Notícia Carro usado: 10 fatos sobre o VW Polo Track

A Volkswagen foi bastante cirúrgica quando lançou o Polo Track. Providenciou uma versão bem mais simplificada de seu hatch compacto para ter um carro acessível e como porta de entrada para a marca após a despedida do Gol.

Deu certo. O Polo Track ajudou a alavancar as vendas da linha e da Volks como um todo no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, em que se torna uma boa opção de seminovo prático para o dia-a-dia, com pouco tempo de uso e com muitos exemplares ainda dentro da garantia.

VEJA TAMBÉM:


Veja agora 10 fatos sobre o Volkswagen Polo Track.

1. Breve história do Volkswagen Polo

polo 2002 divulgacao

Primeira geração do Polo no mercado brasileiro

O primeiro Polo feito em solo brasileiro lançado em 2002 foi o da quarta geração global, com os simpáticos faróis duplos redondinhos. Ganhou sobrevida até 2014 e, por isso mesmo, no Brasil não conhecemos a quinta geração.

Após um hiato de três anos, pulamos direto para o Polo VI, que começou a ser fabricado no nosso país em 2017 sobre a plataforma MQB e com motores três-cilindros aspirado e turbo, além de opção com o 1.6 MSI.

No fim de 2022, esse Volkswagen Polo foi remodelado, teve a potência do motor turbo reduzida, perdeu alguns equipamentos e foi reposicionado. Justamente para ficar mais barato, uma vez que o Gol, o carro mais importante da história da marca no Brasil, se despedia.

2. Porta de entrada da marca


Mas o encarregado de segurar as pontas mesmo foi o Polo Track, lançado logo na sequência, em janeiro de 2023. Com detalhes mais simples no desenho e no acabamento interno, sempre com motor 1.0 aspirado e aliviado em equipamentos, assumiu a função de carro mais barato da marca no país.

Desta forma, o Polo Track passou a puxar as vendas do hatch compacto. Começou representando ⅓ dos emplacamentos da linha e hoje tem papel fundamental no fato de o Polo ser o carro de passeio mais vendido do país.

Só em 2025, 68% das vendas totais do Polo foram da versão Track. O que significa mais de 83 mil unidades dos mais de 122 mil licenciamentos gerais do hatch registrados em todo o ano passado.

3. Polo Track é substituto do Gol?

volkswagen polo track 2023 cinza platinum traseira parado em estrada de interior com arvores ao fundo e folhas caidas na pista

(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Essa pressão, na verdade, caiu no capô do Volkswagen Tera, crossover compacto lançado em 2025. O Polo Track serviu como uma espécie de ponte, uma transição. Com a saída do Gol, a Volks precisava de um modelo de volume e atraente para vendas diretas.

O Polo Track assumiu a função e cumpriu seu papel, como já mencionado nas vendas. A ingrata missão de substituir o carro de maior sucesso da indústria nacional caberá mesmo ao Tera, e a Volks deixou isso bem evidente no lançamento do SUVinho no ano passado.

4. Desempenho do Polo Track


O Polo Track é sempre equipado com o motor aspirado 1.0 de três cilindros da família EA211. São 84 cv de potência com etanol e 77 cv, com gasolina, o que resulta em um desempenho suficiente para a cidade e com os mesmos poréns de qualquer “mil cilindradas”.

As primeiras relações iniciais do câmbio manual – com aqueles engates majestosamente precisos e curso curto da caixa MQ200 – ajudam nas arrancadas. Mas depois é preciso esticar as marchas mais altas para conseguir um 0-100 km/h na casa dos 13 segundos.

As retomadas também requerem atenção e paciência. O torque máximo de 10,3 kgfm com etanol e de 9,6 kgfm, com gasolina, disponível nas 3 mil rotações, auxilia um pouco. Mas é preciso chamar na redução de marchas para subir uma ladeira ou ultrapassar aquele caminhão na estrada.

5. Consumo do Volkswagen Polo Track

volkswagen polo track 2023 cinza platinum cofre do motor 1 0 mpi 3 cilindros

(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

É um dos pontos fortes do Volkswagen Polo Track e até argumento de vendas. Segundo dados do PBEV, o hatch obtém médias urbanas de 9,4 km/l com etanol e de 13,7 km/l, com gasolina.

No ciclo rodoviário, as aferições do Inmetro apontam médias de 10,8 km/l com álcool no tanque. Já com combustível fóssil, o Polo Track pode fazer 15,2 km/l na estrada.

6. Dinâmica e dirigibilidade


O Polo Track se vale da plataforma modular MQB, que serve a um sem fim de modelos da Volkswagen. O nível de construção evidencia a engenharia alemã, com a carroceria com boa rigidez e um carro firme nas curvas.

A suspensão traseira por eixo de torção usa amortecedores diferentes dos do restante da linha Polo, mas mantém a robustez sem comprometer o conforto a bordo. A direção com assistência elétrica é precisa na maior parte do tempo.

O Polo Track também agrada a ergonomia de quem está ao volante. Em meio tantos SUVs e hatches altinhos, se tem uma posição baixa de dirigir, com comandos práticos e funcionais na maior parte do tempo.

7. Aliviado em equipamentos

volkswagen polo track 2023 interior detalhe volante multifuncional

Volante multifuncional é opcional junto do rádio (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O carro de entrada da marca alemã tem um acabamento interno mais simples que os demais Polos – que já não são referência nesse quesito -, além de um recheio modesto. Em segurança, além dos obrigatórios controles de estabilidade e tração, oferece quatro airbags, assistente à partida em rampas, monitoramento dos pneus e luz de condução diurna.

No mais, o trivial ar-condicionado, comando elétrico dos vidros dianteiros e das travas das portas, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com Bluetooth, tomada USB e banco traseiro rebatível. Regular os retrovisores só nos pitocos mesmo – ajuste elétrico dos espelhos nem como opcional.

Ao contrário da multimídia. Desde a linha 2024, o Polo Track pode receber a central Composition Touch, com tela de 6,5” e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, como equipamento opcional.

8. Safra boa do Polo Track

volkswagen polo track 2023 cinza platinum detalhe emblema centro da tampa do porta malas

(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Por isso mesmo sugerimos o Volkswagen Polo Track 2024. Além da possibilidade de achar o modelo com multimídia instalado de fábrica, o seminovo ainda está dentro da garantia de três anos.

Na KBB Brasil, o Polo Track 2024 tem Preço de Revendedor entre R$ 70.952 e R$ 74.578 – valores apurados na primeira quinzena de janeiro de 2026.

9. Manutenção


Lançado em janeiro de 2023, grande parte das unidades do Volkswagen Polo Track à venda ainda está dentro da garantia de três anos. Confira o plano de revisões com preço fixo do hatch:

  • 10.000 km: 705,40
  • 20.000 km: 795,29
  • 30.000 km: 695,69
  • 40.000 km: 1.066,44
  • 50.000 km: 695,69
  • 60.000 km: 795,29

10. Principais problemas do Polo Track


No site do Reclame Aqui e em fóruns digitais com donos do Polo Track os problemas mais comuns relatados envolvem falhas no sistema de injeção e barulhos e trepidações ao acionar o pedal do freio. Também fique atento a estalos e ruídos estranhos vindos da suspensão traseira.

volkswagen polo track 2023 cinza platinum detalhe rodas de aco estampado aro 15 com calotas pintadas em preto

As calotas pintadas em preto são de visual discutível (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Continue lendo...
 
Top