A Trilha Rubicon, que fica na Califórnia, é conhecida como uma das rotas off-road mais difíceis que existe. São cerca de 35 km, cheios de obstáculos, pedras, passagens estreitas e travessias em água. Um buggy elétrico artesanal conseguiu concluir duas vezes o trajeto, que apenas 4x4s preparados de fábrica normalmente fazem.
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Nick Dey, cofundador de uma empresa de customizações, teve a ideia de criar o buggy após ver um outro modelo em uma trilha e perceber o potencial desse formato.
Sem usar softwares como o CAD, ele montou tudo em menos de 7 semanas. A construção partiu de um banco no chão e o veículo foi sendo criado a partir disso. O buggy se destaca por seu peso total de cerca de 630 kg, comparável a veículos bem mais leves que SUVs. Ele é movido por um motor elétrico de apenas 30 cv, que trabalha em conjunto com uma transmissão manual de três marchas e baterias de 48 volts. O chassi utiliza eixos de Suzuki Samurai e um sistema de suspensão com amortecedores a ar.
Mesmo com a baixa potência, o segredo do buggy está em sua estratégia de desempenho. A combinação da transmissão com as engrenagens e a caixa de transferência extrai um alto torque do motor.
Dey gastou cerca de US$ 10 mil (pouco mais de R$ 54 mil) e destinou metade desse valor aos componentes elétricos. Ele recarrega o buggy em 8 a 10 horas, deixando-o pronto para um dia de trilhas. Por ser leve, transporta o veículo com facilidade e pode rebocá-lo em um trailer.
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Nick Dey e seu projeto ambicioso
Nick Dey, cofundador de uma empresa de customizações, teve a ideia de criar o buggy após ver um outro modelo em uma trilha e perceber o potencial desse formato.
Sem usar softwares como o CAD, ele montou tudo em menos de 7 semanas. A construção partiu de um banco no chão e o veículo foi sendo criado a partir disso. O buggy se destaca por seu peso total de cerca de 630 kg, comparável a veículos bem mais leves que SUVs. Ele é movido por um motor elétrico de apenas 30 cv, que trabalha em conjunto com uma transmissão manual de três marchas e baterias de 48 volts. O chassi utiliza eixos de Suzuki Samurai e um sistema de suspensão com amortecedores a ar.
Mesmo com a baixa potência, o segredo do buggy está em sua estratégia de desempenho. A combinação da transmissão com as engrenagens e a caixa de transferência extrai um alto torque do motor.



Custo e praticidade
Dey gastou cerca de US$ 10 mil (pouco mais de R$ 54 mil) e destinou metade desse valor aos componentes elétricos. Ele recarrega o buggy em 8 a 10 horas, deixando-o pronto para um dia de trilhas. Por ser leve, transporta o veículo com facilidade e pode rebocá-lo em um trailer.




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