A General Motors, aqui no Brasil representada pela Chevrolet, tem se vangloriado ultimamente pela sua posição no comércio de eletrificados estadunidenses. Mas não é por menos, já que lá a marca assumiu o segundo lugar da categoria. Porém não é de hoje que ela investe na eletrificação já que desde 1969 ela já contava com seu protótipo.
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O GM EV1, lançado em 1996, foi o primeiro carro elétrico produzido em massa por uma grande montadora. O Chevrolet Volt, lançado em 2010, foi o primeiro híbrido plug-in disponível comercialmente nos EUA. 2 Mas há um GM EV muito mais antigo: o carro-conceito XP 512E de 1969.
Este pequeno conceito estreou em maio do ano em questão como parte da exposição “Progress of Power” da GM para veículos inovadores. Seu impacto foi instantâneo, já que em meio a um mercado que adora carros gigantescos, ele chegou com simples 1320 mm de entre-eixos, 2200 mm de comprimento total e 1422 mm de largura. Além de tudo, com sua carroceria em fibra de vidro ele pesava somente 567 kg.
Na parte motora este elétrico contava com uma bateria de chumbo-ácido leve de 84 volts e um motor elétrico CC montado no eixo traseiro. Esse conjunto garante 93 km de autonomia a 40 km/h, ou 76 km em sua velocidade máxima de 48 km/h.
O GM 512E foi revelado bem antes da chegada dos modernos carregadores de Nível 2; a bateria do era carregada em uma tomada doméstica típica de 115 volts, o que levava cerca de 7 horas. O carregador também complementava a bateria de 12 volts, usada para alimentar os acessórios de bordo do carro, incluindo aquecedor-desembaçador, faróis dianteiros e traseiros, indicadores de direção, limpadores de para-brisas e buzina.
Uma capota com abertura lateral e uma porta de entrada frontal mais baixa facilitavam a entrada no interior bastante apertado, onde os passageiros eram recebidos com um banco corrido, acelerador e freio convencionais.
O GM 512E foi projetado para ser conduzido com a capota dianteira levantada em dias mais amenos, o que conferia ao carro uma “aparência conversível única”, de acordo com o comunicado de imprensa da GM que anunciava o carro na época.
O 512E foi um dos três conceitos de carro urbano 512 que a GM apresentou na Progress of Power. Os outros dois incluíam um modelo roadster movido a gasolina com um motor bicilíndrico de 12 cv e baixo consumo de combustível, mas o 512E era o único realmente elétrico.
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Uma capota com abertura lateral e uma porta de entrada frontal mais baixa facilitavam a entrada no interior bastante apertado, onde os passageiros eram recebidos com um banco corrido, acelerador e freio convencionais.
O GM 512E foi projetado para ser conduzido com a capota dianteira levantada em dias mais amenos, o que conferia ao carro uma “aparência conversível única”, de acordo com o comunicado de imprensa da GM que anunciava o carro na época.
O 512E foi um dos três conceitos de carro urbano 512 que a GM apresentou na Progress of Power. Os outros dois incluíam um modelo roadster movido a gasolina com um motor bicilíndrico de 12 cv e baixo consumo de combustível, mas o 512E era o único realmente elétrico.
