Notícia Exportações chinesas de veículos elétricos crescem e avançam sobre mercados globais

O ano de 2025 foi ótimo para o crescimento do mercado chinês em diversos aspectos, principalmente no setor automotivo. No mês de novembro, as montadoras chinesas exportaram 87% a mais de veículos elétricos do que no ano anterior, de acordo com dados extraídos da alfândega chinesa.

Dentre os maiores importadores de veículos chineses no último mês, o México segue como país líder, apresentando um aumento de 2.367% nas importações, chegando a quase 20 mil unidades. Em sequência, os demais países que mais importaram foram a Indonésia e a Tailândia, com 17 mil e 13 mil unidades, respectivamente.

VEJA TAMBÉM:


O crescimento do fluxo de exportação de veículos elétricos chineses vem se intensificando e se expandindo para diversos mercados. Seu mercado mais forte e consolidado é o asiático, que, no mês de novembro, concentrou cerca de 71% das exportações de veículos chineses, totalizando 110 mil unidades apenas nesse período. Durante todo o ano de 2025, estima-se que tenham sido exportados cerca de um milhão de carros apenas para a Ásia.

Os mercados europeu e latino-americano ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar. Apesar das diversas medidas para conter o avanço do mercado chinês na Europa, o continente ainda se mantém como um forte comprador, registrando 604 mil veículos importados durante 2025, um crescimento de 12% em relação a 2024, com o Reino Unido e a Bélgica como principais países consumidores.

O aumento da participação chinesa no mercado ocidental, principalmente no europeu, gera preocupação tanto entre os fabricantes locais quanto entre os políticos. As medidas adotadas por esses atores, no entanto, acabam facilitando a inserção e a popularidade dos carros chineses na Europa, além de torná-los uma alternativa para mercados emergentes.

Continue lendo...
 
Top