Clássico nacional é uma das estrelas do filme premiado
O filme “O Agente Secreto” é uma produção nacional recentemente premiada no Globo de Ouro nas categorias melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator, com Wagner Moura. O personagem principal do filme, do ponto de vista da cultura automotiva é claro, é um simpático Volkswagen Fusca 1972.
O carro tem destaque no início do filme onde o personagem de Wagner Moura para em um posto de gasolina. O perfil arredondado do clássico, a cor amarela, foi um pedido do diretor, Kléber Mendonça Filho.
O carro que aparece no começo do filme junto com outros clássicos nacionais tem uma história interessante e já faz parte do cinema nacional. Na década de 70 o fusca alcançou a cifra impressionante de 70% das vendas entre os veículos novos no país.
De Recife para o mundo
O personagem do filme em questão é o Piu-Piu, apelido carinhoso dado em função da cor do Fusquinha 1300 fabricado em 1972. O veículo foi localizado a partir de um contato com o Clube do Fusca de Pernambuco, que tem como um dos diretores o empresário Antoliano Azevedo.
Azevedo é fã declarado do Fusca e comprou o veículo a partir de um classificado de internet por R$ 8 mil. Depois, disse ter gasto pouco mais de R$ 30 mil em reparos e restaurações.
Assim, o clássico nacional da Volkswagen aparece no longa junto com outros clássicos da marca como a Kombi, Brasília e veículos de outras marcas como Ford Corcel, DKW Belcar, Jeep Willys entre outros.
Ainda que um fusca seja presença obrigatória em um filme de época, alguns detalhes especiais fizeram deste personagem algo ainda mais especial.
The post Dia do Fusca: Clássico do filme “O Agente Secreto” é novo personagem da cultura pop nacional appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...