A Ferrari registrou um novo pedido de patente para solucionar um problema recorrente entre donos de supercarros, relacionado ao risco de arranhar o para-choque em lombadas ou rampas íngremes.
Por questões aerodinâmicas, esses componentes estão cada vez mais baixos e largos, ideais para as pistas, mas pouco práticos no uso cotidiano. Atualmente, marcas como Porsche e Chevrolet utilizam sistemas de elevação de eixo, alguns até com memória baseada em GPS, que levantam o carro automaticamente ao se aproximar de obstáculos.
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Porém, a proposta da Ferrari é diferente. O sistema utiliza sensores para medir a altura de objetos à frente do veículo. Caso o obstáculo seja alto demais para ser transposto sem contato, o carro emite um alerta sonoro ao motorista e, se ainda assim houver tentativa de avançar, freia automaticamente para evitar o impacto.
Outro diferencial é que a tecnologia não depende dos dados de velocidade dos computadores internos, mas calcula em tempo real a distância entre dois pontos para estimar a velocidade. A patente também prevê o envio de notificações para o smartphone do usuário ou para a central multimídia do veículo.
Embora alguns clientes prefiram abrir mão de sistemas de elevação para reduzir peso, a Ferrari aposta que a combinação entre sensores, alertas e frenagem automática pode oferecer uma solução mais eficiente e até mais acessível, já que dispensaria equipamentos complexos e caros.
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Por questões aerodinâmicas, esses componentes estão cada vez mais baixos e largos, ideais para as pistas, mas pouco práticos no uso cotidiano. Atualmente, marcas como Porsche e Chevrolet utilizam sistemas de elevação de eixo, alguns até com memória baseada em GPS, que levantam o carro automaticamente ao se aproximar de obstáculos.
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