A BMW R 1300 R é a nova variante naked da fabricante de motos alemã. Dotada do clássico motor boxer muito utilizado nas big trail da marca, a nova esportiva é a mais potente dentre as que contam com este propulsor, além de ser carregada de tecnologia e comodidades para a condução.
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A nova BMW R 1300 R, como dito, é rica no quesito tecnologia. Começando pelos três modos de pilotagem: “Rain”, “Road” e “Eco”, que vem de série, e com o pacote opcional “Riding Modes Pro” os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”.
O controle de torque de arrasto do motor (MSR) também está presente e outra inovação é o assistente de troca de marchas automatizado (ASA), com operação da embreagem semiautomatizada, disponível como opcional. Essa nova tecnologia permite a troca sem o uso do manete de embreagem.
Também como opcional, há o Assistente de Pilotagem traz Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e Alerta de Colisão Frontal (FCW).
O conjunto guidão, pedaleiras e assento foi projetado para posicionar o piloto da R 1300 R mais à frente, proporcionando melhor resposta da dianteira, porém mantendo o conforto necessário para longos trajetos, inclusive com garupa.
A baixa altura do assento, inferior a 790 mm, foi mantida, para melhor adaptação do público feminino e/ou iniciante.
Destaque para o novo sistema de bagagem com baús eletrificados, além de uma bolsa de tanque que se prende por anel, dispensando alças.
O chassi foi totalmente redesenhado com estrutura principal em chapa de aço e traseira em alumínio fundido. Mais compacto e rígido, ele concentra massa no centro de gravidade, melhorando a condução e a estabilidade. A suspensão dianteira agora é um garfo telescópico invertido com tubos de 47 mm.
As rodas de alumínio fundido com raios ocos pesam 1,4 kg a menos, contribuindo para melhor aceleração e frenagem. Como opcional, o modelo pode ser equipado com o Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA), o primeiro do mundo em produção com ajuste eletrônico da taxa de mola no garfo telescópico.
O motor boxer já é conhecido, mas este novo bicilíndrico tem 1.300 cm³ e alcança 145 cv a 7.750 rpm e 14 kgfm de torque a 6.500 rpm. Sua rotação máxima chega a 9.000 rpm, o que faz deste o mais potente motor boxer de produção da BMW até hoje.
O modelo chega ao mercado em quatro versões: a básica na cor Snapper Rocks metálico; a Exclusive, com pintura Racing Blue metálico; a Performance, focada em desempenho, em Lightwhite uni; e a Option 719 Kilauea, com acabamento Blackstorm metálico.
A versão Performance se destaca por uma lista de itens voltados ao desempenho, como suspensão esportiva, alavancas de câmbio curtas, pedais ajustáveis fresados, câmbio DTC, dois para-brisas esportivos, banco esportivo, spoiler do motor e pneus de alta performance.
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Ela proporciona uma experiência muito mais esportiva do que sua antecessora, graças a um motor e chassi completamente redesenhados, mantendo os valores essenciais da BMW, como capacidade de turismo e conforto”, apontou Christof Lischka, Chefe de Desenvolvimento da BMW Motorrad.
Tecnologia da nova BMW R 1300 R
A nova BMW R 1300 R, como dito, é rica no quesito tecnologia. Começando pelos três modos de pilotagem: “Rain”, “Road” e “Eco”, que vem de série, e com o pacote opcional “Riding Modes Pro” os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”.
O controle de torque de arrasto do motor (MSR) também está presente e outra inovação é o assistente de troca de marchas automatizado (ASA), com operação da embreagem semiautomatizada, disponível como opcional. Essa nova tecnologia permite a troca sem o uso do manete de embreagem.
Também como opcional, há o Assistente de Pilotagem traz Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e Alerta de Colisão Frontal (FCW).

Ergonomia
O conjunto guidão, pedaleiras e assento foi projetado para posicionar o piloto da R 1300 R mais à frente, proporcionando melhor resposta da dianteira, porém mantendo o conforto necessário para longos trajetos, inclusive com garupa.
A baixa altura do assento, inferior a 790 mm, foi mantida, para melhor adaptação do público feminino e/ou iniciante.
Destaque para o novo sistema de bagagem com baús eletrificados, além de uma bolsa de tanque que se prende por anel, dispensando alças.

Novo chassi e suspensão
O chassi foi totalmente redesenhado com estrutura principal em chapa de aço e traseira em alumínio fundido. Mais compacto e rígido, ele concentra massa no centro de gravidade, melhorando a condução e a estabilidade. A suspensão dianteira agora é um garfo telescópico invertido com tubos de 47 mm.
As rodas de alumínio fundido com raios ocos pesam 1,4 kg a menos, contribuindo para melhor aceleração e frenagem. Como opcional, o modelo pode ser equipado com o Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA), o primeiro do mundo em produção com ajuste eletrônico da taxa de mola no garfo telescópico.
Motor boxer mais potente da história da marca
O motor boxer já é conhecido, mas este novo bicilíndrico tem 1.300 cm³ e alcança 145 cv a 7.750 rpm e 14 kgfm de torque a 6.500 rpm. Sua rotação máxima chega a 9.000 rpm, o que faz deste o mais potente motor boxer de produção da BMW até hoje.

Versões da BMW R 1300 R
O modelo chega ao mercado em quatro versões: a básica na cor Snapper Rocks metálico; a Exclusive, com pintura Racing Blue metálico; a Performance, focada em desempenho, em Lightwhite uni; e a Option 719 Kilauea, com acabamento Blackstorm metálico.
A versão Performance se destaca por uma lista de itens voltados ao desempenho, como suspensão esportiva, alavancas de câmbio curtas, pedais ajustáveis fresados, câmbio DTC, dois para-brisas esportivos, banco esportivo, spoiler do motor e pneus de alta performance.