SUV médio tem motor de 176 cv, sistema ADAS e preço de R$ 192,9 mil
O Jeep Compass segue firme entre os SUVs médios mais vendidos do país com mais de 6,2 mil unidades vendidas em outubro. Mesmo com um desenho já conhecido, o modelo mantém boa aceitação no mercado brasileiro ao oferecer um pacote equilibrado entre desempenho, equipamentos e preço. Por R$ 192,9 mil, a versão Longitude entrega motor 1.3 turbo flex de até 176 cv, transmissão automática de seis marchas e consumo que pode chegar a 22,7 km/l na estrada, números que o colocam em pé de igualdade com rivais híbridos e, também, SUVs compactos, uma vez que é mais barato do que o Volkswagen T-Cross Highline, que custa R$ 195 mil, e é mais acessível que o Honda HR-V com motor turbo, a partir de R$ 199,4 mil.
Além disso, um dos principais atrativos do Compass é o conjunto mecânico confiável, que evoluiu bastante desde o lançamento do modelo, resolvendo problemas do passado. A versão Longitude, que foi avaliada pela Revista Carro, ainda conta com sistema ADAS de série.
Design e dimensões
Lançado em 2016 e atualizado em 2024, o Compass manteve o visual robusto que agrada ao público brasileiro. Apesar do estilo já familiar, o SUV continua atual no porte e nas proporções. Mede 4,40 metros de comprimento, se encaixando facilmente em vagas urbanas, 1,81 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,63 metros de entre-eixos. O espaço interno acomoda quatro adultos com conforto, e o porta-malas de 410 litros dá conta das malas de viagem e das compras do dia a dia.
Equipamentos e conforto
No melhor estilo “básico bem feito”, o Compass Longitude entrega um pacote completo de tecnologia e segurança. Traz aletas para trocas de marcha no volante, assistente ativo de direção, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de automóveis, pedestres e ciclistas, além de alerta de mudança de faixa com assistente de correção.
Os bancos são revestidos em couro, e o painel de instrumentos é totalmente digital, com tela HD de 10,25 polegadas. A central multimídia de 10,1” conta com sistema de navegação GPS de resposta rápida e carregador de celular por indução. O modelo também oferece piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, condução semiautônoma de nível 2, controle de estabilidade e de tração.
Entre os itens de conveniência estão câmera de ré de boa definição, faróis Full LED com comutação automática, sensor de chuva, sistema Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico e sistema Start&Stop. As rodas de liga leve de 18 polegadas completam o visual. A segurança inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), detector de fadiga do motorista e monitoramento da pressão dos pneus.
Motorização e desempenho no dia a dia
Com as normas do Proconve L8, o motor T270 1.3 turbo flex teve leve redução de potência, passando de 186 cv para 176 cv, com torque de 27,5 kgfm, disponível já em baixas rotações. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,3 segundos, e a velocidade máxima chega a 206 km/h.
Embora não entregue a esportividade da versão 2.0 turbo, o Compass Longitude oferece desempenho suficiente para o uso urbano e rodoviário, com boas respostas em retomadas e ultrapassagens. Sobre o conhecido problema do trocador de calor, vale destacar que essa configuração não é afetada. A propósito, a Revista O Mecânico já publicou matérias aprofundadas sobre o tema, com análises e opiniões de especialistas do setor, o que é uma boa leitura para quem deseja entender melhor essa questão técnica.
Conforto e consumo
Um diferencial em relação aos rivais chineses, como BYD Song Plus e GWM Haval H6, é a suspensão do Compass, mais firme e adaptada ao gosto do público brasileiro, garantindo estabilidade sem comprometer o conforto.
Durante uma semana de testes com etanol, o Compass Longitude registrou média de 20,5 km/l na cidade. Na estrada, com auxílio do controle de cruzeiro adaptativo e velocidade média de 100 km/h, alcançou 22,7 km/l, números expressivos para um SUV médio a combustão e que reforçam seu bom equilíbrio entre performance e eficiência.
Vale a pena?
O Jeep Compass Longitude reafirma sua posição como uma das opções mais racionais do segmento. Oferece conforto, tecnologia de ponta e consumo eficiente, com o diferencial de uma mecânica conhecida e confiável. Por R$ 192,9 mil, o SUV entrega o essencial com bom acabamento e itens de série e mantendo relevância mesmo diante da crescente concorrência dos modelos chineses e híbridos. Claro, faltam ajustes elétricos do bancos, sensor de estacionamento dianteiro, fechamento elétrico do porta-malas, assim como um teto solar, que vai sair mais caro nas outras versões.
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