A Iconic Auto Sports revelou seu mais ambicioso projeto: o SP40 Restomod Speedster. O veículo é uma reinterpretação artesanal que funde a estética Art Déco dos anos 1930 com a engenharia de performance contemporânea. Seguindo a filosofia restomod — que consiste na restauração e modificação de clássicos com tecnologias atuais —, o modelo se destaca no nicho de ultraluxo pelo equilíbrio entre a preservação do estilo vintage e a execução mecânica moderna.
Batizado de SP40, o roadster presta homenagem direta ao Ford Modelo 40 Special Speedster, encomendado originalmente por Edsel Ford em 1934. A fabricante manteve as proporções icônicas do original, caracterizadas pelo capô alongado e a silhueta baixa, mas inovou na escolha dos materiais. A carroceria, inclusive, é inteiramente esculpida em fibra de carbono, combinada a detalhes de alumínio moldados à mão, garantindo leveza e exclusividade.
VEJA TAMBÉM:
Sob a carroceria clássica, o SP40 esconde uma estrutura de alta performance. O modelo é construído sobre um chassi tubular soldado, oferecendo rigidez estrutural superior à do projeto original. A dinâmica veicular é assegurada por uma suspensão independente com braços de duplo A e amortecedores ajustáveis da Penske — conjunto típico de carros de corrida.
Para impulsionar o roadster, a Iconic optou pelo motor Ford 5.0 V8 Coyote, capaz de entregar 480 cv. A força é gerenciada por um câmbio manual Tremec de cinco marchas, preservando a experiência purista de pilotagem. Com um peso total inferior a 1.180 kg (2.600 libras), o SP40 apresenta uma relação peso-potência agressiva, oferecendo desempenho muito acima dos padrões da década de 1930.
O interior segue a proposta de minimalismo luxuoso. O habitáculo evita o excesso de telas, focando na experiência tátil com materiais nobres, como o couro de avestruz. Contudo, conveniências modernas não foram esquecidas: o modelo conta com direção hidráulica, coluna de direção ajustável e um console central que integra discretamente os controles de climatização e carregamento de celular por indução.
A produção do SP40 Restomod Speedster será limitada e feita sob medida. Cada unidade é construída conforme as especificações do cliente, garantindo que nenhum exemplar seja idêntico ao outro.
Continue lendo...
Batizado de SP40, o roadster presta homenagem direta ao Ford Modelo 40 Special Speedster, encomendado originalmente por Edsel Ford em 1934. A fabricante manteve as proporções icônicas do original, caracterizadas pelo capô alongado e a silhueta baixa, mas inovou na escolha dos materiais. A carroceria, inclusive, é inteiramente esculpida em fibra de carbono, combinada a detalhes de alumínio moldados à mão, garantindo leveza e exclusividade.
VEJA TAMBÉM:
- Governo nega boato sobre cobrança de IPVA cadeiras de rodas
- Isenção de IPVA para motos em 2026, veja quem tem direito
- Ford troca correia banhada a óleo por corrente na Ranger 2.0
Engenharia moderna sob o capô
Sob a carroceria clássica, o SP40 esconde uma estrutura de alta performance. O modelo é construído sobre um chassi tubular soldado, oferecendo rigidez estrutural superior à do projeto original. A dinâmica veicular é assegurada por uma suspensão independente com braços de duplo A e amortecedores ajustáveis da Penske — conjunto típico de carros de corrida.
Para impulsionar o roadster, a Iconic optou pelo motor Ford 5.0 V8 Coyote, capaz de entregar 480 cv. A força é gerenciada por um câmbio manual Tremec de cinco marchas, preservando a experiência purista de pilotagem. Com um peso total inferior a 1.180 kg (2.600 libras), o SP40 apresenta uma relação peso-potência agressiva, oferecendo desempenho muito acima dos padrões da década de 1930.
O interior segue a proposta de minimalismo luxuoso. O habitáculo evita o excesso de telas, focando na experiência tátil com materiais nobres, como o couro de avestruz. Contudo, conveniências modernas não foram esquecidas: o modelo conta com direção hidráulica, coluna de direção ajustável e um console central que integra discretamente os controles de climatização e carregamento de celular por indução.
A produção do SP40 Restomod Speedster será limitada e feita sob medida. Cada unidade é construída conforme as especificações do cliente, garantindo que nenhum exemplar seja idêntico ao outro.
Continue lendo...