Lançado em 1980 a partir do Fiat 147, o Fiorino acaba de completar 45 anos de mercado. O modelo está em produção contínua desde então e se transformou em um dos veículos comerciais leves mais tradicionais do mercado. A trajetória inclui adaptações de estilo, mudanças de motorização e atualizações tecnológicas que a mantiveram competitiva por mais de quatro décadas.
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O primeiro Fiorino foi lançado no início da década de 1980, derivado do Fiat 147, com carroceria furgão voltada ao transporte de carga. A proposta era atender pequenos comerciantes e profissionais autônomos, oferecendo espaço de carga em um veículo compacto e de fácil condução nas cidades. A segunda geração foi lançada em 1988, com base na picape derivada do Uno. O modelo passou por atualizações de design, motores e capacidade de carga, ganhando versões que ampliaram sua presença no segmento.
O teto elevado é um característica do Fiorino, que permite levar muito volume no bagageiro
Em 2014, a Fiat apresentou uma geração totalmente renovada, construída sobre a base do Uno de segunda geração. O Fiorino ganhou maior capacidade de carga, segurança aprimorada e motorização mais eficiente. Essa atualização consolidou a liderança no segmento e manteve o veículo alinhado às novas exigências do mercado.
Segunda geração do Fiorino ficou em linha de 1988 a 2013
Na linha 2025, o Fiorino recebeu motor 1.3 Firefly de 107 cv, que substituiu o antigo Fire EVO 1.4, para atender a exigência do Proconve L8. A nova unidade entrega mais potência e torque, com foco em eficiência energética e redução de custos operacionais. A reboque do novo motor, o Fiorino também passou a contar com direção elétrica, além de sensor de pressão dos pneus (obrigatório) e sensor de temperatura externa.
O Fiorino ocupa posição de destaque entre os veículos comerciais leves no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2025, foram emplacadas mais de 13.400 unidades, garantindo cerca de 25,8% de participação de mercado. O modelo lidera o segmento de furgões desde 2003, com ampla aceitação entre empresas de logística, frotistas e autônomos.
Atual geração chegou em 2014, com linhas que remetem à segunda carroceria do Uno e serviu de base para a prima francesa Partner Rapid
Além do desempenho nas vendas, o Fiorino conquistou reconhecimento em estudos de mercado. Nos últimos anos recebeu prêmios como “Melhor Revenda”, “Maior Valor de Revenda” e “Campeão de Revenda”, reforçando sua imagem de confiabilidade e custo-benefício a longo prazo.
Ao longo de 45 anos, o Fiorino, ao lado da Kombi, se tornou uma das opções mais acessíveis para prestadores de serviço de entregas. Hoje, o modelo tem como concorrente o Peugeot Partner Rapid (que é um clone do Fiorino), além do Renault Kangoo, que retornou ao mercado importado da Argentina.
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O primeiro Fiorino foi lançado no início da década de 1980, derivado do Fiat 147, com carroceria furgão voltada ao transporte de carga. A proposta era atender pequenos comerciantes e profissionais autônomos, oferecendo espaço de carga em um veículo compacto e de fácil condução nas cidades. A segunda geração foi lançada em 1988, com base na picape derivada do Uno. O modelo passou por atualizações de design, motores e capacidade de carga, ganhando versões que ampliaram sua presença no segmento.

O teto elevado é um característica do Fiorino, que permite levar muito volume no bagageiro
Em 2014, a Fiat apresentou uma geração totalmente renovada, construída sobre a base do Uno de segunda geração. O Fiorino ganhou maior capacidade de carga, segurança aprimorada e motorização mais eficiente. Essa atualização consolidou a liderança no segmento e manteve o veículo alinhado às novas exigências do mercado.

Segunda geração do Fiorino ficou em linha de 1988 a 2013
Fiorino 2025
Na linha 2025, o Fiorino recebeu motor 1.3 Firefly de 107 cv, que substituiu o antigo Fire EVO 1.4, para atender a exigência do Proconve L8. A nova unidade entrega mais potência e torque, com foco em eficiência energética e redução de custos operacionais. A reboque do novo motor, o Fiorino também passou a contar com direção elétrica, além de sensor de pressão dos pneus (obrigatório) e sensor de temperatura externa.
Liderança de mercado
O Fiorino ocupa posição de destaque entre os veículos comerciais leves no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2025, foram emplacadas mais de 13.400 unidades, garantindo cerca de 25,8% de participação de mercado. O modelo lidera o segmento de furgões desde 2003, com ampla aceitação entre empresas de logística, frotistas e autônomos.

Atual geração chegou em 2014, com linhas que remetem à segunda carroceria do Uno e serviu de base para a prima francesa Partner Rapid
Além do desempenho nas vendas, o Fiorino conquistou reconhecimento em estudos de mercado. Nos últimos anos recebeu prêmios como “Melhor Revenda”, “Maior Valor de Revenda” e “Campeão de Revenda”, reforçando sua imagem de confiabilidade e custo-benefício a longo prazo.
Ao longo de 45 anos, o Fiorino, ao lado da Kombi, se tornou uma das opções mais acessíveis para prestadores de serviço de entregas. Hoje, o modelo tem como concorrente o Peugeot Partner Rapid (que é um clone do Fiorino), além do Renault Kangoo, que retornou ao mercado importado da Argentina.
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