Fenômeno de vendas, a Fiat Strada já merece estar no hall dos carros emblemáticos da indústria automotiva nacional. Comercial leve mais emplacado do país desde os anos 2000, a picapinha é líder absoluta do seu segmento e, de quebra, o veículo mais vendido do país há quatro anos.
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A Fiat Strada já está em sua segunda geração, mas vamos focar em 2015, já no começo da reta final da primeira fase da picape compacta – derivada daquele Palio de 1996. O modelo tem boas opções de cabine e de conjunto mecânico, e a versatilidade de quem precisa dela para trabalhar e para o lazer – ou os dois.
Cabine dupla trouxe praticidade para a picape, que podia levar mais passageiros sem perder sua função de carro de carga
Veja agora 9 fatos sobre a Fiat Strada 2015.
Lançada em 1998 e derivada do primeiro Palio, a Fiat Strada estreou para suceder a Fiorino no segmento de picapinhas. Começou com motores 1.5 e 1.6, este último disponível em versões de oito e 16 válvulas.
A Strada chegou para completar a família Palio, em 1998, e se tornou um dos maiores sucessos da Fiat
Mesmo mantendo a mesma geração por anos, a picape passou por diversas reestilizações – muitas delas na cola do visual do Palio: em 2002, 2004, 2008 e 2013. Até 2020, também recebeu diferentes motores e versões, até a chegada da nova geração.
Uma coisa que não dá para criticar na Fiat Strada é sua capacidade de ser pioneira e de se reinventar. Desde sua estreia, a picape compacta se destacou por trazer novidades ao segmento.
Em 1998, a versão Trekking já apresentava uma proposta “off-road leve”, que mais tarde evoluiu para a bem-sucedida Adventure. Em 1999, foi pioneira ao oferecer cabine estendida entre as compactas. Em 2008, introduziu o Locker — sistema eletrônico de bloqueio do diferencial dianteiro.
Primeira Strada com cabine dupla contava apenas com duas portas, o que dificultava o acesso à segunda fileira
Em 2009, veio a cabine dupla, ainda com acesso limitado aos bancos traseiros. Esse problema foi parcialmente resolvido em 2013 com a adição de uma terceira porta de abertura invertida – só no lado direito.
Finalmente, em abril de 2020, a Strada ganhou uma segunda geração. E se tornou a primeira picape compacta com cabine dupla de quatro portas e espaço para cinco ocupantes.
Além do pioneirismo, a Fiat Strada sempre teve uma imagem ligada à robustez e boa capacidade de carga, muito devido à suspensão traseira, com um valente eixo rígido e feixe de molas. Além disso, sempre teve custo de manutenção baixo a exemplo do Palio.
Some-se a isso os preços competitivos, a variedade de versões – só em 2015 a Fiat Strada tinha cerca de 10 opções e três motores – e a diversidade de cabines (simples, estendida e dupla). Não admira ser a picape mais vendida do país há mais de 20 anos e, no geral, ser o veículo mais emplacado desde 2022.
Só para se ter uma ideia, desde a estreia até hoje a Fiat Strada já soma mais de 2 milhões de unidades produzidas em Betim (MG).
Como dito, a Fiat Strada em 2015 tinha muitas versões e um trio de opções em termos de conjunto mecânico. Confira:
Fiat Strada 2015 1.4 Fire: indicada para uso urbano e tarefas leves, com desempenho honesto mesmo com carga, mas não sem “agilidade”.
Fiat Strada 2015 1.6 16V E.torQ: é o meio-termo entre força e economia. Mais esperto nas arrancadas, embora áspero e com consumo elevado.
Fiat Strada 2015 1.8 16V E.torQ: essa é a versão para quem busca desempenho mais esperto. Além disso, na linha 2015 da Fiat Strada, o motor mais potente só saía nas versões com cabine estendida ou dupla. Mas assim como o 1.6, vibra bastante e consome mais combustível.
A picapinha da marca italiana é boa para a labuta. Mesmo com cabine dupla, consegue levar mais de 600 kg, por exemplo. Confira as capacidades na caçamba e a carga útil de cada opção da Fiat Strada 2015.
A versão Fiat Strada Adventure ganhou em 2015 a série especial Extreme, com destaque para a central multimídia em tela de 6,2 polegadas, com GPS, TV digital, USB e Bluetooth. O visual externo traz detalhes escurecidos no para-choque, grade e barra da caçamba, além de rodas e faróis escurecidos.
A Strada Trekking cabine dupla tem porta traseira suicida
Vamos de Fiat Strada 2015 na versão Trekking 1.6 16V cabine dupla, que custa R$ 65.382 na média de Preço Revendedor da KBB Brasil. Isso a torna mais acessível que a Adventure 1.8 (R$ 60.332), com direito a estilo off-road e motor que rende bem na cidade e na estrada.
Em termos de itens de segurança, vem com o essencial: airbags frontais, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco com ajuste de altura, rodas de liga leve e faróis de neblina. Retrovisores elétricos e som com USB e Bluetooth eram opcionais.
Vamos nos basear na nossa dica de usado. Porém, os motores E.torQ não têm um custo de manutenção tão baixo como os da linha Fire, mas também não são de apavorar o orçamento.
Além disso, a picapinha usa a base do Palio e usufrui da mesma lógica de mecânica simples. Veja os preços de alguns componentes da Fiat Strada 2015.
Preços de peças da Fiat Strada 2015 com o 1.6 E.torQ:
As principais reclamações relatadas por donos da Fiat Strada envolvem embreagem e infiltrações na cabine. Também há relatos de ruídos na suspensão e trepidações demasiadas ao se acionar os freios.
Pacote de conteúdos da Strada Trekking 2015 trazia os conteúdos mais procurados da época, como direção assistida, ar-condicionado, rádio com CD e computador de bordo
A primeira geração passou por diversos recalls, incluindo itens como cintos de segurança, atuador da embreagem, alternador, bobina de ignição, caixa de marchas, sensores, relés e software da central eletrônica.
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A Fiat Strada já está em sua segunda geração, mas vamos focar em 2015, já no começo da reta final da primeira fase da picape compacta – derivada daquele Palio de 1996. O modelo tem boas opções de cabine e de conjunto mecânico, e a versatilidade de quem precisa dela para trabalhar e para o lazer – ou os dois.
Cabine dupla trouxe praticidade para a picape, que podia levar mais passageiros sem perder sua função de carro de carga
Veja agora 9 fatos sobre a Fiat Strada 2015.
Trajetória da Fiat Strada
Lançada em 1998 e derivada do primeiro Palio, a Fiat Strada estreou para suceder a Fiorino no segmento de picapinhas. Começou com motores 1.5 e 1.6, este último disponível em versões de oito e 16 válvulas.
A Strada chegou para completar a família Palio, em 1998, e se tornou um dos maiores sucessos da Fiat
Mesmo mantendo a mesma geração por anos, a picape passou por diversas reestilizações – muitas delas na cola do visual do Palio: em 2002, 2004, 2008 e 2013. Até 2020, também recebeu diferentes motores e versões, até a chegada da nova geração.
Inovadora
Uma coisa que não dá para criticar na Fiat Strada é sua capacidade de ser pioneira e de se reinventar. Desde sua estreia, a picape compacta se destacou por trazer novidades ao segmento.
Em 1998, a versão Trekking já apresentava uma proposta “off-road leve”, que mais tarde evoluiu para a bem-sucedida Adventure. Em 1999, foi pioneira ao oferecer cabine estendida entre as compactas. Em 2008, introduziu o Locker — sistema eletrônico de bloqueio do diferencial dianteiro.
Primeira Strada com cabine dupla contava apenas com duas portas, o que dificultava o acesso à segunda fileira
Em 2009, veio a cabine dupla, ainda com acesso limitado aos bancos traseiros. Esse problema foi parcialmente resolvido em 2013 com a adição de uma terceira porta de abertura invertida – só no lado direito.
Finalmente, em abril de 2020, a Strada ganhou uma segunda geração. E se tornou a primeira picape compacta com cabine dupla de quatro portas e espaço para cinco ocupantes.
Por que a Fiat Strada vende tanto?
Além do pioneirismo, a Fiat Strada sempre teve uma imagem ligada à robustez e boa capacidade de carga, muito devido à suspensão traseira, com um valente eixo rígido e feixe de molas. Além disso, sempre teve custo de manutenção baixo a exemplo do Palio.
Some-se a isso os preços competitivos, a variedade de versões – só em 2015 a Fiat Strada tinha cerca de 10 opções e três motores – e a diversidade de cabines (simples, estendida e dupla). Não admira ser a picape mais vendida do país há mais de 20 anos e, no geral, ser o veículo mais emplacado desde 2022.
Só para se ter uma ideia, desde a estreia até hoje a Fiat Strada já soma mais de 2 milhões de unidades produzidas em Betim (MG).
Os diferentes motores da Fiat Strada 2015
Como dito, a Fiat Strada em 2015 tinha muitas versões e um trio de opções em termos de conjunto mecânico. Confira:
Fiat Strada 2015 1.4 Fire: indicada para uso urbano e tarefas leves, com desempenho honesto mesmo com carga, mas não sem “agilidade”.
- Potência: 88 cv (e)/85 cv (g) a 5.750rpm
- Torque: 12,5 kgfm (e)/12,4 kgfm (g) a 3.500rpm
- 0 a 100 km/h: 12,2 segundos
- Consumo urbano: 7,4 km/l (e)/10,8 km/l (g)
Fiat Strada 2015 1.6 16V E.torQ: é o meio-termo entre força e economia. Mais esperto nas arrancadas, embora áspero e com consumo elevado.
- Potência: 117 cv (e)/115 cv (g) a 5.500rpm
- Torque: 16,8 kgfm (e)/16,2 kgfm (g) a 4.500rpm
- 0 a 100 km/h: 9,7 segundos
- Consumo urbano: 7,3 km/l (e)/10,3 km/l (g)
Fiat Strada 2015 1.8 16V E.torQ: essa é a versão para quem busca desempenho mais esperto. Além disso, na linha 2015 da Fiat Strada, o motor mais potente só saía nas versões com cabine estendida ou dupla. Mas assim como o 1.6, vibra bastante e consome mais combustível.
- Potência: 132 cv (e)/130 cv (g) a 5.250rpm
- Torque: 18,9 kgfm (e)/18,4 kgfm (g) a 4.500rpm
- 0 a 100 km/h: 10,3 segundos
- Consumo urbano: 6,7 km/l (e)/9,8 km/l (g)
Capacidades da picape
A picapinha da marca italiana é boa para a labuta. Mesmo com cabine dupla, consegue levar mais de 600 kg, por exemplo. Confira as capacidades na caçamba e a carga útil de cada opção da Fiat Strada 2015.
- Fiat Strada Cabine Simples: 1.220 litros e 705 kg
- Fiat Strada Cabine Estendida: 910 litros e 685 kg
- Fiat Strada Cabine Dupla: 680 litros e 650 kg
Série especial da Fiat Strada 2015
A versão Fiat Strada Adventure ganhou em 2015 a série especial Extreme, com destaque para a central multimídia em tela de 6,2 polegadas, com GPS, TV digital, USB e Bluetooth. O visual externo traz detalhes escurecidos no para-choque, grade e barra da caçamba, além de rodas e faróis escurecidos.
Nossa dica de Fiat Strada 2015
A Strada Trekking cabine dupla tem porta traseira suicida
Vamos de Fiat Strada 2015 na versão Trekking 1.6 16V cabine dupla, que custa R$ 65.382 na média de Preço Revendedor da KBB Brasil. Isso a torna mais acessível que a Adventure 1.8 (R$ 60.332), com direito a estilo off-road e motor que rende bem na cidade e na estrada.
Em termos de itens de segurança, vem com o essencial: airbags frontais, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco com ajuste de altura, rodas de liga leve e faróis de neblina. Retrovisores elétricos e som com USB e Bluetooth eram opcionais.
Manutenção da Strada Trekking
Vamos nos basear na nossa dica de usado. Porém, os motores E.torQ não têm um custo de manutenção tão baixo como os da linha Fire, mas também não são de apavorar o orçamento.
Além disso, a picapinha usa a base do Palio e usufrui da mesma lógica de mecânica simples. Veja os preços de alguns componentes da Fiat Strada 2015.
Preços de peças da Fiat Strada 2015 com o 1.6 E.torQ:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 90 a R$ 150
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 80 a R$ 130
- Bomba de combustível: de R$ 200 a R$ 340
- Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 210 a R$ 360
- Amortecedor traseiro: de R$ 400 a R$ 500 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 370 a R$ 550
- Farol direito: de R$ 300 a R$ 600
Principais problemas
As principais reclamações relatadas por donos da Fiat Strada envolvem embreagem e infiltrações na cabine. Também há relatos de ruídos na suspensão e trepidações demasiadas ao se acionar os freios.
Pacote de conteúdos da Strada Trekking 2015 trazia os conteúdos mais procurados da época, como direção assistida, ar-condicionado, rádio com CD e computador de bordo
A primeira geração passou por diversos recalls, incluindo itens como cintos de segurança, atuador da embreagem, alternador, bobina de ignição, caixa de marchas, sensores, relés e software da central eletrônica.
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