No setor automotivo, quem não tem cão caça com gato. Pode ser o paralelo para os hatches aventureiros que proliferaram pelos anos 2000 e 2010, e que têm no Fiat Uno Way um exímio representante.
As opções off-road light (bota light nisso) seguiram uma receita de bolo e se tornaram uma opção para quem queria passar a imagem de jipeiro, mas não tinha grana para (ou não queria) ter um SUV. E o Fiat Uno Way vai bem nessa pegada para dar um ar de jovialidade e aventura para uma linha bastante urbana e pacata.
VEJA TAMBÉM:
Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Uno Way.
Primeiro, vamos contar um pouco da história do Uno no Brasil. O compacto da Fiat foi lançado aqui em 1984, um ano depois de estrear na Europa, com uma proposta “disruptiva” para a categoria de entrada do mercado.
Isso porque o projeto do Fiat Uno foi muito bem pensado para oferecer espaço interno maior que o dos concorrentes, e manter as dimensões enxutas por fora. Além disso, tinha coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,35 e design assinado por um tal de Giorgetto Giugiaro.
Nos anos 1990, foi o primeiro modelo do mercado classificado como carro popular, graças à nova política de tributação do IPI para modelos com motor 1.0. A partir dali, a alcunha Mille passou a acompanhar o Fiat Uno até o fim de sua produção, em 2013.
Em 2010, a Fiat desenvolveu uma segunda geração do Uno específica para o Brasil – que conviveu com a primeira geração do carro. O desenho quadradinho com contornos arredondados se mostrou bastante ousado e moderno.
Primeira geração do modelo
E a segunda
O novo Uno não repetiu o mesmo sucesso do primeiro. Contudo, não dá para dizer que vendeu pouco. Continuou como um dos automóveis de passeio mais emplacados do Brasil até ter produção encerrada, em 2021. E teve a sua versão aventureira.
Só que a história do Fiat Uno Way tem início em 2006, ainda com o Botinha Ortopédica. Na verdade, a aventura era adotada no hatch por meio de um kit que incluía suspensão elevada, molduras nos para-lamas, além de detalhes pintados de preto na carroceria. Só depois se tornaria uma versão fixa no portfólio da marca italiana.
A partir de 2010, o novo Fiat Uno passou a ter duas opções Way. Começou com motor 1.0 e suspensão elevada, faróis com lentes escurecidas, barras no teto, colunas das portas e anéis da grade pintados de preto, molduras plásticas nas caixas de rodas e frisos laterais das portas com o nome da versão.
O Fiat Uno Way 1.4, por sua vez, foi a versão topo de linha por um tempo. Além do motor maior, a configuração aventureira era mais recheada em equipamentos e acrescentava pneus de uso misto com rodas de liga leve aro 14”.
Em 2017, o Fiat Uno Way acompanhou o face lift de meia vida do hatch. No embalo, passou a ser equipado com os motores da linha Firefly, 1.0 e 1.3. Na linha 2019, a opção aventureira deixou de ser ofertada, mas curiosamente voltou na linha 2020.
Uno Way, ainda como Mille
Segunda geração do Uno Way
Reestilização do modelo
Vamos focar no Fiat Uno Way 2012. Nas versões com o motor 1.0 Fire, é o drama conhecido ao se dirigir um carro “mil”. O motorista tem que esticar as marchas iniciais para se valer de algo dos 75 cv de potência com etanol e 73 cv, com gasolina. O 0-100 km/h leva intermináveis 16 segundos.
Com o 1.4 Fire o Fiat Uno Way 2012 fica um pouco mais esperto – só um pouco, mesmo. São 88 cv com etanol e 85 cv, com gasolina, e as acelerações são discretamente mais fortes. O 0 a 100 km/h cai para 11,5 segundos. Nos dois casos, é um carro bom para trafegar na cidade.
O Fiat Uno de segunda geração não tem o mesmo aproveitamento da cabine do seu antecessor. Ou seja, tem espaço limitado como em qualquer compacto.
Os bancos dianteiros são mais deslocados para o centro Com isso, se motorista e carona forem mais “fortinhos”, inevitavelmente vão roçar os braços. Destaque para a posição de dirigir mais elevada e a ergonomia satisfatória.
O banco traseiro acomoda dois adultos, sem sobras. O porta-malas é acanhado e tem volume de 280 litros.
Pois é, o Fiat Uno Way ainda teve suas configurações de duas portas a partir de 2011 até por volta de 2017. Nos sites de compra e venda de usados, a propósito, estas versões são um pouco mais baratas.
O Fiat Uno Way 2012 com motor 1.4 traz o básico para se viver. Além de todos os apetrechos e apliques aventureiros, é equipado de série só com desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, ajuste de altura do volante, abertura interna das tampas traseira e do tanque e encosto traseiro rebatível.
Desta forma, é preciso recorrer aos modelos usados equipados com os opcionais da época. Estes incluem ar-condicionado, vidros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, airbag duplo e freios ABS.
Preços fornecidos pelo site da KBB Brasil (abril de 2025):
Só com a versão Way o Fiat Uno experimentou edições especiais bastante curiosas e legais.Um delas foi a Xingu, em 2013 – também aplicada no Doblò Adventure. Foi uma homenagem ao filme de mesmo nome que conta a história dos irmãos Villas Boas e da criação do Parque Nacional Xingu.
A série Xingu do Fiat Uno Way se caracteriza visualmente pelos adesivos espalhados pela carroceria. Na parte de equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina, para-brisas degradê, computador de bordo e regulagem de altura do banco do motorista.
Outra série especial para o Fiat Uno Way surgiu em 2015: a Rio 450. A tiragem limitada foi uma homenagem aos 450 anos de fundação da Cidade Maravilhosa.
No estilo, adesivos com traços que remetem a um rosto de perfil, símbolo dos 450 anos do Rio. A mesma estampa está bordada nos bancos dianteiros. A edição especial também tem rodas de liga leve e a cor da carroceria replicada nos anéis da grade frontal.
O motor Fire é conhecido e não costuma pregar sustos, além de ter fama de robusto. Confira alguns preços de peças do Fiat Uno Way 1.4 2012:
Um problema apontado como crônico entre os donos de Fiat Uno de segunda geração é o desgaste prematuro da embreagem. Outro defeito comum é no evaporador do ar-condicionado, que acumula água e costuma provocar infiltrações na cabine.
Observe ainda o estado das partes plásticas, em especial maçanetas internas, além de possíveis ruídos estranhos na suspensão e na direção.
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As opções off-road light (bota light nisso) seguiram uma receita de bolo e se tornaram uma opção para quem queria passar a imagem de jipeiro, mas não tinha grana para (ou não queria) ter um SUV. E o Fiat Uno Way vai bem nessa pegada para dar um ar de jovialidade e aventura para uma linha bastante urbana e pacata.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat Uno faz 40 anos: saiba como foi o lançamento do modelo
- Carro usado: 10 fatos sobre o Chevrolet Corsa Wind
- Carro usado: melhor na loja ou particular?
Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Uno Way.
História do Fiat Uno
Primeiro, vamos contar um pouco da história do Uno no Brasil. O compacto da Fiat foi lançado aqui em 1984, um ano depois de estrear na Europa, com uma proposta “disruptiva” para a categoria de entrada do mercado.
Isso porque o projeto do Fiat Uno foi muito bem pensado para oferecer espaço interno maior que o dos concorrentes, e manter as dimensões enxutas por fora. Além disso, tinha coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,35 e design assinado por um tal de Giorgetto Giugiaro.
Nos anos 1990, foi o primeiro modelo do mercado classificado como carro popular, graças à nova política de tributação do IPI para modelos com motor 1.0. A partir dali, a alcunha Mille passou a acompanhar o Fiat Uno até o fim de sua produção, em 2013.
Em 2010, a Fiat desenvolveu uma segunda geração do Uno específica para o Brasil – que conviveu com a primeira geração do carro. O desenho quadradinho com contornos arredondados se mostrou bastante ousado e moderno.

Primeira geração do modelo

E a segunda
O novo Uno não repetiu o mesmo sucesso do primeiro. Contudo, não dá para dizer que vendeu pouco. Continuou como um dos automóveis de passeio mais emplacados do Brasil até ter produção encerrada, em 2021. E teve a sua versão aventureira.
A trajetória do Fiat Uno Way
Só que a história do Fiat Uno Way tem início em 2006, ainda com o Botinha Ortopédica. Na verdade, a aventura era adotada no hatch por meio de um kit que incluía suspensão elevada, molduras nos para-lamas, além de detalhes pintados de preto na carroceria. Só depois se tornaria uma versão fixa no portfólio da marca italiana.
A partir de 2010, o novo Fiat Uno passou a ter duas opções Way. Começou com motor 1.0 e suspensão elevada, faróis com lentes escurecidas, barras no teto, colunas das portas e anéis da grade pintados de preto, molduras plásticas nas caixas de rodas e frisos laterais das portas com o nome da versão.
O Fiat Uno Way 1.4, por sua vez, foi a versão topo de linha por um tempo. Além do motor maior, a configuração aventureira era mais recheada em equipamentos e acrescentava pneus de uso misto com rodas de liga leve aro 14”.
Em 2017, o Fiat Uno Way acompanhou o face lift de meia vida do hatch. No embalo, passou a ser equipado com os motores da linha Firefly, 1.0 e 1.3. Na linha 2019, a opção aventureira deixou de ser ofertada, mas curiosamente voltou na linha 2020.

Uno Way, ainda como Mille

Segunda geração do Uno Way

Reestilização do modelo
Desempenho do Fiat Uno Way 2012
Vamos focar no Fiat Uno Way 2012. Nas versões com o motor 1.0 Fire, é o drama conhecido ao se dirigir um carro “mil”. O motorista tem que esticar as marchas iniciais para se valer de algo dos 75 cv de potência com etanol e 73 cv, com gasolina. O 0-100 km/h leva intermináveis 16 segundos.
Com o 1.4 Fire o Fiat Uno Way 2012 fica um pouco mais esperto – só um pouco, mesmo. São 88 cv com etanol e 85 cv, com gasolina, e as acelerações são discretamente mais fortes. O 0 a 100 km/h cai para 11,5 segundos. Nos dois casos, é um carro bom para trafegar na cidade.
Conforto
O Fiat Uno de segunda geração não tem o mesmo aproveitamento da cabine do seu antecessor. Ou seja, tem espaço limitado como em qualquer compacto.
Os bancos dianteiros são mais deslocados para o centro Com isso, se motorista e carona forem mais “fortinhos”, inevitavelmente vão roçar os braços. Destaque para a posição de dirigir mais elevada e a ergonomia satisfatória.
O banco traseiro acomoda dois adultos, sem sobras. O porta-malas é acanhado e tem volume de 280 litros.

Fiat Uno Way foi um dos últimos carros duas portas
Pois é, o Fiat Uno Way ainda teve suas configurações de duas portas a partir de 2011 até por volta de 2017. Nos sites de compra e venda de usados, a propósito, estas versões são um pouco mais baratas.
Equipamentos do Fiat Uno Way 2012
O Fiat Uno Way 2012 com motor 1.4 traz o básico para se viver. Além de todos os apetrechos e apliques aventureiros, é equipado de série só com desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, ajuste de altura do volante, abertura interna das tampas traseira e do tanque e encosto traseiro rebatível.
Desta forma, é preciso recorrer aos modelos usados equipados com os opcionais da época. Estes incluem ar-condicionado, vidros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, airbag duplo e freios ABS.

Preços do Fiat Uno Way 2012 1.4 4 portas
Preços fornecidos pelo site da KBB Brasil (abril de 2025):
- Preço de Revendedor: R$ 31.613 – R$ 34.387
- Preço de Particular: R$ 28.384 – R$ 31.016
- Preço de Troca: R$ 22.463 – R$ 25.464
Fiat Uno Way teve séries emblemáticas
Só com a versão Way o Fiat Uno experimentou edições especiais bastante curiosas e legais.Um delas foi a Xingu, em 2013 – também aplicada no Doblò Adventure. Foi uma homenagem ao filme de mesmo nome que conta a história dos irmãos Villas Boas e da criação do Parque Nacional Xingu.
A série Xingu do Fiat Uno Way se caracteriza visualmente pelos adesivos espalhados pela carroceria. Na parte de equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina, para-brisas degradê, computador de bordo e regulagem de altura do banco do motorista.
Outra série especial para o Fiat Uno Way surgiu em 2015: a Rio 450. A tiragem limitada foi uma homenagem aos 450 anos de fundação da Cidade Maravilhosa.
No estilo, adesivos com traços que remetem a um rosto de perfil, símbolo dos 450 anos do Rio. A mesma estampa está bordada nos bancos dianteiros. A edição especial também tem rodas de liga leve e a cor da carroceria replicada nos anéis da grade frontal.
Manutenção do Fiat Uno Way

O motor Fire é conhecido e não costuma pregar sustos, além de ter fama de robusto. Confira alguns preços de peças do Fiat Uno Way 1.4 2012:
- Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: de R$ 70 a R$ 110
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 60 a R$ 90
- Bomba de combustível: de R$ 240 a R$ 390
- Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): de R$ 180 a R$ 280
- Amortecedor traseiro: de R$ 310 a R$ 530
- Para-choque traseiro: de R$ 200 a R$ 370
- Farol direito: de R$ 300 a R$ 500
Principais problemas
Um problema apontado como crônico entre os donos de Fiat Uno de segunda geração é o desgaste prematuro da embreagem. Outro defeito comum é no evaporador do ar-condicionado, que acumula água e costuma provocar infiltrações na cabine.
Observe ainda o estado das partes plásticas, em especial maçanetas internas, além de possíveis ruídos estranhos na suspensão e na direção.
Recalls do Uno Way
- troca dos airbags em carros produzidos entre 2010 e 2017
- atualização do software da chave de setas de unidades feitas de 2014 a 2018
- substituição da central eletrônica, da bomba de combustível e da bobina de ignição nos modelos 2016/17
- troca do alternador em veículos fabricados entre 2016 e 2018
- substituição da caixa de marchas dos modelos 2017
- troca do sensor de seleção de marchas das unidades produzidas em 2017 e 2018
- troca dos relés dos modelos fabricados de 2018 a 2019
- substituição da bomba de combustível de unidades feitas em 2021
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