoras estão enfrentando um menor número de buscas por EVs do que elas esperavam. A Audi concluiu que um veículo de nicho, como uma perua elétrica de alto desempenho, é um projeto com um risco muito elevado.
Dessa forma, a Audi optou por priorizar modelos comercialmente mais seguros, como SUVs elétricos e híbridos populares, além de manter alguns de seus ícones a combustão para os fãs tradicionais.
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