Modelo ganhou 50 cv em relação a versão GTB, além de ter pressão aerodinâmica cerca de 20% maior

A Ferrari revelou a 296 Speciale, uma nova versão especial do superesportivo híbrido plug-in com motor central-traseiro. Seguindo as séries especiais anteriores da marca, como Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista, a nova versão recebeu diversas melhorias voltadas para a performance. Além do conjunto mecânico, a aerodinâmica, o peso e a eletrônica embarcada tiveram aprimoramentos.
A 296 Speciale tem motorização híbrida que combina um motor V6 biturbo montado em posição central-traseira com um motor elétrico. Juntos, entregam 880 cv, que são 50 cv a mais que na 296 GTB, e a tornam a Ferrari de tração traseira mais potente da história. O motor a combustão passou por modificações derivadas da versão de pista 296 Challenge, com peças em titânio e tecnologias inspiradas na Fórmula 1.

No visual, a versão Speciale tem novo capô, entradas de ar maiores e novo difusor dianteiro. Na traseira, existem duas novas asas laterais integradas e difusor mais agressivo. As rodas forjadas de cinco raios com acabamento diamantado têm design exclusivo. No interior, há uso extensivo de fibra de carbono e alcântara, para aumentar a leveza.

Na parte estrutural, houve uma redução de peso de cerca de 60 kg em relação à 296 GTB, devido ao uso extensivo de fibra de carbono em partes da carroceria e titânio em componentes do motor. O propulsor perdeu 9 kg graças a alterações no virabrequim, nas bielas e na carcaça do bloco.
A aerodinâmica foi melhorada com novas asas laterais traseiras derivadas da 296 Challenge e novo defletor ativo com três posições. A pressão aerodinâmica total chega a 435 kg a 250 km/h, que é 20% maior à da 296 GTB, melhorando o desempenho em curvas.

O sistema de arrefecimento também foi redimensionado com novas entradas de ar, dutos otimizados e maior eficiência na gestão térmica para manter as temperaturas controladas em situações de pista. O sistema de freios também foi revisado com novas entradas de ar e defletores posicionados para dobrar o fluxo de resfriamento em relação à versão GTB, também voltado ao uso em pista.
Dinamicamente, a 296 Speciale recebeu atualizações no sistema de freios ABS Evo, no controle de tração e nas suspensões. A altura de rodagem é 5 mm menor, com rolamento em curvas reduzido em 13%.

A Ferrari 296 Speciale não teve o preço revelado, mas como a versão GTB parte de $346,950 (R$ 1.955.028 em conversão direta), o novo modelo pode superar os $ 400.000 (R$ 2.253.960).
The post Ferrari 296 recebe nova versão Speciale appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...