Romi Isetta e DKW Vemaguete foram produzidos pela primeira vez no país em 1956

Dia 13 de maio é considerado o Dia do Automóvel, após um decreto do Getúlio Vargas. Isto posto, a Revista Carro separou os cinco primeiros modelos produzidos no Brasil. A Romi Isetta e a DKW Vemaguete foram fabricados pela primeira vez no país em 1956.

Romi Isetta
Embora exista uma polêmica com o primeiro colocado, uma vez que muitos não consideram a Romi Isetta. Todavia, apesar de ser compacto o modelo tinha quatro rodas, mesmo que pequenas e motor 1 cilindro de 300 cm³, que entregava 13 cv de potência e 1,9 kgfm de torque. O modelo foi fabricado pela Indústrias Romi, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste (SP) de junho de 1956 até 1961.

DKW Vemaguete
Meses depois, em novembro de 1956, a DKW Vemaguet, também conhecida primeiramente como DKW Universal, começou a ser produzida pela Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O modelo tinha motor três cilindros e 38 cv.

Volkswagen Kombi
Em 1957, a Volkswagen começou a fabricar a Kombi em 1957, quando a marca inaugurou a fábrica em São Bernardo do Campo. O modelo foi fabricado até 2013, quando uma versão de despedida com apenas 1200 unidades produzidas foi lançada. Anos mais tarde, o modelo voltou com uma versão totalmente elétrica, batizada de ID.Buzz e que tem como inspiração a primeira geração da Kombi.

Volkswagen Fusca
Já o Fusca, que antes era produzido em CKD, começou a ser fabricado no dia 20 de janeiro de 1959. Desde então, a data se tornou oficial para celebrar um modelo que marcou gerações no Brasil. Embora a data oficial seja 20 de janeiro, a primeira unidade nacional foi concluída em 3 de janeiro de 1959.

Equipado inicialmente com motor de 1.200 cm³, o Fusca evoluiu com motores de 1.300 cm³ (1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (1970, 52 cv, o popular “Fuscão”) e 1.600 cm³ (1974, com dupla carburação, gerando 65 cv). Em 1985, foi lançada a versão 1.600 movida a etanol. Após sair de linha em 1986, a produção foi retomada em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco. Surgiu assim o “Fusca Itamar”, produzido até 1996, exclusivamente com motor a etanol.

Renault Dauphine
Fecha o Top 5 primeiro veículos produzidos no Brasil, o Renault Dauphine, que começou a ser fabricado no Brasil em 1959, pela Willys-Overland, sob licença da Renault. Inicialmente, as vendas começaram em janeiro de 1960. O modelo tinha motor de quatro cilindros com 845 cm³ e potência de 26,5 cv.
The post Dia do Automóvel: Veja os cinco primeiros veículos fabricados no Brasil appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...