Quando um veículo vai se desgastando é comum escutar barulhos vindo de algumas partes, principalmente as móveis. Dentre elas, a corrente da moto é uma das que mais costuma apresentar ruídos ou estalos peculiares.
Embora muitos motociclistas tentem ignorar, ela quase sempre indica desgaste, falta de ajuste ou manutenção insuficiente. Entender a causa é essencial para evitar danos maiores e garantir segurança na pilotagem.
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Barulho na corrente da moto:
Várias podem ser as causas desse incômodo, que na maioria das vezes está ligado à falta de manutenção ou algum problema de instalação.
A primeira suspeita pode vir com o tempo, quando o piloto nota que a corrente da moto está “batendo”. Por causa do desgaste dos outros componentes do kit de transmissão (coroa e pinhão), a corrente folga, desce e bate, geralmente no protetor ou na balança.
O ajuste da corrente pode ser feito em casa ou em algum mecânico de confiança. Basta o técnico consultar o manual da moto e regular conforme indicado. Muitas vezes, pelo desgaste do kit, já pode estar na hora de remover um elo da corrente.
O problema inverso também gera ruído. Após uma manutenção de aperto, a corrente pode ser tencionada demais, o atrito aumenta, surgem ruídos metálicos e há risco até de danificar rolamentos e o eixo.
Se a corrente estiver muito esticada, basta reposicionar os tensores até o ponto correto, reduzindo atrito e barulho.
Foto: Shutterstock
Aqui é onde entra a principal falta de cuidado do condutor proprietário. Corrente seca costuma chiar, ranger e intensificar qualquer barulho, além de acelerar o desgaste de todo o kit relação.
Todo condutor tem que andar com este conjunto limpo e lubrificado. A maioria das fabricantes indica limpeza e lubrificação ao menos a cada 500 km, mas tudo depende do quão sujo e seco está o kit. Em caso de chuva, a lubrificação deve ser feita imediatamente depois.
Com o tempo e também a falta de lubrificação constante, os elos da corrente vão se enrijecendo e deixando de cumprir sua função com excelência.
Elos duros passam de forma irregular pelo pinhão e pela coroa, provocando estalos intermitentes e sensação de tranco na transmissão. O condutor pode limpar e lubrificar os elos para remediar a troca, mas em alguns casos pode ser tarde demais.
Quando a roda está desalinhada com a moto, a coroa fica desalinhada com o pinhão. Essa irregularidade ocasiona encavalamento da corrente na coroa e assim barulhos e o desgaste excessivo aparecem.
Por fim, quando o kit relação está chegando ao fim, os problemas de barulho na corrente também aparecem. Neste caso não há o que fazer, a troca do kit é fundamental.
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Embora muitos motociclistas tentem ignorar, ela quase sempre indica desgaste, falta de ajuste ou manutenção insuficiente. Entender a causa é essencial para evitar danos maiores e garantir segurança na pilotagem.
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Barulho na corrente da moto:
Várias podem ser as causas desse incômodo, que na maioria das vezes está ligado à falta de manutenção ou algum problema de instalação.
Folga excessiva
A primeira suspeita pode vir com o tempo, quando o piloto nota que a corrente da moto está “batendo”. Por causa do desgaste dos outros componentes do kit de transmissão (coroa e pinhão), a corrente folga, desce e bate, geralmente no protetor ou na balança.
O ajuste da corrente pode ser feito em casa ou em algum mecânico de confiança. Basta o técnico consultar o manual da moto e regular conforme indicado. Muitas vezes, pelo desgaste do kit, já pode estar na hora de remover um elo da corrente.
Corrente da moto esticada demais
O problema inverso também gera ruído. Após uma manutenção de aperto, a corrente pode ser tencionada demais, o atrito aumenta, surgem ruídos metálicos e há risco até de danificar rolamentos e o eixo.
Se a corrente estiver muito esticada, basta reposicionar os tensores até o ponto correto, reduzindo atrito e barulho.
Falta de lubrificação
Foto: Shutterstock
Aqui é onde entra a principal falta de cuidado do condutor proprietário. Corrente seca costuma chiar, ranger e intensificar qualquer barulho, além de acelerar o desgaste de todo o kit relação.
Todo condutor tem que andar com este conjunto limpo e lubrificado. A maioria das fabricantes indica limpeza e lubrificação ao menos a cada 500 km, mas tudo depende do quão sujo e seco está o kit. Em caso de chuva, a lubrificação deve ser feita imediatamente depois.
Elos da corrente da moto travados ou ressecados
Com o tempo e também a falta de lubrificação constante, os elos da corrente vão se enrijecendo e deixando de cumprir sua função com excelência.
Elos duros passam de forma irregular pelo pinhão e pela coroa, provocando estalos intermitentes e sensação de tranco na transmissão. O condutor pode limpar e lubrificar os elos para remediar a troca, mas em alguns casos pode ser tarde demais.
Desalinhamento da roda traseira
Quando a roda está desalinhada com a moto, a coroa fica desalinhada com o pinhão. Essa irregularidade ocasiona encavalamento da corrente na coroa e assim barulhos e o desgaste excessivo aparecem.
Kit relação desgastado
Por fim, quando o kit relação está chegando ao fim, os problemas de barulho na corrente também aparecem. Neste caso não há o que fazer, a troca do kit é fundamental.
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