Cada modelo busca atrair um público específico

Para quem busca agilidade no dia a dia, os hatches compactos são uma ótima opção. Além disso, as versões topo de linha desses modelos costumam agradar aquele comprador que procura mais equipamentos e melhor desempenho. Pensando nisso, a traz um comparativo entre dois grandes representantes desse segmento, o e o .
Começando pela motorização, ambos trazem motores 1.0 turbo com muitas semelhanças. O Polo Highline 170TSI vem equipado com o de 116 cv (E) / 109 cv (G) e 16,8 kgfm (E/G), acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Como destaques, o propulsor conta com injeção direta, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variação na admissão e escape. Já o Onix Premier oferece um recentemente atualizado para o PL8, que ganhou novo acerto de ECU e injeção direta, desenvolvendo agora 121 cv (E) / 116 cv (G) e 16,8 kgfm (E) / 16,3 kgfm (G), também com transmissão automática de seis velocidades. Moderno, o propulsor do Onix também tem três cilindros e duplo comando de válvulas com variação.

O sistema de sincronismo do motor TSI é feito por correia dentada convencional, que requer substituição em um intervalo menor de tempo. No Onix, o sincronismo é feito por , que demanda que a troca do lubrificante seja feita pelo recomendado pela fabricante, para não gerar problemas de desgaste prematuro.
Nas dimensões, o Onix é um pouco mais comprido, com 4,16 metros de comprimento, enquanto o Polo mede 4,07 metros. Entretanto, o VW leva uma ligeira vantagem no entre-eixos, com 2,56 m contra 2,55 m do . Em capacidade de porta-malas, novamente o Polo apresenta uma pequena vantagem, com 300 litros contra 275 litros no Onix. O VW também é 2 cm mais largo, com 1,75 m ante o 1,73 m do GM.

Por serem as versões topo de linha, ambos são bem completos, incluindo central multimídia de 8” no Onix e 10,25” no Polo, câmera de ré, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento, chave presencial e partida por botão. Como diferenciais, o Onix Premier tem sistema de Wi-Fi a bordo, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento, enquanto o entrega painel digital configurável (Active Info Display), retrovisor interno fotocrômico, limpador de para-brisa automático e paddle shifts.

Na hora de dirigir, o possui uma suspensão mais firme, que proporciona melhor dinâmica e estabilidade, mas que pode transmitir mais impactos de obstáculos mais pronunciados. O aposta em uma suspensão mais macia, voltada para uma condução mais confortável. Em consumo, o Polo tende a ser um pouco mais econômico, com médias de 9 km/l (E) / 13,1 km/l (G) na cidade e 11,1 km/l (E) / 16,1 km/l (G) na estrada, frente aos 8,2 km/l (E) / 12,0 km/l (G) e 10,5 km/l (E) / 14,8 km/l (G) do Onix, respectivamente.

Por fim, a escolha entre o e depende do perfil de cada comprador. O Polo apresenta uma suspensão mais voltada para a dinâmica, tem painel digital e consumo levemente melhor. Já o Onix tem uma suspensão mais confortável, conectividade a bordo e preço mais acessível, partindo de R$ 127.490 contra R$ 131.650 do VW. Assim, ambos irão agradar o comprador que aprecia uma posição de dirigir mais baixa e ainda não quer se render aos SUVs compactos.
Avaliação Onix Premier 2024
Avaliação Polo 170 TSI Manual
The post appeared first on .