Notícia Carro usado: 10 fatos sobre o Fiat Freemont

Quem acha que a história da Fiat com SUVs começou com Pulse e Fastback deve ter esquecido do Freemont. Tudo bem que o modelo não é um projeto original da fabricante de Turim, mas foi um dos primeiros utilitários esportivos de fato a ostentar a marca italiana.

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O Freemont surgiu de uma parceria entre Fiat e Chrysler no fim dos anos 2000, que depois virou FCA e mais de uma década depois culminou na Stellantis, o maior grupo automotivo da América do Sul. Era uma cópia de um SUV da Dodge, porém, com preços mais acessíveis.

FIAT FREEMONT 2014 BRANCO FRENTE LATERAL

O Freemont tinha duas diferenças em relação ao Dodge Journey: o emblema italiano e deprimente motor 2.4

Esse custo-benefício resultou em certo sucesso para o Freemont em vendas. Hoje, no mercado de usados, é opção para quem é vidrado em utilitário esportivo e precisa de um modelo espaçoso, com 7 lugares e bem equipado.

Veja 10 fatos sobre o Fiat Freemont.

O clone


O Freemont nasceu como um dos primeiros “frutos” da união entre Fiat e Chrysler, iniciada em 2009 e que formou a FCA – e que resultaria na aquisição total da montadora norte-americana pela italiana cinco anos depois.

Em 2011, a Fiat decidiu ter um SUV para chamar de seu de forma prática. Deu uma nova cara ao Dodge Journey fabricado no México: trocou os emblemas, ajustou alguns detalhes e lançou o jipão com sotaque italiano. Estava pronto o Freemont.

Trajetória do Fiat Freemont no Brasil


No Brasil, o Fiat Freemont chegou em 2012 com uma estratégia agressiva. Foi posicionado mais barato que o irmão da Dodge. Conseguiu isso graças à maior capilaridade de suas operações no Brasil e de sua rede de concessionárias, além de só vender o SUV com motor quatro cilindros – o Journey usava o V6.

O modelo começou sua jornada com duas versões, a de entrada com 5 lugares e a topo de linha com dois bancos extras. Em 2013, já como linha 2014, o Fiat Freemont trocou o câmbio de quatro marchas pelo de seis. Em 2015, o modelo deixou de ser importado com 23 mil unidades emplacadas no país.

Desempenho com motor de PT Cruiser


Como dito, em vez do V6 do Journey, o Fiat Freemont recebeu o 2.4 16V, o mesmo do carro retrô Chrysler PT Cruiser. Resultado? Os 172 cv se esforçam para dar conta dos 1.850 kg do SUV.

FIAT FREEMONT 2014 MOTOR

Motor 2.4 era fraco demais para o peso do carro e isso refletia no consumo e na performance

O câmbio automático de quatro marchas dos primeiros anos de venda do modelo, impreciso em diversas faixas de rotações, só reforça a sensação de o Freemont parecer um Jumbo levantando voo. Mesmo com a evolução para seis marchas em 2014, o desempenho continuou longe de empolgar.

Ou seja, é um SUV para andar sem grandes expectativas quanto a acelerações e retomadas mais vigorosas

Consumo


O peso e o conjunto mecânico cobram caro na bomba: o Fiat Freemont anota médias de 7,2 km/l na cidade e de 10,8 km/l, na estrada, segundo o Inmetro.

Conforto do Fiat Freemont


Se o motor e consumo decepcionam, o espaço compensa. Com quase 5 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos, o Freemont é generoso com os passageiros em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça.

FIAT FREEMONT 2014 BRANCO FRENTE LATERAL MOVIMENTO

O ponto forte do Freemont estava no conforto, graças às suas medidas generosas

A segunda fila acomoda três adultos sem dramas, e os bancos ainda deslizam e reclinam. O acabamento interno é correto nos fechamentos e na qualidade dos materiais, embora inferior ao do visto no Journey.

Detalhes curiosos no Fiat Freemont: freio de estacionamento por pedal (herança de um projeto pensado para os EUA) e assentos de elevação embutidos na segunda fileira, que viram boosters para crianças.

SUV de 7 lugares


Na versão topo de linha, Precision, o Fiat Freemont oferece sete lugares. Os assentos extras são bons para crianças ou adultos em viagens curtas – desde que não sejam jogadores de basquete ou de vôlei…

Dinâmica


A suspensão tem calibragem macia, típica dos carros pensados para os EUA. O resultado é um SUV que “flutua” em velocidades mais altas na estrada e “quica” nos buracos das nossas ruas.

Nas curvas, porém, surpreende, com pouca inclinação da carroceria. No geral, o Freemont tem aquele famoso comportamento meio “banheirão” de utilitário estadunidense. Um carro para andar na boa, sem exageros, na cidade ou na estrada.

Nossa dica


O Fiat Freemont tinha bom custo benefício quando 0 km e no segmento de usados sugerimos a versão Precision ano 2014, que é a mais completa. Na segurança, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix e sensor de ré.

FIAT FREEMONT 2014 PRATA TRASEIRA LATERAL

Modelo oferece sete lugares, que podem ser rebatidos para ampliar o bagageiro

No conforto, ar-condicionado automático de três zonas, chave presencial, bancos dianteiros elétricos e aquecidos, volante ajustável em altura e profundidade, som com USB e Bluetooth, entre outros. Teto-solar e revestimento de couro eram opcionais.

Na KBB Brasil o Fiat Freemont Precision 2014 tem preço médio de revendedor de R$ 56 mil (valor apurado na segunda quinzena de novembro de 2025).

Manutenção do Fiat Freemont


O motor 2.4 16V não é tão conhecido nem simples de mexer. Por isso, é importante que o dono anterior tenha feito as revisões dentro dos prazos e usado óleo lubrificante dentro das especificações recomendadas pela montadora.

Veja alguns preços médios de peças do Fiat Freemont:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 320 a R$ 450
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 190 a R$ 280
  • Bomba de combustível: de R$ 230 a R$ 400
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 240 a R$ 370
  • Amortecedor traseiro: de R$ 300 a R$ 560 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 1.300 a R$ 1.900
  • Farol direito: de R$ 920 a R$ 1.400

Principais problemas


Algumas queixas comuns de donos de Fiat Freemont chamam a atenção em fóruns e grupos de discussão de donos de SUVs. Entre eles, módulo do ABS com problemas e histórico de recall, além de falhas no motor de arranque, no sistema multimídia e na transmissão.

Recalls do Fiat Freemont

  • troca da tampa de fixação do motor em carros produzidos de 2011 a 2015
  • vedação do chicote do sistema ABS em modelos fabricados entre 2013 e 2015
  • substituição da fiação do volante de unidades feitas entre 2012 e 2015
  • atualização da central da injeção eletrônica em veículos anos 2014 e 2015

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