A BMW oficializou a chegada da nova R 12 G/S ao mercado brasileiro com produção inicializada na fábrica de Manaus ainda em 2025. A previsão é que o modelo esteja disponível nas concessionárias do país no primeiro trimestre de 2026.
VEJA TAMBÉM:
A R 12 G/S resgata o espírito da lendária R 80 G/S, moto que deu origem à linhagem GS e moldou a identidade da BMW no uso misto entre estrada e off-road.
Inspirada diretamente no visual e na proposta da clássica enduro alemã, a novidade combina linhas simples e funcionais com soluções modernas de engenharia, mantendo o apelo vintage sem abrir mão do desempenho.
O modelo utiliza o conhecido motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³, o mesmo que equipa a R 12, com 109 cv de potência e torque em torno de 11,5 kgf.m, dependendo da configuração final para o mercado brasileiro — que ainda não foi confirmada pela fabricante.
O conjunto conta com escapamento elevado, reforçando o foco no uso fora de estrada, e transmissão por eixo cardã, solução tradicional da BMW pelo baixo custo de manutenção e robustez.
A ciclística é baseada em um chassi tubular de aço com subchassi parafusado, suspensão dianteira invertida totalmente ajustável com 210 mm de curso e sistema Paralever na traseira, com amortecedor ajustável e 200 mm de curso.
As rodas de 21 polegadas na frente e 18 atrás, ambas com raios cruzados, são outro indicativo da vocação off-road da R 12 G/S.
Em termos de tecnologia, o modelo chega equipado com os modos Rain, Road e Enduro, além do pacote opcional Enduro Pro, que libera ajustes mais agressivos para trilhas exigentes. Controle de tração dinâmico (DTC), controle de torque de arrasto do motor (MSR) e ABS Pro completam o pacote. Recursos como farol full-LED com assinatura em “X”, Headlight Pro adaptativo e assistente de troca de marchas Pro também estarão disponíveis, dependendo da configuração.
No exterior, a R 12 G/S é oferecida em três esquemas de cores, incluindo a exclusiva Option 719 Aragonit, e custa a partir de 17.900 euros. No Brasil, porém, a BMW ainda não divulgou preços, versões ou opções de acabamento.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Honda NX 500: presta a substituta da CB 500 X?
- 10 sinais de que é hora de trocar o amortecedor da sua moto
- Fake news: bicicletas elétricas, autopropelidos, motos e IPVA em 2026; entenda quem paga
A R 12 G/S resgata o espírito da lendária R 80 G/S, moto que deu origem à linhagem GS e moldou a identidade da BMW no uso misto entre estrada e off-road.
Inspirada diretamente no visual e na proposta da clássica enduro alemã, a novidade combina linhas simples e funcionais com soluções modernas de engenharia, mantendo o apelo vintage sem abrir mão do desempenho.
O modelo utiliza o conhecido motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³, o mesmo que equipa a R 12, com 109 cv de potência e torque em torno de 11,5 kgf.m, dependendo da configuração final para o mercado brasileiro — que ainda não foi confirmada pela fabricante.
O conjunto conta com escapamento elevado, reforçando o foco no uso fora de estrada, e transmissão por eixo cardã, solução tradicional da BMW pelo baixo custo de manutenção e robustez.
A ciclística é baseada em um chassi tubular de aço com subchassi parafusado, suspensão dianteira invertida totalmente ajustável com 210 mm de curso e sistema Paralever na traseira, com amortecedor ajustável e 200 mm de curso.
As rodas de 21 polegadas na frente e 18 atrás, ambas com raios cruzados, são outro indicativo da vocação off-road da R 12 G/S.
Em termos de tecnologia, o modelo chega equipado com os modos Rain, Road e Enduro, além do pacote opcional Enduro Pro, que libera ajustes mais agressivos para trilhas exigentes. Controle de tração dinâmico (DTC), controle de torque de arrasto do motor (MSR) e ABS Pro completam o pacote. Recursos como farol full-LED com assinatura em “X”, Headlight Pro adaptativo e assistente de troca de marchas Pro também estarão disponíveis, dependendo da configuração.
No exterior, a R 12 G/S é oferecida em três esquemas de cores, incluindo a exclusiva Option 719 Aragonit, e custa a partir de 17.900 euros. No Brasil, porém, a BMW ainda não divulgou preços, versões ou opções de acabamento.
Continue lendo...