Caminhões que perdem os freios em descidas são uma ameaça grave à segurança das rodovias. Para solucionar esse problema, entretanto, uma nova tecnologia está sendo usada nas rodovias do Paraná administradas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro.
São as câmeras térmicas, que passaram a ser utilizadas para fiscalizar problemas de aquecimento no sistema de freios de caminhões. A iniciativa inédita vem sendo adotada em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e as polícias rodoviária.
O objetivo é identificar veículos com falhas mecânicas e retirá-los de circulação antes que causem acidentes, especialmente no trecho da Serra do Mar da BR-277, que leva ao Porto de Paranaguá, considerado crítico.
A operação ocorre de maneira ágil: a câmera de alta performance analisa a temperatura dos rodados do caminhão. Se o equipamento sinalizar que um dos eixos apresenta temperatura muito baixa em relação aos demais, há um forte indício de que os freios não estão funcionando corretamente.
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Ao detectar a anomalia, equipes especializadas abordam o veículo para uma análise detalhada. O caminhão só pode seguir viagem após a comprovação do reparo e da solução do problema.
“A câmera térmica atua no combate a um dos principais problemas que registramos nas rodovias”, afirma Fernando Milléo, gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro. Segundo ele, a medida visa garantir a segurança não só do condutor do veículo de carga, “mas também de todos os usuários da rodovia”.
A implementação da tecnologia faz parte das novas diretrizes dos contratos de concessão da ANTT, que incentivam o uso de inovações para a segurança viária.
A gravidade das falhas de freio na região é evidenciada pelo uso da área de escape localizada no km 36 da BR-277. Desde que foi restaurado pela concessionária, em março de 2024, o dispositivo já foi utilizado por 15 caminhões e um ônibus, sendo que 15 dessas ocorrências tiveram a falha nos freios como causa principal. A empresa estima que mais de 100 vidas já foram salvas no local.
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São as câmeras térmicas, que passaram a ser utilizadas para fiscalizar problemas de aquecimento no sistema de freios de caminhões. A iniciativa inédita vem sendo adotada em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e as polícias rodoviária.
O objetivo é identificar veículos com falhas mecânicas e retirá-los de circulação antes que causem acidentes, especialmente no trecho da Serra do Mar da BR-277, que leva ao Porto de Paranaguá, considerado crítico.
Como funciona?
A operação ocorre de maneira ágil: a câmera de alta performance analisa a temperatura dos rodados do caminhão. Se o equipamento sinalizar que um dos eixos apresenta temperatura muito baixa em relação aos demais, há um forte indício de que os freios não estão funcionando corretamente.
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Ao detectar a anomalia, equipes especializadas abordam o veículo para uma análise detalhada. O caminhão só pode seguir viagem após a comprovação do reparo e da solução do problema.
“A câmera térmica atua no combate a um dos principais problemas que registramos nas rodovias”, afirma Fernando Milléo, gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro. Segundo ele, a medida visa garantir a segurança não só do condutor do veículo de carga, “mas também de todos os usuários da rodovia”.
A implementação da tecnologia faz parte das novas diretrizes dos contratos de concessão da ANTT, que incentivam o uso de inovações para a segurança viária.
A gravidade das falhas de freio na região é evidenciada pelo uso da área de escape localizada no km 36 da BR-277. Desde que foi restaurado pela concessionária, em março de 2024, o dispositivo já foi utilizado por 15 caminhões e um ônibus, sendo que 15 dessas ocorrências tiveram a falha nos freios como causa principal. A empresa estima que mais de 100 vidas já foram salvas no local.
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