A Nissan está trabalhando no Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologias no Brasil, por isso trouxe do Japão uma frota de carros 100% elétricos. São pouco mais de 70 unidades do Nissan Ariya, um dos modelos mais avançados da marca em todo o mundo.
No entanto, mesmo com todo dinheiro do mundo, você não poderia comprá-lo no mercado brasileiro, pois esse SUV médio será utilizado apenas para testes e inclusive possui tecnologias voltadas para a direção autônoma que nem são permitidos pela legislação brasileira.
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O objetivo do Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologia é ir além dos testes desenvolvidos pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento da Nissan. Dessa forma, o estudo vai ser realizado a partir de avaliações de tecnologias e equipamentos que a empresa adota em outros mercados em uso real, ou seja, no dia a dia em diferentes estados brasileiros.
Por isso, as unidades novas e importadas para o projeto, serão usadas como carros comuns por um grupo de concessionários e funcionários, e também em ações especiais da empresa, como foi o caso do evento Nissan Mulheres 2025.
Assim, em vez de um ou dois carros em testes controlados e direcionados para avaliações pelas equipes de engenharia, haverá no país, de uma só vez, uma frota inteira em circulação, potencializando a coleta de dados. As informações geradas pelos veículos serão acompanhadas por um grupo multidisciplinar da empresa.
A expectativa é que o projeto contribua para disseminar e aumentar o conhecimento local sobre tecnologias avançadas e de eletrificação, auxiliando a Nissan na definição de seus passos futuros em termos de mobilidade elétrica, tecnologias de segurança e entretenimento no Brasil.
De acordo com Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil:
O Nissan Ariya chega ao Brasil em quatro versões, são elas:
O Elétrico ainda conta com baterias de 66 kWh (Engage e Engage e-4ORCE) ou 91 kWh (Engage+ e-4ORCE e Platinum e-4ORCE), podendo oferecer até 533 km de autonomia. Em questões de design ele possui uma pegada mais futurista e minimalista com curvas aerodinâmicas e linhas marcantes.
Modelo possui visual moderno e detalhes iluminados em LED, como a logo da marca e o nome “Ariya”.
O Nissan Ariya conta com dimensões generosas e um grande espaço interno:
Por ser um dos modelos mais tecnológicos do mundo, o Nissan Ariya conta com tecnologias de assistência ao condutor (passivas e ativas) que oferecem diferentes níveis de apoio, desde auxílio no trânsito de estrada até a passagem por espaços apertados.
Assistência de manutenção em faixa conta com alertas e até mesmo intervenções do veículo.
ProPILOT Park que auxilia no estacionamento.
Interior do Nissan Ariya
Isso tudo se concentra no sistema ProPILOT 2.0 que conta com:
Mas, a grande questão é que o ProPILOT 2.0 não é permitido no Brasil, pois diversas funções, como a direção com manutenção de faixa pode ser feita sem que as mãos do motorista estivesse no volante.
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No entanto, mesmo com todo dinheiro do mundo, você não poderia comprá-lo no mercado brasileiro, pois esse SUV médio será utilizado apenas para testes e inclusive possui tecnologias voltadas para a direção autônoma que nem são permitidos pela legislação brasileira.
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Nissan Ariya é ‘cobaia’ da eletrificação no dia a dia
O objetivo do Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologia é ir além dos testes desenvolvidos pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento da Nissan. Dessa forma, o estudo vai ser realizado a partir de avaliações de tecnologias e equipamentos que a empresa adota em outros mercados em uso real, ou seja, no dia a dia em diferentes estados brasileiros.
Por isso, as unidades novas e importadas para o projeto, serão usadas como carros comuns por um grupo de concessionários e funcionários, e também em ações especiais da empresa, como foi o caso do evento Nissan Mulheres 2025.
Assim, em vez de um ou dois carros em testes controlados e direcionados para avaliações pelas equipes de engenharia, haverá no país, de uma só vez, uma frota inteira em circulação, potencializando a coleta de dados. As informações geradas pelos veículos serão acompanhadas por um grupo multidisciplinar da empresa.
A expectativa é que o projeto contribua para disseminar e aumentar o conhecimento local sobre tecnologias avançadas e de eletrificação, auxiliando a Nissan na definição de seus passos futuros em termos de mobilidade elétrica, tecnologias de segurança e entretenimento no Brasil.
De acordo com Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil:
Há anos reforçamos que a Nissan tem o compromisso de seguir inovando além do lado comercial da mobilidade elétrica no Brasil e, com esse projeto, mostramos mais uma vez que seguimos nesse caminho. Assim como fazemos mundialmente, aqui no país também pensamos em todo o ecossistema da eletrificação, com foco em buscar oportunidades para melhorar constantemente a experiência dos clientes e novas soluções tecnológicas que contribuam para a evolução de nossos produtos.”
Como é o Nissan Ariya e o que ele oferece
O Nissan Ariya chega ao Brasil em quatro versões, são elas:
- Engage – tração dianteira, 217 cv e 30,6 kgfm;
- Engage e-4ORCE – tração integral, 339 cv e 57 kgfm;
- Engage+ e-4ORCE – tração integral, 394 cv e 61,2 kgfm;
- Platinum e-4ORCE – tração integral, 394 cv e 61,2 kgfm.
O Elétrico ainda conta com baterias de 66 kWh (Engage e Engage e-4ORCE) ou 91 kWh (Engage+ e-4ORCE e Platinum e-4ORCE), podendo oferecer até 533 km de autonomia. Em questões de design ele possui uma pegada mais futurista e minimalista com curvas aerodinâmicas e linhas marcantes.

Modelo possui visual moderno e detalhes iluminados em LED, como a logo da marca e o nome “Ariya”.
O Nissan Ariya conta com dimensões generosas e um grande espaço interno:
- Altura total: 1,67 m
- Comprimento total: 4,64 m
- Largura: 2,17 m
- Porta-malas: 460 L
Direção autônoma proibida no Brasil
Por ser um dos modelos mais tecnológicos do mundo, o Nissan Ariya conta com tecnologias de assistência ao condutor (passivas e ativas) que oferecem diferentes níveis de apoio, desde auxílio no trânsito de estrada até a passagem por espaços apertados.

Assistência de manutenção em faixa conta com alertas e até mesmo intervenções do veículo.

ProPILOT Park que auxilia no estacionamento.

Interior do Nissan Ariya
Isso tudo se concentra no sistema ProPILOT 2.0 que conta com:
- Driver Assist;
- Assistência de mudança de faixa e estacionamento;
- Suporte para ultrapassagens;
- Câmera de visão 360º;
- Retrovisores inteligentes;
- Reconhecimento de placas de trânsito;
- Alerta de ponto cego com intervenção e detecção de tráfego traseiro;
- Alerta e prevenção de colisão dianteira (com detecção de pedestre) e traseira; entre outros. Com isso, o carro sozinho segue o fluxo do trânsito, mantendo uma distância predefinida do veículo da frente, inclusive na hora de parar e arrancar.
Mas, a grande questão é que o ProPILOT 2.0 não é permitido no Brasil, pois diversas funções, como a direção com manutenção de faixa pode ser feita sem que as mãos do motorista estivesse no volante.
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