Esse cara das fotos é o novo T-Roc, mas a Volkswagen já está desenvolvendo as segundas gerações de Nivus e T-Cross. O primeiro, SUV coupé derivado do Polo, nasceu em 2020, enquanto o segundo, maior e parente do Virtus, veio ao mundo em 2019. Portanto, dois modelos que já estão em vias de completar seus ciclos de vida na mesma geração. Precisam de sucessores…
+GAC GS3 será o rival chinês de VW T-Cross e Hyundai Creta
+Golf GTI e Jetta GLI: quando, como e por quanto chegarão os novos esportivos da Volkswagen
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Mas, como serão essas novas gerações? De certo, os dois usarão a terceira, e mais moderna, geração da plataforma modular MQB, chamada de “Evo”. Ela já está presente nas gerações mais recentes de Golf, Tiguan e Tayron, por exemplo, e serve como base, agora, ao novíssimo T-Roc 2026.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Muito modelo, né? Calma que eu te explico. O T-Roc é vendido na Europa como uma alternativa mais descolada ao T-Cross, ficando num patamar superior de preço, tecnologias e construção, ainda que seja parecido no tamanho. Também está acima do Nivus, emplacado por lá como Taigo.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Basicamente, o T-Roc é um “mini-SUV do Golf”, explicando de forma bem sucinta. Tem suspensões independentes, eixo traseiro multilink, opção de tração integral permanente (4Motion), versões movidas pelo motor 2.0 turbo a gasolina (EA-888), e propulsão híbrida. Tudo isso numa carroceria compacta.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
O que interessa desse cara, para nós é o uso da nova plataforma, linhas de design, tecnologias híbridas e alguns equipamentos inéditos que talvez possam pintar nos próximos Nivus e T-Cross nacionais, programados para os próximos anos. O carro, como um todo, não teria espaço no mercado brasileiro, ao menos por agora.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Com cerca de 4,37 m de comprimento por 1,83 m de largura, o T-Roc é 16 cm mais longo e 7 cm mais largo que o nosso T-Cross, embora se aproxime do SUV nacional com a ampla distância entre-eixos de 2,63 m (são 2,65 m no T-Cross). Ele, porém, tem carroceria mais baixa e fluída, dotada de curvas mais ao estilo coupé e linha de cintura mais baixa, também. Porta-malas? 475 litros, ou 100 a mais que o T-Cross.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Foi feito com base na nova identidade visual da VW mundial, com formas mais arredondadas e “alegres”, enquanto o interior volta com botões físicos (como prometeu a marca alemã) e formato geral que lembra o Tera. Apesar do porte, categoria e construção distintas, o nosso SUV pequeno e o T-Roc bebem da mesma fonte de design e estilo, digamos assim.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Na motorização, essa nova geração do T-Roc, feita sobre a moderna plataforma MQB Evo, traz apenas opções híbridas e com turbo. Isso vale, ao menos, para a Alemanha, primeiro país onde a novidade vai ser vendida. Até o final do ano, a VW diz que ele chegará a outros mercados, com o lançamento global marcado para novembro.
VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Para a estreia, há duas unidades híbridas-leves de 48 V (1.5 eTSI) com potência de 116 cv e 150 cv, ambas com tração dianteira. Tal como acontece com o modelo anterior, o novo T-Roc também estará disponível mais tarde com a tração integral em combinação com o motor 2.0 TSI, que será então igualmente oferecido como híbrido leve (MHEV). Toda a linha usa um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, e seus sistemas híbridos foram totalmente atualizados.
VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação
VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação
PreviousNext
No pacote de equipamentos, algumas surpresas para sua categoria. Dependendo da versão, há faróis inteligentes em LED com facho matricial (IQ.Light Matrix), grade e logotipos iluminados (dianteiro e traseiro), head-up display, pacote ADAS com diversas funções, tecnologia Park Assist com capacidade de estacionamento totalmente autônomo (inclusive com comando pelo celular) e programação de vagas determinadas (vai sozinho para a vaga do prédio, por exemplo), entre outras funções.
VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação
VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação
PreviousNext
O T-Roc têm feito sucesso: segundo a VW, no ano passado, cerca de 292.000 unidades foram vendidas na Europa, todas feitas em Portugal. Mais de dois milhões de exemplares do modelo foram comercializadas desde a estreia da primeira geração, em 2017, até o momento. Isso faz do T-Roc o segundo SUV mais vendido da história da VW, ficando atrás apenas do Tiguan.
O post Como é o Novo VW T-Roc 2026, que pode adiantar a próxima geração do Nivus? apareceu primeiro em Motor Show.
Continue lendo...
+GAC GS3 será o rival chinês de VW T-Cross e Hyundai Creta
+Golf GTI e Jetta GLI: quando, como e por quanto chegarão os novos esportivos da Volkswagen

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Mas, como serão essas novas gerações? De certo, os dois usarão a terceira, e mais moderna, geração da plataforma modular MQB, chamada de “Evo”. Ela já está presente nas gerações mais recentes de Golf, Tiguan e Tayron, por exemplo, e serve como base, agora, ao novíssimo T-Roc 2026.

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Muito modelo, né? Calma que eu te explico. O T-Roc é vendido na Europa como uma alternativa mais descolada ao T-Cross, ficando num patamar superior de preço, tecnologias e construção, ainda que seja parecido no tamanho. Também está acima do Nivus, emplacado por lá como Taigo.

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Basicamente, o T-Roc é um “mini-SUV do Golf”, explicando de forma bem sucinta. Tem suspensões independentes, eixo traseiro multilink, opção de tração integral permanente (4Motion), versões movidas pelo motor 2.0 turbo a gasolina (EA-888), e propulsão híbrida. Tudo isso numa carroceria compacta.

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
O que interessa desse cara, para nós é o uso da nova plataforma, linhas de design, tecnologias híbridas e alguns equipamentos inéditos que talvez possam pintar nos próximos Nivus e T-Cross nacionais, programados para os próximos anos. O carro, como um todo, não teria espaço no mercado brasileiro, ao menos por agora.
Como é o Novo T-Roc?

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Com cerca de 4,37 m de comprimento por 1,83 m de largura, o T-Roc é 16 cm mais longo e 7 cm mais largo que o nosso T-Cross, embora se aproxime do SUV nacional com a ampla distância entre-eixos de 2,63 m (são 2,65 m no T-Cross). Ele, porém, tem carroceria mais baixa e fluída, dotada de curvas mais ao estilo coupé e linha de cintura mais baixa, também. Porta-malas? 475 litros, ou 100 a mais que o T-Cross.

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Foi feito com base na nova identidade visual da VW mundial, com formas mais arredondadas e “alegres”, enquanto o interior volta com botões físicos (como prometeu a marca alemã) e formato geral que lembra o Tera. Apesar do porte, categoria e construção distintas, o nosso SUV pequeno e o T-Roc bebem da mesma fonte de design e estilo, digamos assim.

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Sempre híbrido
Na motorização, essa nova geração do T-Roc, feita sobre a moderna plataforma MQB Evo, traz apenas opções híbridas e com turbo. Isso vale, ao menos, para a Alemanha, primeiro país onde a novidade vai ser vendida. Até o final do ano, a VW diz que ele chegará a outros mercados, com o lançamento global marcado para novembro.

VW T-Roc 2026 – Foto: VW/divulgação
Para a estreia, há duas unidades híbridas-leves de 48 V (1.5 eTSI) com potência de 116 cv e 150 cv, ambas com tração dianteira. Tal como acontece com o modelo anterior, o novo T-Roc também estará disponível mais tarde com a tração integral em combinação com o motor 2.0 TSI, que será então igualmente oferecido como híbrido leve (MHEV). Toda a linha usa um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, e seus sistemas híbridos foram totalmente atualizados.

VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação

VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação


PreviousNext
Bem equipado
No pacote de equipamentos, algumas surpresas para sua categoria. Dependendo da versão, há faróis inteligentes em LED com facho matricial (IQ.Light Matrix), grade e logotipos iluminados (dianteiro e traseiro), head-up display, pacote ADAS com diversas funções, tecnologia Park Assist com capacidade de estacionamento totalmente autônomo (inclusive com comando pelo celular) e programação de vagas determinadas (vai sozinho para a vaga do prédio, por exemplo), entre outras funções.

VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação

VW T-Roc 2026 - Foto: VW/divulgação


PreviousNext
O T-Roc têm feito sucesso: segundo a VW, no ano passado, cerca de 292.000 unidades foram vendidas na Europa, todas feitas em Portugal. Mais de dois milhões de exemplares do modelo foram comercializadas desde a estreia da primeira geração, em 2017, até o momento. Isso faz do T-Roc o segundo SUV mais vendido da história da VW, ficando atrás apenas do Tiguan.
O post Como é o Novo VW T-Roc 2026, que pode adiantar a próxima geração do Nivus? apareceu primeiro em Motor Show.
Continue lendo...