Carros elétricos sempre foram nicho no Brasil, até a chegada do BYD Dolphin em 2023. Essa propulsão caiu no gosto local em hatches compactos abaixo de R$ 150 mil, por conquistarem um público maior e mais urbano. O novo Geely EX2 chegou em duas versões com esse foco.
A novidade possui porte similar ao do Dolphin GS, porém os preços são menos e próximos ao do Dolphin Mini. A Geely também possui o benefício de contar com o apoio da Renault no Brasil, que está cuidando da logística de distribuição dos carros e das peças.
VEJA TAMBÉM:
Por estar posicionado entre os dois hatches da BYD, vamos comparar o Geely EX2 contra ambos. A versão de entrada Pro como alternativa ao Dolphin Mino GS e a topo de linha Max contra o Dolphin GS.
O modelo de entrada está com valor promocional de R$ 119.990 e vem com calotas (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
A Geely lançou o EX2 com preços promocionais, mas não deu prazo para a validade deles. Quem comprar o modelo logo no lançamento poderá levar a versão Pro pelo mesmo valor do BYD Dolphin Mini.
O modelo Max, quando comparado ao Dolphin GS, se destaca independente das condições de compras. No site de ofertas da marca não constam promoções para esse modelo, apenas financiamento com taxa zero em 24 parcelas. Para o Mini só existem ofertas no modelo GL, focado nas vendas diretas e com bateria menor.
Enquanto durar os preços promocionais da Geely terão algumas condições adicionais junto: financiamento com taxa zero e saldo em 24 parcelas para os dois modelos. No Max a oferta inclui também o wallbox ou um ano de recarga grátis.
BYD Dolphin GS ganha apenas em velocidade máxima, o que significa vantagem no uso rodoviário (Foto: BYD | Divulgação)
A Geely vende as duas versões do EX2 com a mesma mecânica. Seu grande diferencial é ter o motor montado no eixo traseiro, o que ajuda em subidas, arrancadas, proporciona um porta-malas dianteiro e libera as rodas dianteiras para esterçar mais.
A dupla de hatches da BYD possuem tração dianteira. Seus motores também são menos potentes, porém o Dolphin GS possui torque maior que o EX2.
Outro ponto técnico onde o Geely EX2 se destaca é na suspensão traseira independente, algo raro nessa faixa de preço até para modelos a combustão. Veja na tabela abaixo como ele se compara aos rivais chineses em desempenho:
O Geely EX2 consegue as melhores, mesmo com torque inferior ao do Dolphin GS. A tração traseira e o peso menor explicam esse comportamento.
O porém dele está na velocidade máxima, limitada a 140 km/h. Isso exige mais cuidado do motorista quando for pegar estrada, principalmente na hora de calcular ultrapassagens. Mas já supera o Dolphin Mini GS.
Curitiba, 25/09/2025"]https://cdn.autopapo.com.br/box/upl...erde-pistachio-lateral-em-movimento.jpg[/IMG]
O EX2 praticamente empata com o Dolphin em autonomia mesmo com bateria menor, devido a maior eficiência e peso baixo (Foto: Geely | Divulgação)
Quando falamos em “consumo” de carro elétrico, o dado mais lembrado é a autonomia dele com uma carga completa. Mas, assim como um veículo a combustão, existe o gasto de energia por quilometro rodado.
Alguns carros elétricos são menos eficientes que outros. O peso do veículo, potência do motor e outros fatores afetam esse consumo de energia. E o tamanho da bateria está ligado diretamente ao peso.
O Geely EX2 possui a maior eficiência energética dentre os carros vendidos no Brasil, com consumo de 0,39 Mj/km. Graças a esse fator, ele conseguiu autonomia apenas 2 km menor que a do Dolphin GS, que conta com bateria maior.
Ele também precisa de menos tempo para recarregar. Em um carregador rápido de corrente contínua ele vai de 30 a 80% em 21 minutos, o Dolphin Mini precisa de 22 minutos e o Dolphin GS leva 30 minutos.
Na faixa mais acessível, o Dolphin Mini ganha em equipamentos (Foto: BYD | Divulgação)
As duas versões do Geely EX2 contam com o mesmo conjunto mecânica, as diferenças entre elas estão no pacote de equipamentos. Como de costume nos modelos chineses, ele oferece muita tecnologia e uma grande tela no painel, mas escorrega por ter poucos botões.
Uma falha grave nele é não contar com os populares espelhamentos para smartphone Android Auto e Apple CarPlay. A Geely garante que essas funções virão futuramente com uma atualização. Enquanto isso não ocorre, é preciso usar o Carbitlink. Veja o que vem em cada versão do EX2:
Soma aos itens da Pro:
O Geely EX2 Pro fica em desvantagem quando comparado ao BYD Dolphin nesse quesito. O rival de porte menor já conta com regulagem elétrica no banco do motorista, carregador de smartphone por indução, serviços conectados, câmeras 360º, rodas de liga leve e espelhamento para smartphone.
Nessa comparação na base da pirâmide dos carros elétricos a novidade se destacou em outros quesitos, como o espaço interno, o desempenho e a autonomia. Para quem quer levar muitos equipamentos pagando pouco, o Dolphin Mini ainda é mais atrativo.
Quando levamos a comparação para o Geely EX2 Max contra o BYD Dolphin GS a situação melhora para o estreante. Os equipamentos são parecidos, mas o pacote ADAS se destaca — ainda mais se levarmos o preço em consideração.
Para ter esses assistentes de segurança na BYD é preciso levar o Dolphin Plus, com motor de 204 cv e preço de R$ 184.800. A marca já possui o pacote ADAS nos modelos menores, mas por enquanto é limitado a China e a Europa.
Curitiba, 25/09/2025"]https://cdn.autopapo.com.br/box/upl...-verde-pistachio-frente-capo-aberto.jpg[/IMG]
O porta-malas dianteiro com 70 litros é uma exclusividade, já o traseiro de 375 litros complementa a vitória nesse quesito (Foto: Geely | Divulgação)
Sabemos bem que esses hatchbacks elétricos serão muito usados no Brasil por motoristas de aplicativo, devido ao baixo custo por km rodado. Por isso, o espaço interno é um fator importante na compra.
O novo Geely EX2 oferece uma cabine ampla para cinco ocupantes graças ao entre-eixos de 2,65 m. O espaço é similar ao do Dolphin, que possui comprimento parecido e entre-eixos 5 cm maior.
O Dolphin Mini sai perdendo nesse quesito por ser um sub-compacto. Seu interior é amplo diante dos similares a combustão, mas não tem o espaço do irmão maior ou do EX2.
A principal vantagem do Geely está nos porta-malas — sim, no plural. O traseiro conta com 375 litros de volume, enquanto o dianteiro pode levar até 70 litros.
Os carros da BYD não possuem o dianteiro, podem no máximo receber um acessório que cria uma bandeja no cofre. O porta-malas do Dolphin GS tem 250 litros de volume, enquanto o Mini é homologado para 230 litros.
O estreante na versão topo de linha oferece um pacote imbatível nesse segmento, mas o modelo de entrada ainda deve alguns itens para o Dolphin Mini (Foto: Geely | Divulgação)
A BYD já conquistou um volume grande de compradores com o Dolphin GS e o Dolphin Mini. Mesmo com um novo concorrente no pedaço, eles ainda atraem por virem bem equipados.
Porém a Geely está virando o jogo trazendo um carro mais potente e eficiente por um preço menor, além de oferecer o pacote ADAS. Ele também possui a segurança da rede de distribuição de peças compartilhada com a Renault.
A nossa sugestão é que vale a pena apostar no Geely EX2 na versão Max.
Continue lendo...
A novidade possui porte similar ao do Dolphin GS, porém os preços são menos e próximos ao do Dolphin Mini. A Geely também possui o benefício de contar com o apoio da Renault no Brasil, que está cuidando da logística de distribuição dos carros e das peças.
VEJA TAMBÉM:
- BYD amplia garantia dos carros, mas continua penalizando quem usa para trabalhar
- Geely EX2 chega por R$ 119.990 para avançar sobre o Dolphin Mini
- BYD Dolphin híbrido pode estrear ano que vem, com nova geração
Por estar posicionado entre os dois hatches da BYD, vamos comparar o Geely EX2 contra ambos. A versão de entrada Pro como alternativa ao Dolphin Mino GS e a topo de linha Max contra o Dolphin GS.
Preço
O modelo de entrada está com valor promocional de R$ 119.990 e vem com calotas (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
A Geely lançou o EX2 com preços promocionais, mas não deu prazo para a validade deles. Quem comprar o modelo logo no lançamento poderá levar a versão Pro pelo mesmo valor do BYD Dolphin Mini.
O modelo Max, quando comparado ao Dolphin GS, se destaca independente das condições de compras. No site de ofertas da marca não constam promoções para esse modelo, apenas financiamento com taxa zero em 24 parcelas. Para o Mini só existem ofertas no modelo GL, focado nas vendas diretas e com bateria menor.
Enquanto durar os preços promocionais da Geely terão algumas condições adicionais junto: financiamento com taxa zero e saldo em 24 parcelas para os dois modelos. No Max a oferta inclui também o wallbox ou um ano de recarga grátis.
| Carro | Preço de tabela | Preço promocional |
|---|---|---|
| Geely EX2 Pro | R$ 123.800 | 119.990 |
| Geely EX2 Max | R$ 136.800 | R$ 135.100 |
| BYD Dolphin Mini GS | R$ 119.990 | — |
| BYD Dolphin GS | R$ 149.990 | — |
Desempenho
BYD Dolphin GS ganha apenas em velocidade máxima, o que significa vantagem no uso rodoviário (Foto: BYD | Divulgação)
A Geely vende as duas versões do EX2 com a mesma mecânica. Seu grande diferencial é ter o motor montado no eixo traseiro, o que ajuda em subidas, arrancadas, proporciona um porta-malas dianteiro e libera as rodas dianteiras para esterçar mais.
A dupla de hatches da BYD possuem tração dianteira. Seus motores também são menos potentes, porém o Dolphin GS possui torque maior que o EX2.
Outro ponto técnico onde o Geely EX2 se destaca é na suspensão traseira independente, algo raro nessa faixa de preço até para modelos a combustão. Veja na tabela abaixo como ele se compara aos rivais chineses em desempenho:
| Métrica | Geely EX2 | BYD Dolphin Mini | BYD Dolphin GS |
|---|---|---|---|
| Aceleração de zero a 100 km/h | 10,2 s | 14,9 s | 10,9s |
| Velocidade máxima | 140 km/h | 130 km/h | 160 km/h |
| Potência | 116 cv | 75 cv | 95 cv |
| Torque | 15,3 kgfm | 13,8 kgfm | 18,3 kgfm |
| Peso | 1.300 kg | 1.239 kg | 1.405 kg |
O Geely EX2 consegue as melhores, mesmo com torque inferior ao do Dolphin GS. A tração traseira e o peso menor explicam esse comportamento.
O porém dele está na velocidade máxima, limitada a 140 km/h. Isso exige mais cuidado do motorista quando for pegar estrada, principalmente na hora de calcular ultrapassagens. Mas já supera o Dolphin Mini GS.
Autonomia
[IMG alt="Geely EX 2 Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / GeelyCuritiba, 25/09/2025"]https://cdn.autopapo.com.br/box/upl...erde-pistachio-lateral-em-movimento.jpg[/IMG]
O EX2 praticamente empata com o Dolphin em autonomia mesmo com bateria menor, devido a maior eficiência e peso baixo (Foto: Geely | Divulgação)
Quando falamos em “consumo” de carro elétrico, o dado mais lembrado é a autonomia dele com uma carga completa. Mas, assim como um veículo a combustão, existe o gasto de energia por quilometro rodado.
Alguns carros elétricos são menos eficientes que outros. O peso do veículo, potência do motor e outros fatores afetam esse consumo de energia. E o tamanho da bateria está ligado diretamente ao peso.
O Geely EX2 possui a maior eficiência energética dentre os carros vendidos no Brasil, com consumo de 0,39 Mj/km. Graças a esse fator, ele conseguiu autonomia apenas 2 km menor que a do Dolphin GS, que conta com bateria maior.
Ele também precisa de menos tempo para recarregar. Em um carregador rápido de corrente contínua ele vai de 30 a 80% em 21 minutos, o Dolphin Mini precisa de 22 minutos e o Dolphin GS leva 30 minutos.
| Carro | Tamanho da bateria | Autonomia (PBEV) | Eficiência energética |
|---|---|---|---|
| Geely EX2 | 39,4 kWh | 289 km | 0,39 Mj/km |
| BYD Dolphin Mini | 38 kmWh | 280 km | 0,41 Mj/km |
| BYD Dolphin GS | 44,9 kWh | 291 km | 0,42 Mj/km |
Equipamentos
Na faixa mais acessível, o Dolphin Mini ganha em equipamentos (Foto: BYD | Divulgação)
As duas versões do Geely EX2 contam com o mesmo conjunto mecânica, as diferenças entre elas estão no pacote de equipamentos. Como de costume nos modelos chineses, ele oferece muita tecnologia e uma grande tela no painel, mas escorrega por ter poucos botões.
Uma falha grave nele é não contar com os populares espelhamentos para smartphone Android Auto e Apple CarPlay. A Geely garante que essas funções virão futuramente com uma atualização. Enquanto isso não ocorre, é preciso usar o Carbitlink. Veja o que vem em cada versão do EX2:
Geely EX2 PRO
- Ar-condicionado digital
- Saída de ar traseira
- Direção elétrica
- Vidros elétricos um-toque para todos
- Faróis full-led com acendimento automático
- Lanternas e luzes de rodagem diurna de LEDs
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- Perfis de condução Eco, Padrão e Sport
- Bancos e volante revestidos de material premium
- Rodas aro 15 com pneus 205/65
- Ajuste de altura do banco do motorista
- Iluminação interna de LEDs
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Entrada e partida sem chave
- Câmera de ré
- Painel de instrumentos digital de 8,8”
- Central multimídia FLYME de 14,6”
- Sistema de som com quatro alto-falantes
- Alarme
- Conectividade por Carbitlink
- Isofix
- Seis airbags
- Controles de tração e de estabilidade
- Controle de velocidade em rampa
- Assistente de partida em rampa
- Sensor de estacionamento traseiro
Geely EX2 Max
Soma aos itens da Pro:
- Farol alto com controle inteligente
- Rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/60
- Banco do motorista com ajustes elétricos
- Luz ambiente dinâmica (256 cores)
- Porta luvas como gaveta de 10 litros
- Luzes de cortesia de LED nos parassóis
- Acionamento remoto do ar-condicionado
- Câmera panorâmica de 540 graus
- Monitoramento e controle do veículo via App Geely
- Conectividade 4G
- Sistema de som com seis alto-falantes
- Carregador por indução
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Alerta de mudança de faixa
- Frenagem automática de emergência
O Geely EX2 Pro fica em desvantagem quando comparado ao BYD Dolphin nesse quesito. O rival de porte menor já conta com regulagem elétrica no banco do motorista, carregador de smartphone por indução, serviços conectados, câmeras 360º, rodas de liga leve e espelhamento para smartphone.
Nessa comparação na base da pirâmide dos carros elétricos a novidade se destacou em outros quesitos, como o espaço interno, o desempenho e a autonomia. Para quem quer levar muitos equipamentos pagando pouco, o Dolphin Mini ainda é mais atrativo.
Quando levamos a comparação para o Geely EX2 Max contra o BYD Dolphin GS a situação melhora para o estreante. Os equipamentos são parecidos, mas o pacote ADAS se destaca — ainda mais se levarmos o preço em consideração.
Para ter esses assistentes de segurança na BYD é preciso levar o Dolphin Plus, com motor de 204 cv e preço de R$ 184.800. A marca já possui o pacote ADAS nos modelos menores, mas por enquanto é limitado a China e a Europa.
Espaço interno e porta-malas
[IMG alt="Geely EX 2 Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / GeelyCuritiba, 25/09/2025"]https://cdn.autopapo.com.br/box/upl...-verde-pistachio-frente-capo-aberto.jpg[/IMG]
O porta-malas dianteiro com 70 litros é uma exclusividade, já o traseiro de 375 litros complementa a vitória nesse quesito (Foto: Geely | Divulgação)
Sabemos bem que esses hatchbacks elétricos serão muito usados no Brasil por motoristas de aplicativo, devido ao baixo custo por km rodado. Por isso, o espaço interno é um fator importante na compra.
O novo Geely EX2 oferece uma cabine ampla para cinco ocupantes graças ao entre-eixos de 2,65 m. O espaço é similar ao do Dolphin, que possui comprimento parecido e entre-eixos 5 cm maior.
O Dolphin Mini sai perdendo nesse quesito por ser um sub-compacto. Seu interior é amplo diante dos similares a combustão, mas não tem o espaço do irmão maior ou do EX2.
A principal vantagem do Geely está nos porta-malas — sim, no plural. O traseiro conta com 375 litros de volume, enquanto o dianteiro pode levar até 70 litros.
Os carros da BYD não possuem o dianteiro, podem no máximo receber um acessório que cria uma bandeja no cofre. O porta-malas do Dolphin GS tem 250 litros de volume, enquanto o Mini é homologado para 230 litros.
Conclusão
O estreante na versão topo de linha oferece um pacote imbatível nesse segmento, mas o modelo de entrada ainda deve alguns itens para o Dolphin Mini (Foto: Geely | Divulgação)
A BYD já conquistou um volume grande de compradores com o Dolphin GS e o Dolphin Mini. Mesmo com um novo concorrente no pedaço, eles ainda atraem por virem bem equipados.
Porém a Geely está virando o jogo trazendo um carro mais potente e eficiente por um preço menor, além de oferecer o pacote ADAS. Ele também possui a segurança da rede de distribuição de peças compartilhada com a Renault.
A nossa sugestão é que vale a pena apostar no Geely EX2 na versão Max.
Continue lendo...