Notícia Conheça o ‘Gol da Ford’, o carro que acabou com a união VW e Ford

Durante a Autolatina a Ford pôde usar os motores AP da Volkswagen e fez o Versailles, sua versão do Santana. Já a VW usou o motor CHT e produziu alguns carros com a plataforma do Escort. Mas o segmento de compactos ficou de fora, com o fabricante americano sem poder fazer sua versão do Gol.

Isso não foi por falta de tentativa, o Escort de quarta geração estava defasado e o de quinta cresceu. Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, fez mais uma publicação em suas redes sociais, dessa fez é de um estudo do “Gol da Ford”.


VEJA TAMBÉM:


Segundo o designer, esse projeto ajudou a terminar com a Autolatina. A Ford vender um carro derivado do Volkswagen Gol não estava no contrato. Além disso o mercado estava evoluindo, perdendo o sentido de ter dois carros concorrendo entre si no mesmo grupo.

As diferenças no design do Gol para o hatch da Ford​


Pela placa do modelo em argila, o Gol da Ford estava planejado para 1996. Enquanto o hatch da Volkswagen trazia desenho mais simples e conservador, o da Ford era mais trabalhado. Ele seguia o estilo liftback do Escort, com uma traseira mais destacada.

Além disso, o Gol da Ford trazia lanternas unidas por uma peça no porta-malas, recurso que era usado por carros maiores da marca. As rodas eram inspiradas nas do Mondeo V6 e as maçanetas são circulares. Porém a origem aparece nas portas dianteiras do VW Gol.

Curiosamente, hoje a Stellantis está promovendo um compartilhamento de componentes similar ao que era a Autolatina. Fiat, Peugeot e a Citroën possuem seus compactos brigando entre si e até compartilhando motor. Mas essa fusão moderna parece estar funcionando melhor que a antiga.

Já o Gol da Volkswagen está no fim de carreira, seu sucessor será o Polo Track:


O post Conheça o ‘Gol da Ford’, o carro que acabou com a união VW e Ford apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top