Um modesto Fiat 126B — ícone da Polônia comunista — foi transformado em uma máquina de rali de alta performance e acabou como grande vencedor do Hot Wheels Legends Tour 2025. A competição premia veículos customizados que, em compensação, acabam transformados em miniaturas. O anúncio foi feito na última sexta-feira (15), após uma final global que avaliou projetos de customização de 16 países.
Batizado de “The Polonez”, o veículo construído por Paweł Czarnecki superou milhares de concorrentes e garantiu seu lugar na “Garagem das Lendas”. Como prêmio, o carro será escaneado e reproduzido em escala 1:64 pela equipe de design da Hot Wheels, tornando-se uma miniatura vendida globalmente.
VEJA TAMBÉM:
O que impressionou os jurados não foi apenas o visual, mas a complexidade técnica. Inspirado nos brutais carros de rali do Grupo B dos anos 1980, o Fiat 126B exigiu mais de 3.300 horas de dedicação — sendo 2.500 horas de trabalho manual na funilaria e mecânica, e outras 800 horas dedicadas à impressão 3D de peças exclusivas.
Sob a carroceria alargada em 47 cm por um kit widebody, o motor original de dois cilindros foi descartado. No lugar, Czarnecki instalou um propulsor 1.4 retirado de um Fiat Uno, ainda equipado com um turbocompressor Nissan 200SX GT28.
O resultado são 200 cv de potência em um chassi ultraleve, gerenciados por uma transmissão reforçada de Fiat Punto GT. O “pacote” de performance inclui ainda gaiola de proteção completa, suspensão coilover sob medida e rodas HTN Motorsport de três peças.
A competição deste ano foi a mais abrangente da história do evento, com etapas regionais nos Estados Unidos e expansão para novos territórios, como Benelux, Peru e Turquia. Czarnecki, que já havia vencido a etapa polonesa, desbancou finalistas de pesos-pesados da cultura automotiva mundial para levar o título.
Continue lendo...
Batizado de “The Polonez”, o veículo construído por Paweł Czarnecki superou milhares de concorrentes e garantiu seu lugar na “Garagem das Lendas”. Como prêmio, o carro será escaneado e reproduzido em escala 1:64 pela equipe de design da Hot Wheels, tornando-se uma miniatura vendida globalmente.
VEJA TAMBÉM:
- GWM Haval H6 2026 recebe melhorias vindas do Wey 07
- Boreal consolida nova fase da Renault no Brasil
- Funcionários de fast-food ganham desconto para comprar Dodge Hellcat de 710 cv
Que carro é esse?
O que impressionou os jurados não foi apenas o visual, mas a complexidade técnica. Inspirado nos brutais carros de rali do Grupo B dos anos 1980, o Fiat 126B exigiu mais de 3.300 horas de dedicação — sendo 2.500 horas de trabalho manual na funilaria e mecânica, e outras 800 horas dedicadas à impressão 3D de peças exclusivas.
Sob a carroceria alargada em 47 cm por um kit widebody, o motor original de dois cilindros foi descartado. No lugar, Czarnecki instalou um propulsor 1.4 retirado de um Fiat Uno, ainda equipado com um turbocompressor Nissan 200SX GT28.
O resultado são 200 cv de potência em um chassi ultraleve, gerenciados por uma transmissão reforçada de Fiat Punto GT. O “pacote” de performance inclui ainda gaiola de proteção completa, suspensão coilover sob medida e rodas HTN Motorsport de três peças.
A competição deste ano foi a mais abrangente da história do evento, com etapas regionais nos Estados Unidos e expansão para novos territórios, como Benelux, Peru e Turquia. Czarnecki, que já havia vencido a etapa polonesa, desbancou finalistas de pesos-pesados da cultura automotiva mundial para levar o título.
Continue lendo...