A Stellantis lançou a linha 2026 da Ram Rampage com reduções no preço de tabela, enquanto a Fiat Toro ganhou um banho de loja e ficou mais cara. Com isso, ambas caminhonetes intermediárias ficaram com versões na faixa de R$ 227 mil.
A Fiat Toro Ranch, versão topo de linha, agora custa R$ 228.490, enquanto a Ram Rampage Big Horn custa R$ 226.990. Ambas utilizam o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 2.2 turbodiesel, o câmbio automático de 9 marchas e a tração integral.
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Mas, afinal, qual caminhonete é mais vantajosa? A veterana da Fiat em sua versão mais recheada, ou a porta de entrada para a Ram? Comparamos ambas para ver onde cada uma se destaca.
Ambas usam o mesmo 2.2 turbodiesel Multijet, com 200 cv e 45,9 kgfm (Foto: Ram | Divulgação)
Agora a Stellantis padronizou sua oferta de motores diesel no Brasil com o 2.2 Multijet. Tanto a Ram Rampage Big Horn quanto a Fiat Toro Ranch são equipadas apenas com ele e na mesma especificação.
O propulsor gera 200 cv e 45,9 kgfm, que são entregues por uma ampla faixa de rotações graças ao turbo de geometria variável. O câmbio ZF de 9 marchas mantém esse motor sempre cheio quando é exigido desempenho e derruba as rotações em velocidade de cruzeiro.
A Fiat Toro pesa 1.945 kg, enquanto a Ram Rampage é um pouco mais leve e pesa 1.926 kg. A diferença de desempenho é mínima e pode ser atribuída aos pneus, aerodinâmica e altura da suspensão. Vamos considerar um empate.
As pequenas diferenças no consumo são provocadas pela diferença na altura de rodagem e no tamanho dos pneus (Foto: Ram | Divulgação)
Assim como o desempenho, a diferença no consumo entre a Ram Rampage Big Horn e a Fiat Toro Ranch é praticamente nula. Até mesmo as relações de marcha e de diferencial delas são idênticas.
A Rampage foi levemente pior na estrada, o que pode ser justificado pelo altura de rodagem maior, resistência de rolagem maior causada pelos pneus mais largos e a diferença na aerodinâmica. Mas, como no desempenho, são diferenças bem pequenas para serem sentidas na prática e vamos considerar como outro empate.
A Rampage conta com alguns equipamentos a mais e um acabamento mais sofisticado (Foto: Ram | Divulgação)
As novidades da linha 2026 deixaram a Fiat Toro mais próxima da Ram Rampage na lista de equipamentos. As maiores adições foram o freio de estacionamento eletrônico, os freios a discos na traseira e os serviços conectados de série.
Em comum, ambas caminhonetes tem:
A Fiat Toro Ranch se destaca por contar com a terceira luz de freio e o banco em couro. Essa versão também traz alguns acessórios que os picapeiros gostam de instalar, como o estribo e o santantônio.
Em relação a Toro, a Rampage Big Horn traz regulagem elétrica no banco do motorista, faróis full-LED com projetores, saídas de ventilação no banco traseiro e mais entrada USB. Ela também se destaca pelo acabamento mais esmerado, com painel em material macio, revestimento maior nas portas, seletor rotativo do câmbio e um console central com mais porta objetos.
O espaço interno de ambas picapes é o mesmo, pois as medidas da cabine são idênticas. O porte maior da Rampage é devido as bitolas maiores e o desenho mais parrudo.
O banho de loja que a Fiat deu na Toro 2026 não foi suficiente para igualar o modelo a irmã. Por ser mais completa e contar com acabamento mais caprichado, a Ram Rampage Big Horn ganha nesse quesito.
A Toro revida com mais equipamentos de segurança, incluindo o pacote ADAS (Foto: Fiat | Divulgação)
A principal diferença da Rampage Big Horn para as versões superiores é não contar com o pacote ADAS nível 2 e o airbag para os joelhos do motorista. Mas ela mantém as outras seis bolsas de ar.
De positivo quanto a segurança, a Rampage também possui os faróis full-LED com projetores, que são mais eficiente e potentes que os faróis com refletores da irmã. Na linha 2026 ela ganhou os sensores de estacionamento dianteiros.
No quesito da segurança a Fiat Toro Ranch ganha com facilidade. Ela conta com um pacote ADAS mais simples, com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Ela também possui a terceira luz de freio, que está ausente na Rampage pois a nossa legislação não exige isso em picapes.
Mesmo sendo o mesmo carro por baixo da carroceria, a Toro e a Rampage são vendidas por marcas diferentes. Isso significa que as tabelas de valores cobrados nas revisões programadas são diferentes.
Os serviços são idênticos e feitos com os mesmos períodos. Ainda assim, custam mais caro nas concessionárias da Ram, com uma diferença de cerca de R$ 100. A vitória fica para a Fiat Toro. Confira as tabelas:
Os custos de manutenção e a segurança privilegiaram a Toro (Foto: Fiat | Divulgação)
Os resultados foram bastante parelhos, já que ambas são irmãs. Levando para o lado puramente técnico, a Fiat Toro vence por ter mais equipamentos de segurança e custos menores nas revisões, sem contar com a rede de concessionárias maior.
A Ram Rampage Big Horn será uma opção melhor para quem prefere ter acabamento mais caprichado e mais equipamentos de conveniência, em detrimento do pacote ADAS. Pois ao volante fica difícil diferenciar esses modelos.
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A Fiat Toro Ranch, versão topo de linha, agora custa R$ 228.490, enquanto a Ram Rampage Big Horn custa R$ 226.990. Ambas utilizam o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 2.2 turbodiesel, o câmbio automático de 9 marchas e a tração integral.
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Mas, afinal, qual caminhonete é mais vantajosa? A veterana da Fiat em sua versão mais recheada, ou a porta de entrada para a Ram? Comparamos ambas para ver onde cada uma se destaca.
Desempenho

Ambas usam o mesmo 2.2 turbodiesel Multijet, com 200 cv e 45,9 kgfm (Foto: Ram | Divulgação)
Agora a Stellantis padronizou sua oferta de motores diesel no Brasil com o 2.2 Multijet. Tanto a Ram Rampage Big Horn quanto a Fiat Toro Ranch são equipadas apenas com ele e na mesma especificação.
O propulsor gera 200 cv e 45,9 kgfm, que são entregues por uma ampla faixa de rotações graças ao turbo de geometria variável. O câmbio ZF de 9 marchas mantém esse motor sempre cheio quando é exigido desempenho e derruba as rotações em velocidade de cruzeiro.
A Fiat Toro pesa 1.945 kg, enquanto a Ram Rampage é um pouco mais leve e pesa 1.926 kg. A diferença de desempenho é mínima e pode ser atribuída aos pneus, aerodinâmica e altura da suspensão. Vamos considerar um empate.
Carro | Aceleração de zero a 100 km/h | Velocidade máxima |
---|---|---|
Toro Ranch | 9,8 s | 201 km/h |
Rampage Big Horn | 9,9 s | 196 km/h |
Consumo

As pequenas diferenças no consumo são provocadas pela diferença na altura de rodagem e no tamanho dos pneus (Foto: Ram | Divulgação)
Assim como o desempenho, a diferença no consumo entre a Ram Rampage Big Horn e a Fiat Toro Ranch é praticamente nula. Até mesmo as relações de marcha e de diferencial delas são idênticas.
A Rampage foi levemente pior na estrada, o que pode ser justificado pelo altura de rodagem maior, resistência de rolagem maior causada pelos pneus mais largos e a diferença na aerodinâmica. Mas, como no desempenho, são diferenças bem pequenas para serem sentidas na prática e vamos considerar como outro empate.
Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Toro Ranch | 10,5 km/l | 13,6 km/l |
Rampage Big Horn | 10,6 km/l | 13,3 km/l |
Equipamentos

A Rampage conta com alguns equipamentos a mais e um acabamento mais sofisticado (Foto: Ram | Divulgação)
As novidades da linha 2026 deixaram a Fiat Toro mais próxima da Ram Rampage na lista de equipamentos. As maiores adições foram o freio de estacionamento eletrônico, os freios a discos na traseira e os serviços conectados de série.
Em comum, ambas caminhonetes tem:
- 6 airbags;
- Ar-condicionado de duas zonas;
- Central multimídia com GPS nativo e espelhamento sem fio;
- Painel digital;
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
- Câmera de ré;
- Faróis full-LED;
- Chave presencial;
- Cruise control;
- Sistema de som com seis alto-falantes;
- Sensor de chuva;
- Sensor crepuscular;
- Retrovisor fotocrômico;
- Carregador de smartphone por indução.
A Fiat Toro Ranch se destaca por contar com a terceira luz de freio e o banco em couro. Essa versão também traz alguns acessórios que os picapeiros gostam de instalar, como o estribo e o santantônio.
Em relação a Toro, a Rampage Big Horn traz regulagem elétrica no banco do motorista, faróis full-LED com projetores, saídas de ventilação no banco traseiro e mais entrada USB. Ela também se destaca pelo acabamento mais esmerado, com painel em material macio, revestimento maior nas portas, seletor rotativo do câmbio e um console central com mais porta objetos.
O espaço interno de ambas picapes é o mesmo, pois as medidas da cabine são idênticas. O porte maior da Rampage é devido as bitolas maiores e o desenho mais parrudo.
O banho de loja que a Fiat deu na Toro 2026 não foi suficiente para igualar o modelo a irmã. Por ser mais completa e contar com acabamento mais caprichado, a Ram Rampage Big Horn ganha nesse quesito.
Segurança

A Toro revida com mais equipamentos de segurança, incluindo o pacote ADAS (Foto: Fiat | Divulgação)
A principal diferença da Rampage Big Horn para as versões superiores é não contar com o pacote ADAS nível 2 e o airbag para os joelhos do motorista. Mas ela mantém as outras seis bolsas de ar.
De positivo quanto a segurança, a Rampage também possui os faróis full-LED com projetores, que são mais eficiente e potentes que os faróis com refletores da irmã. Na linha 2026 ela ganhou os sensores de estacionamento dianteiros.
No quesito da segurança a Fiat Toro Ranch ganha com facilidade. Ela conta com um pacote ADAS mais simples, com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. Ela também possui a terceira luz de freio, que está ausente na Rampage pois a nossa legislação não exige isso em picapes.
Custo de revisões
Mesmo sendo o mesmo carro por baixo da carroceria, a Toro e a Rampage são vendidas por marcas diferentes. Isso significa que as tabelas de valores cobrados nas revisões programadas são diferentes.
Os serviços são idênticos e feitos com os mesmos períodos. Ainda assim, custam mais caro nas concessionárias da Ram, com uma diferença de cerca de R$ 100. A vitória fica para a Fiat Toro. Confira as tabelas:
Revisões da Fiat Toro Ranch 2.2 diesel
Revisão | Período | Valor |
---|---|---|
1ª | 1 ano ou 20 mil km de uso | R$ 1.630 |
2ª | 2 anos ou 40 mil km de uso | R$ 1.681 |
3ª | 3 anos ou 60 mil km de uso | R$ 2.060 |
4ª | 4 anos ou 80 mil km de uso | R$ 1.664 |
5ª | 5 anos ou 100 mil km de uso | R$ 1.647 |
Revisões da Ram Rampage Big Horn
Revisão | Período | Valor |
---|---|---|
1ª | 1 ano ou 20 mil km de uso | R$ 1.715 |
2ª | 2 anos ou 40 mil km de uso | R$ 1.756 |
3ª | 3 anos ou 60 mil km de uso | R$ 2.155 |
4ª | 4 anos ou 80 mil km de uso | R$ 1.756 |
5ª | 5 anos ou 100 mil km de uso | R$ 1.715 |
Veredito

Os custos de manutenção e a segurança privilegiaram a Toro (Foto: Fiat | Divulgação)
Os resultados foram bastante parelhos, já que ambas são irmãs. Levando para o lado puramente técnico, a Fiat Toro vence por ter mais equipamentos de segurança e custos menores nas revisões, sem contar com a rede de concessionárias maior.
A Ram Rampage Big Horn será uma opção melhor para quem prefere ter acabamento mais caprichado e mais equipamentos de conveniência, em detrimento do pacote ADAS. Pois ao volante fica difícil diferenciar esses modelos.
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