Notícia Esfriou? Vendas da BYD caem pela primeira vez em 18 meses

A BYD é atualmente uma das líderes globais em vendas. Entretanto, no mês de setembro, a gigante registrou sua primeira queda nas vendas em 18 meses. A montadora entregou 396.270 unidades no mês passado; é um número 5,5% menor do que no mesmo período do ano passado.

Essa é a primeira contração da marca desde 2020, quando a pandemia de covid-19 afetou a produção e o consumo global.

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Reajuste de metas e o impacto regulatório


A BYD já havia revisado sua meta anual de vendas, diminuindo a projeção em 16%, passando de 5,5 milhões para 4,6 milhões de unidades. Segundo os executivos, a revisão não reflete fraqueza, mas sim uma adaptação estratégica diante da alta competitividade no setor.

Os meses de setembro e outubro são vistos como meses decisivos, já que normalmente são períodos de forte movimentação no mercado chinês. A partir de 2026, a China retomará gradualmente o imposto sobre a compra de veículos elétricos selecionados.

Alguns analistas acreditam que esse imposto pode antecipar as vendas, com os consumidores aproveitando os próximos anos para adquirir seus EVs com isenção fiscal.

Concorrência doméstica em ascensão e guerra de preços


O recuo da BYD ajudou alguns de seus concorrentes chineses a terem saltos. Isso reforça que a líder de vendas está sob forte pressão competitiva dentro de seu próprio mercado. Alguns destaques incluem:

  • Geely: entregou 273.125 unidades em setembro, uma alta de 35%;
  • Xpeng: entregou 41.581 unidades, um crescimento de 95%;
  • Leapmotor: chegou a 66.657 unidades, com uma alta de 97%.

Atualmente, o setor de EVs tem enfrentado uma guerra de preços quase insustentável na China. O governo local já pediu que as montadoras aumentem os pre;os. Agora, o desafio da BYD e suas concorrentes será manter a margem de lucro e estabilidade no mercado, ao mesmo tempo que buscam um crescimento no volume.

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