Em 2022 a Volkswagen irá encerrar a carreira de sucesso do Gol. O compacto já tem 42 anos de mercado e por muitos anos foi o líder de venda no Brasil. Uma forma de manter o carro fresco na cabeça dos consumidores é lançando edições especiais, e o Gol teve várias.
A Volkswagen fez diversas edições do Gol e com os mais diferentes intuitos. Algumas são focadas em custo-benefício, outras comemorativas de eventos e tiveram até inspirada em corridas. Separamos aqui as cinco mais interessantes.
VEJA TAMBÉM:
O adesivo no vigia seria repetido mais tarde pelo Gol GT
Propaganda em espanhol fazia referência a Copa do Mundo realizada na Espanha
A primeira edição especial foi também uma das mais trabalhadas. O Gol Copa foi lançado em 1982 para celebrar a Copa do Mundo realizada na Espanha. Escolher o hatch da Volkswagen para isso era uma decisão óbvia, pois seu nome já remetia ao futebol.
O Copa pode ser chamado de pai da versão esportiva GT, pois trazia faróis de neblina, rodas de liga leve, aplique entre as lanternas e outros adereços que traziam visual mais esportivo. O detalhe mais curioso era a manopla do câmbio, que imitava uma bola de futebol. Uma ideia retirada do Golf, que tinha manopla inspirada na bolinha do esporte.
O motor era o mais potente disponível até então, o 1.6 refrigerado a água — que ganharia o nome AP futuramente. A edição Copa foi reeditada em 1994 e em 2006. A VW voltou a homenagear a Copa do Mundo, mas isso veremos adiante.
O Fun trazia faróis combinando com a cor da carroceria
De tempos em tempos os fabricantes tentam emplacar carros mais coloridos no mercado brasileiros, mas no final a escolha da maior parte dos consumidores vai para o trio preto, prata e branco. A Gol Fun, de 2001, foi uma edição oferecida apenas com cores marcantes e com um diferencial: a máscara do farol acompanha a cor da carroceria.
O Gol Fun usava o motor 1.0 16v, que na época tinha o apelo de ser o 1.0 mais forte do mercado, com “espantosos” 70 cv e 9,4 kgfm de torque. Ela adicionava os faróis de dupla parábola coloridos, direção hidráulica, vidros verdes, rodas de liga leve aro 14 e bancos com regulagem de altura.
O Gol estava com bons resultados no campeonato de rali e ganhou uma edição especial
A terceira geração do Volkswagen Gol foi uma das mais bem sucedidas e recebeu muitas edições especiais. O Rallye foi feito em referência a participação do compacto no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. O lançamento foi em 2004 e trazia apenas o motor 1.6, pois o carro corria na categoria 1600.
A suspensão era elevada em 27 mm, fazendo do Rallye o primeiro Gol “aventureiro” da história. Mas a decoração não era chamativa como a da linha Adventure da Fiat, o modelo era diferenciado pelas rodas de 15 polegadas pintadas de branco, adesivos e faróis com máscara negra.
Por dentro ele trazia bancos com padronagem exclusiva, novo grafismo no painel de instrumentos e volante esportivo. O pacote de equipamentos não era fechado, portanto itens como ar-condicionado, alarme e sistema de som eram opcionais.
Edição Vintage comemorava os 30 anos do compacto
Ela trazia de brinde uma guitarra Tagima
Existem edições especiais que parecem feitas para serem vendidas a colecionadores, como as versões de despedida da Kombi e do Uno. O Gol Vintage é um desses carros, principalmente se for levar em consideração o brinde que vinha junto.
Ele veio para celebrar os 30 anos do Gol e, por isso, teve apenas 30 unidades produzidas. Todas com pintura branca e faixas pretas. As rodas eram exclusivas e igualmente pintadas de branco. Por dentro essa temática repetia nos bancos e detalhes do painel.
O destaque fica no porta-malas: um amplificador feito sob medida junto de uma guitarra Tagima personalizada. Quem quiser (ou souber) pode simplesmente plugar a guitarra no carro e fazer um sol em seu Gol Vintage.
A edição de Copa do Mundo passou a ser Seleção em 2010
O último Gol Copa foi em 2006, para a Copa do Mundo de 2010 a Volkswagen optou por chamar a edição comemorativa de Seleção. Na época a marca patrocinava a seleção brasileira, por isso o carro trazia o escudo da CBF costurado nos bancos.
Na copa seguinte, a edição Seleção voltou, dessa vez com decoração mais trabalhada. A lateral ganhou uma faixa adesiva, o escudo da CBF passou a vir também em um adesivo na lateral e as rodas de liga leve traziam desenho inspirado em uma bola de futebol. Por dentro haviam detalhes em amarelo e padronagem dos bancos inspirada em bola de futebol.
Em janeiro de 1995 os britânicos do The Rolling Stones fizeram sua primeira passagem no Brasil. A banda inglesa já tinha mais 30 anos de estrada e nunca tinha se apresentado em terras tupiniquins. E para celebrar as cinco noites de show (três no Pacaembu e duas apresentações no Maracanã), a Volkswagen resolveu criar uma série especial do Gol, que tinha ganho segunda geração meses antes.
You Got Me Rocking: Gol Rolling Stones trazia a fita K7 do álbum “Voodoo Lounge”
O Gol Rolling Stones tinha como grande diferencial o adesivo da ilustração do álbum “Voodoo Lounge”, que dava nome à turnê, na coluna C e outro com o nome da banda, na tampa do porta-malas. De resto não tinha nada demais, as rodas eram de aço, com calotas plásticas e nada mais rebelde como aerofólio ou faróis de neblina.
A lista de conteúdos seguia o cardápio de um compacto dos anos 1990, como ar-quente, rádio com toca-fitas, desembaçadores e limpadores de para-brisas traseiro. Mas o item exclusivo desse Gol era a fita K7 do álbum.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
O post Confira as 5 edições especiais mais legais do Volkswagen Gol apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
A Volkswagen fez diversas edições do Gol e com os mais diferentes intuitos. Algumas são focadas em custo-benefício, outras comemorativas de eventos e tiveram até inspirada em corridas. Separamos aqui as cinco mais interessantes.
VEJA TAMBÉM:
- Carros mais vendidos de Julho: Gol desbanca Strada e se torna modelo com mais emplacamentos
- Gol Last Edition: edição de despedida do hatch pode chegar com preços de T-Cross
- Conheça o ‘Gol da Ford’, o carro que acabou com a união VW e Ford
1. Gol Copa
O adesivo no vigia seria repetido mais tarde pelo Gol GT
Propaganda em espanhol fazia referência a Copa do Mundo realizada na Espanha
A primeira edição especial foi também uma das mais trabalhadas. O Gol Copa foi lançado em 1982 para celebrar a Copa do Mundo realizada na Espanha. Escolher o hatch da Volkswagen para isso era uma decisão óbvia, pois seu nome já remetia ao futebol.
O Copa pode ser chamado de pai da versão esportiva GT, pois trazia faróis de neblina, rodas de liga leve, aplique entre as lanternas e outros adereços que traziam visual mais esportivo. O detalhe mais curioso era a manopla do câmbio, que imitava uma bola de futebol. Uma ideia retirada do Golf, que tinha manopla inspirada na bolinha do esporte.
O motor era o mais potente disponível até então, o 1.6 refrigerado a água — que ganharia o nome AP futuramente. A edição Copa foi reeditada em 1994 e em 2006. A VW voltou a homenagear a Copa do Mundo, mas isso veremos adiante.
2. Gol Fun
O Fun trazia faróis combinando com a cor da carroceria
De tempos em tempos os fabricantes tentam emplacar carros mais coloridos no mercado brasileiros, mas no final a escolha da maior parte dos consumidores vai para o trio preto, prata e branco. A Gol Fun, de 2001, foi uma edição oferecida apenas com cores marcantes e com um diferencial: a máscara do farol acompanha a cor da carroceria.
O Gol Fun usava o motor 1.0 16v, que na época tinha o apelo de ser o 1.0 mais forte do mercado, com “espantosos” 70 cv e 9,4 kgfm de torque. Ela adicionava os faróis de dupla parábola coloridos, direção hidráulica, vidros verdes, rodas de liga leve aro 14 e bancos com regulagem de altura.
3. Gol Rallye
O Gol estava com bons resultados no campeonato de rali e ganhou uma edição especial
A terceira geração do Volkswagen Gol foi uma das mais bem sucedidas e recebeu muitas edições especiais. O Rallye foi feito em referência a participação do compacto no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. O lançamento foi em 2004 e trazia apenas o motor 1.6, pois o carro corria na categoria 1600.
A suspensão era elevada em 27 mm, fazendo do Rallye o primeiro Gol “aventureiro” da história. Mas a decoração não era chamativa como a da linha Adventure da Fiat, o modelo era diferenciado pelas rodas de 15 polegadas pintadas de branco, adesivos e faróis com máscara negra.
Por dentro ele trazia bancos com padronagem exclusiva, novo grafismo no painel de instrumentos e volante esportivo. O pacote de equipamentos não era fechado, portanto itens como ar-condicionado, alarme e sistema de som eram opcionais.
4. Gol Vintage
Edição Vintage comemorava os 30 anos do compacto
Ela trazia de brinde uma guitarra Tagima
Existem edições especiais que parecem feitas para serem vendidas a colecionadores, como as versões de despedida da Kombi e do Uno. O Gol Vintage é um desses carros, principalmente se for levar em consideração o brinde que vinha junto.
Ele veio para celebrar os 30 anos do Gol e, por isso, teve apenas 30 unidades produzidas. Todas com pintura branca e faixas pretas. As rodas eram exclusivas e igualmente pintadas de branco. Por dentro essa temática repetia nos bancos e detalhes do painel.
O destaque fica no porta-malas: um amplificador feito sob medida junto de uma guitarra Tagima personalizada. Quem quiser (ou souber) pode simplesmente plugar a guitarra no carro e fazer um sol em seu Gol Vintage.
5. Gol Seleção
A edição de Copa do Mundo passou a ser Seleção em 2010
O último Gol Copa foi em 2006, para a Copa do Mundo de 2010 a Volkswagen optou por chamar a edição comemorativa de Seleção. Na época a marca patrocinava a seleção brasileira, por isso o carro trazia o escudo da CBF costurado nos bancos.
Na copa seguinte, a edição Seleção voltou, dessa vez com decoração mais trabalhada. A lateral ganhou uma faixa adesiva, o escudo da CBF passou a vir também em um adesivo na lateral e as rodas de liga leve traziam desenho inspirado em uma bola de futebol. Por dentro haviam detalhes em amarelo e padronagem dos bancos inspirada em bola de futebol.
Bônus: Gol Rolling Stones
Em janeiro de 1995 os britânicos do The Rolling Stones fizeram sua primeira passagem no Brasil. A banda inglesa já tinha mais 30 anos de estrada e nunca tinha se apresentado em terras tupiniquins. E para celebrar as cinco noites de show (três no Pacaembu e duas apresentações no Maracanã), a Volkswagen resolveu criar uma série especial do Gol, que tinha ganho segunda geração meses antes.
You Got Me Rocking: Gol Rolling Stones trazia a fita K7 do álbum “Voodoo Lounge”
O Gol Rolling Stones tinha como grande diferencial o adesivo da ilustração do álbum “Voodoo Lounge”, que dava nome à turnê, na coluna C e outro com o nome da banda, na tampa do porta-malas. De resto não tinha nada demais, as rodas eram de aço, com calotas plásticas e nada mais rebelde como aerofólio ou faróis de neblina.
A lista de conteúdos seguia o cardápio de um compacto dos anos 1990, como ar-quente, rádio com toca-fitas, desembaçadores e limpadores de para-brisas traseiro. Mas o item exclusivo desse Gol era a fita K7 do álbum.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
O post Confira as 5 edições especiais mais legais do Volkswagen Gol apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...