O Gol foi um sucesso indiscutível da indústria brasileira em todos os tempos. E muitos modelos derivados do hatch gozaram desse brilhantismo, como o Volkswagen Voyage. Tanto que, passados mais de dois anos do fim de sua produção, o sedã compacto é um usado com boa oferta e procura.
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Isso porque, também nesta segunda geração, o Volkswagen Voyage usa a mesma base robusta e motores do seu muito bem-sucedido irmão de plataforma. Com a vantagem de litros a mais no porta-malas.
Segunda geração do Voyage ficou em linha por 15 anos
Vamos entender agora 10 fatos sobre o Volkswagen Voyage 2015.
O Volkswagen Voyage ficou fora de cena por longos 12 anos. O primeirão foi lançado em 1981, mas quando a marca alemã estreou o Gol Bolinha não adotou a mesma mudança para o sedã, que saiu de linha em 1996. Ele só voltou em 2008, com a terceira geração (de fato) do hatch.
Primeira geração do Voyage chegou nos anos 1980 e ficou em linha até metade dos anos 1990
A reestreia foi com os mesmos motores 1.0 e 1.6 do Gol e a arquitetura PQ24. Em 2009, o sedã recebeu opção do dispensável câmbio automatizado i-Motion e, em 2013, passou pela primeira reestilização, com frente inspirada na do Fox e melhorias no motor 1.0.
Em 2014, teve uma série especial Seleção – sobre a qual falaremos melhor. Na linha 2015, o Volkswagen Voyage mudou suas versões e adotou nomes usados até hoje pela fabricante em seu portfólio: Trendline, Comfortline e Highline. Além de uma opção topo de gama Evidence.
Em 2016, mais uma atualização no desenho e adoção do motor 1.0 três-cilindros. Em 2018 ainda estreou configuração com motor 1.6 16V e opção de câmbio automático de seis marchas, que não vendeu nada.
Com a chegada dos SUVs compactos e sedãs mais modernos na concorrência, o fim do Volkswagen Voyage já era dado como certo quando a linha 2019 passou a disponibilizar apenas uma versão do sedã, com a frente do Gol Track e motores 1.0 e 1.6.
Em 2021, contudo, ficaram só as variantes com motor 1.0. Naqueles tempos, a produção do Volkswagen Voyage servia praticamente a encomendas de frotistas e locadoras. No fim de 2022, não teve jeito, e o sedã saiu definitivamente de linha.
O grande problema é que, além do hiato de mais de uma década citado, o Volkswagen Voyage chegou em 2008 com um conceito bastante distante dos sedãs de entrada da época.
Espaço interno é um dos senões do Volkswagen Voyage
Isso porque rivais como Renault Logan, Nissan Versa e Chevrolet Cobalt chegaram com muito mais espaço interno, e tamanho e preço de compacto.
Pois é, com 2,46 metros de comprimento, o sedã tem espaço diminuto na cabine. Motorista e passageiro tem boa posição de dirigir, mas vão limitado para pernas e joelhos.
No banco traseiro não é diferente e acomoda apenas dois adultos. Ao menos, o Volkswagen Voyage compensa com um generoso porta-malas de 480 litros.
Os 480 litros do bagageiro oferece bom volume, mas fica aquém de rivais mais encorpados
No rodar, o acerto mais firme da carroceria e suspensão típicos do carros da fabricante alemã. Na cabine, acabamento simples, com muito plástico rígido e sem ousadias no design, e isolamento acústico ineficiente.
Em 2015, o Volkswagen Voyage usava os velhos motores da família EA 111, e não se engane pelo conjunto mecânico datado. O 1.6 8V com 104 cv com etanol e 101 cv, com gasolina, é sinônimo de boas arrancadas e retomadas.
Voyage nunca foi um atleta, mas desempenho com motor 1.6 é satisfatório
O motor tem força impressionante em baixas rotações. O torque de 15,6 kgfm (E) e 15,4 kgfm (G) aparecem em 2.500 rpm. O 0 a 100 km/h é feito em 10 segundos.
Transmissão manual da VW sempre foi digna de elogios e não é diferente no Voyage 2015
Um dos destaques do desempenho do Volkswagen Voyage 2015 1.6 é o câmbio manual de cinco marchas. As marchas são muito bem escalonadas, com as primeiras relações entregando agilidade, e a alavanca de curso curto com seus engates precisos confere um prazer ao dirigir até hoje.
Mesmo com essa disposição, não dá para reclamar do consumo do Volkswagen Voyage 2015 com o motor 1.6 8V. Confira as médias.
Vamos de Volkswagen Voyage 2015 na configuração Evidence 1.6 8V. Esta versão tem airbag duplo frontal e freios com ABS e EBD, obrigatórios por lei à época. Ainda na segurança, sensor de ré, encostos de cabeça para todos os ocupantes e alarme.
Na parte de conforto, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura e profundidade do volante, tomada 12V, computador de bordo e som com CD player, Bluetooth e USB.
O banco do Volkswagen Voyage 2015 Evidence 1.6 8V podia receber couro, com revestimento em tom claro e o nome da versão bordado. Sensores crepuscular e de chuva e controle de cruzeiro também eram opcionais. Já as rodas de liga leve, com aro 16”, são de fábrica.
Preços médios do Volkswagen Voyage 2015 na versão Evidence, segundo a plataforma KBB Brasil.
A Volkswagen aproveitou que era patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e lançou a série Seleção para o Voyage e outros modelos. A primeira fornada saiu em 2013 e pegou como gancho a Copa das Confederações daquele ano.
No design, o Volkswagen Voyage Seleção tem emblemas da CBF, detalhes nas cores verde e amarelo, faixa escura com o nome da edição limitada e o número 10 igual ao da camisa canarinho na época.
Faróis com duplo refletor e máscara escurecida, antena no teto, luz no porta-malas, maçanetas pintadas na cor do veículo e grade preta também são detalhes exclusivos da edição especial. No habitáculo, detalhes em amarelo, porta-objetos com o escudo da confederação e bancos com acabamento que lembra uma bola de futebol.
Deu sorte na Copa das Confederações, com o Brasil campeão, em 2013. Mas no ano seguinte testemunhou o fiasco da seleção na Copa de 2014, com o vexaminoso 7 a 1.
O Volkswagen Voyage tem fama de manutenção simples, que todo mecânico gosta de pegar, e peças com preços razoáveis.
Veja preços de alguns componentes do Voyage 1.6 8V ano 2015:
Em grupos de discussão, fóruns com donos do carro e no site Reclame Aqui os problemas mais comuns do Volkswagen Voyage recaem sobre defeitos na bobina de ignição. Porém, há muitas queixas em relação a vazamentos do fluido da direção hidráulica e defeitos precoces no conjunto da suspensão.
Recalls do Volkswagen Voyage:
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Isso porque, também nesta segunda geração, o Volkswagen Voyage usa a mesma base robusta e motores do seu muito bem-sucedido irmão de plataforma. Com a vantagem de litros a mais no porta-malas.

Segunda geração do Voyage ficou em linha por 15 anos
Vamos entender agora 10 fatos sobre o Volkswagen Voyage 2015.
1. Trajetória da segunda geração do Volkswagen Voyage
O Volkswagen Voyage ficou fora de cena por longos 12 anos. O primeirão foi lançado em 1981, mas quando a marca alemã estreou o Gol Bolinha não adotou a mesma mudança para o sedã, que saiu de linha em 1996. Ele só voltou em 2008, com a terceira geração (de fato) do hatch.

Primeira geração do Voyage chegou nos anos 1980 e ficou em linha até metade dos anos 1990
A reestreia foi com os mesmos motores 1.0 e 1.6 do Gol e a arquitetura PQ24. Em 2009, o sedã recebeu opção do dispensável câmbio automatizado i-Motion e, em 2013, passou pela primeira reestilização, com frente inspirada na do Fox e melhorias no motor 1.0.
Em 2014, teve uma série especial Seleção – sobre a qual falaremos melhor. Na linha 2015, o Volkswagen Voyage mudou suas versões e adotou nomes usados até hoje pela fabricante em seu portfólio: Trendline, Comfortline e Highline. Além de uma opção topo de gama Evidence.
Em 2016, mais uma atualização no desenho e adoção do motor 1.0 três-cilindros. Em 2018 ainda estreou configuração com motor 1.6 16V e opção de câmbio automático de seis marchas, que não vendeu nada.
Com a chegada dos SUVs compactos e sedãs mais modernos na concorrência, o fim do Volkswagen Voyage já era dado como certo quando a linha 2019 passou a disponibilizar apenas uma versão do sedã, com a frente do Gol Track e motores 1.0 e 1.6.
Em 2021, contudo, ficaram só as variantes com motor 1.0. Naqueles tempos, a produção do Volkswagen Voyage servia praticamente a encomendas de frotistas e locadoras. No fim de 2022, não teve jeito, e o sedã saiu definitivamente de linha.
2. Com atraso, mesmo
O grande problema é que, além do hiato de mais de uma década citado, o Volkswagen Voyage chegou em 2008 com um conceito bastante distante dos sedãs de entrada da época.

Espaço interno é um dos senões do Volkswagen Voyage
Isso porque rivais como Renault Logan, Nissan Versa e Chevrolet Cobalt chegaram com muito mais espaço interno, e tamanho e preço de compacto.
3. Conforto
Pois é, com 2,46 metros de comprimento, o sedã tem espaço diminuto na cabine. Motorista e passageiro tem boa posição de dirigir, mas vão limitado para pernas e joelhos.
No banco traseiro não é diferente e acomoda apenas dois adultos. Ao menos, o Volkswagen Voyage compensa com um generoso porta-malas de 480 litros.

Os 480 litros do bagageiro oferece bom volume, mas fica aquém de rivais mais encorpados
No rodar, o acerto mais firme da carroceria e suspensão típicos do carros da fabricante alemã. Na cabine, acabamento simples, com muito plástico rígido e sem ousadias no design, e isolamento acústico ineficiente.
4. Desempenho
Em 2015, o Volkswagen Voyage usava os velhos motores da família EA 111, e não se engane pelo conjunto mecânico datado. O 1.6 8V com 104 cv com etanol e 101 cv, com gasolina, é sinônimo de boas arrancadas e retomadas.

Voyage nunca foi um atleta, mas desempenho com motor 1.6 é satisfatório
O motor tem força impressionante em baixas rotações. O torque de 15,6 kgfm (E) e 15,4 kgfm (G) aparecem em 2.500 rpm. O 0 a 100 km/h é feito em 10 segundos.
5. Câmbio justinho

Transmissão manual da VW sempre foi digna de elogios e não é diferente no Voyage 2015
Um dos destaques do desempenho do Volkswagen Voyage 2015 1.6 é o câmbio manual de cinco marchas. As marchas são muito bem escalonadas, com as primeiras relações entregando agilidade, e a alavanca de curso curto com seus engates precisos confere um prazer ao dirigir até hoje.
6. Consumo
Mesmo com essa disposição, não dá para reclamar do consumo do Volkswagen Voyage 2015 com o motor 1.6 8V. Confira as médias.
Cidade
- Consumo etanol: 7,3 km/l
- Consumo gasolina: 10,7 km/l
Estrada
- Consumo etanol: 9,4 km/l
- Consumo gasolina: 13,7 km/l
7. Nossa dica de Volkswagen Voyage 2015
Vamos de Volkswagen Voyage 2015 na configuração Evidence 1.6 8V. Esta versão tem airbag duplo frontal e freios com ABS e EBD, obrigatórios por lei à época. Ainda na segurança, sensor de ré, encostos de cabeça para todos os ocupantes e alarme.
Na parte de conforto, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura e profundidade do volante, tomada 12V, computador de bordo e som com CD player, Bluetooth e USB.
O banco do Volkswagen Voyage 2015 Evidence 1.6 8V podia receber couro, com revestimento em tom claro e o nome da versão bordado. Sensores crepuscular e de chuva e controle de cruzeiro também eram opcionais. Já as rodas de liga leve, com aro 16”, são de fábrica.
Preços médios do Volkswagen Voyage 2015 na versão Evidence, segundo a plataforma KBB Brasil.
- Preço de Loja: R$ 37.216 – R$ 39.984
- Preço de Particular: R$ 33.458 – R$ 36.022
- Preço de Troca: R$ 26.484 – R$ 29.837
8. À espera do hexa…
A Volkswagen aproveitou que era patrocinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e lançou a série Seleção para o Voyage e outros modelos. A primeira fornada saiu em 2013 e pegou como gancho a Copa das Confederações daquele ano.
No design, o Volkswagen Voyage Seleção tem emblemas da CBF, detalhes nas cores verde e amarelo, faixa escura com o nome da edição limitada e o número 10 igual ao da camisa canarinho na época.
Faróis com duplo refletor e máscara escurecida, antena no teto, luz no porta-malas, maçanetas pintadas na cor do veículo e grade preta também são detalhes exclusivos da edição especial. No habitáculo, detalhes em amarelo, porta-objetos com o escudo da confederação e bancos com acabamento que lembra uma bola de futebol.
Deu sorte na Copa das Confederações, com o Brasil campeão, em 2013. Mas no ano seguinte testemunhou o fiasco da seleção na Copa de 2014, com o vexaminoso 7 a 1.
9. Manutenção
O Volkswagen Voyage tem fama de manutenção simples, que todo mecânico gosta de pegar, e peças com preços razoáveis.
Veja preços de alguns componentes do Voyage 1.6 8V ano 2015:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 130
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 110
- Bomba de combustível: de R$ 250 a R$ 380
- Kit troca de óleo quatro litros de 5W40 e filtro: de R$ 280 a R$ 350
- Jogo com dois amortecedores traseiros: de R$ 360 a R$ 600
- Farol dianteiro: de R$ 180 a R$ 400
- Para-choque traseiro: de R$ 600 a R$ 1 mil
10. Principais problemas
Em grupos de discussão, fóruns com donos do carro e no site Reclame Aqui os problemas mais comuns do Volkswagen Voyage recaem sobre defeitos na bobina de ignição. Porém, há muitas queixas em relação a vazamentos do fluido da direção hidráulica e defeitos precoces no conjunto da suspensão.
Recalls do Volkswagen Voyage:
- substituição do airbag do passageiro em Volkswagen Voyage 2015 e 2016
- troca do airbag do motorista para unidades fabricadas de 2016 a 2017
- substituição do alternador de modelos produzidos entre 2016 e 2017
- troca das porcas do pivô para carros feitos de 2017 a 2018
- reparo no fecho do cinto de segurança em modelos 2018
- troca da polia do motor de sedãs montados em 2021
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