Apesar das peruas hoje serem uma predileção dos entusiastas, no passado esse tipo de carro era visto apenas como um veículo familiar sem pretensões esportivas. A Audi lançou o segmento de super peruas quando fez a RS2 Avant junto da Porsche e hoje reina nesse segmento com a RS6 Avant.
Após a RS2 Avant sair de linha en 1995, a Audi só voltou a usar essa sigla em 1999 com a RS4 Avant. Com o sucesso desse modelo o fabricante expandiu o tratamento para seu carro maior, o A6. As duas primeiras gerações do RS6 eram vendidos como sedã e perua.
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O modelo atual alia um V8 biturbo de 600 cv com um sistema híbrido leve (Foto: Audi | Divulgação)
O primeiro RS6 chegou em uma época onde o BMW M5 tinha 400 cv e o Mercedes-Benz E55 AMG produzia 359 cv, ambos com tração traseira. A Audi subiu o patamar equipando o seu sedã executivo — e perua — com um V8 4.2 biturbo de 450 cv preparado em conjunto com a Cosworth. Para completar, estava lá a tração integral Quattro.
Na geração seguinte essa fórmula de oferecer mais força que os rivais e tração integral continuou, mas dessa vez o motor era um V10 5.0 biturbo. A potência de 571 cv e o torque de 66,2 eclipsavam o V10 aspirado do BMW M5 contemporâneo, com “apenas” 507 cv e 53 kgfm.
A terceira geração do RS6 foi lançada apenas como perua e abandonou o V10, voltando a usar um motor V8. Esse motor era novo, trazia os coletores de escape no centro do “V” e a admissão na lateral, conceito vindo dos carros de corrida, ajudando a manter os turbocompressores quentes e melhorando o fluxo de gases do escapamento.
A primeira RS6 trazia 450 cv numa época que o BMW M5 tinha 400 cv (Foto: Audi | Divulgação)
Nessa geração a potência caiu para 560 cv, mas o torque de 71,3 kgfm compensava. Para quem quisesse ainda mais força, o pacote Performance subia a potência para 600 cv. A quarta geração, que é a atual, usa esse motor de 600 cv, mas traz um sistema híbrido-leve de 48 volts que ajuda a reduzir as emissões e adiciona mais 16 cv.
A Audi vende a RS6 Avant no Brasil, com preço um pouco acima de R$ 1 milhão. Essa geração atual foi a primeira em que a RS6 Avant foi vendida nos EUA, até então apenas o sedã foi comercializado por lá. Para o futuro a Audi prepara uma RS6 elétrica e ainda mais forte que a atual.
O Audi E-Tron GT adianta como poderá andar a futura RS6 elétrica, confira o nosso comparativo dele com o GT Malzoni do Boris:
O post Audi comemora aniversário de 20 anos da RS6 Avant apareceu primeiro em AutoPapo.
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A RS6 Avant traz força bruta em embalagem familiar
O modelo atual alia um V8 biturbo de 600 cv com um sistema híbrido leve (Foto: Audi | Divulgação)
O primeiro RS6 chegou em uma época onde o BMW M5 tinha 400 cv e o Mercedes-Benz E55 AMG produzia 359 cv, ambos com tração traseira. A Audi subiu o patamar equipando o seu sedã executivo — e perua — com um V8 4.2 biturbo de 450 cv preparado em conjunto com a Cosworth. Para completar, estava lá a tração integral Quattro.
Na geração seguinte essa fórmula de oferecer mais força que os rivais e tração integral continuou, mas dessa vez o motor era um V10 5.0 biturbo. A potência de 571 cv e o torque de 66,2 eclipsavam o V10 aspirado do BMW M5 contemporâneo, com “apenas” 507 cv e 53 kgfm.
A terceira geração do RS6 foi lançada apenas como perua e abandonou o V10, voltando a usar um motor V8. Esse motor era novo, trazia os coletores de escape no centro do “V” e a admissão na lateral, conceito vindo dos carros de corrida, ajudando a manter os turbocompressores quentes e melhorando o fluxo de gases do escapamento.
A primeira RS6 trazia 450 cv numa época que o BMW M5 tinha 400 cv (Foto: Audi | Divulgação)
Nessa geração a potência caiu para 560 cv, mas o torque de 71,3 kgfm compensava. Para quem quisesse ainda mais força, o pacote Performance subia a potência para 600 cv. A quarta geração, que é a atual, usa esse motor de 600 cv, mas traz um sistema híbrido-leve de 48 volts que ajuda a reduzir as emissões e adiciona mais 16 cv.
A Audi vende a RS6 Avant no Brasil, com preço um pouco acima de R$ 1 milhão. Essa geração atual foi a primeira em que a RS6 Avant foi vendida nos EUA, até então apenas o sedã foi comercializado por lá. Para o futuro a Audi prepara uma RS6 elétrica e ainda mais forte que a atual.
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