A Changan voltará ao Brasil. A marca chinesa que ficou conhecida nos anos 2000 (primeiramente como Chana) com seus pequenos utilitários ficou no mercado até 2016. E um dos modelos do retorno será o SUV UNI-T, e o AutoPapo flagrou o modelo pelas ruas da capital paulista.
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A marca voltará ao Brasil, no segundo semestre de 2026, de braços dados com a Caoa, e deverá ser batizada como Caoa Changan, da mesma forma que faz com Chery. A chinesa basicamente deverá ocupar a vaga deixada pela Hyundai, que passou a controlar toda sua operação no Brasil. A Caoa quer produzir os modelos no Brasil e a estreia ocorrerá com três modelos, um deles é SUV que o editor Felipe Boutros flagrou nas ruas de São Paulo.
O UNI-T é um SUV com estilo cupê de porte médio, com aproximadamente 4,50 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos. São medidas próximas do Toyota Corolla Cross (4,46 m), apenas para comparação.
Estilo cupê é identificado com facilidade, assim como as linha de cintura larga e elevada
Estiloso, o UNI-T chama atenção até mesmo sob camuflagem. O modelo tem linha de cintura elevada, com para-lamas alargados, que dão um ar robusto para o SUV. Maçanetas são embutidas, sendo que na traseira ficam rente à janela, como no Honda HR-V.
As rodas de 19 polegadas deverão ser mantidas na configuração para o Brasil e casam bem com as ponteiras quádruplas de escapamento.
Sem o “disfarce” o conjunto ótico em dois níveis chama atenção pela assinatura em LED e os faróis logo abaixo, adornados por uma moldura. É um carro muito bonito, sem aquele estilo padrão comum nos carros chineses.
O Changan UNIT-T tem estilo marcante e pouco parece com os convencionais carros chineses (Foto: Changan | Divulgação)
Não conseguimos fotografar o carro por dentro pra saber se será como no modelo vendido no Chile. Mas o SUV conta quadro de instrumentos e multimídia sobre um mesmo módulo destacado, console central elevado, transmissão por acionamento eletrônico, freio de estacionamento eletromecânico, dentre outros recursos.
O modelo já é comercializado em mercados latinos, como no Chile e Peru. Do outro lado da Cordilheira dos Andes, o modelo é oferecido em duas versões, com preços que partem de 17 milhões de pesos chilenos. Em uma conversão direta equivale a R$ 97 mil. Por lá, ele conta com os seguintes conteúdos:
O Changan UNI-T é equipado com motor Blue Core 1.5 turbo de 177 cv e 31 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão de dupla embreagem e sete marchas. A tração é dianteira. O modelo ainda conta com suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson (frente) e multilink (traseira).
Pelos padrões chilenos o consumo do UNI-T é:
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A marca voltará ao Brasil, no segundo semestre de 2026, de braços dados com a Caoa, e deverá ser batizada como Caoa Changan, da mesma forma que faz com Chery. A chinesa basicamente deverá ocupar a vaga deixada pela Hyundai, que passou a controlar toda sua operação no Brasil. A Caoa quer produzir os modelos no Brasil e a estreia ocorrerá com três modelos, um deles é SUV que o editor Felipe Boutros flagrou nas ruas de São Paulo.
O Changan UNI-T
O UNI-T é um SUV com estilo cupê de porte médio, com aproximadamente 4,50 m de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos. São medidas próximas do Toyota Corolla Cross (4,46 m), apenas para comparação.
Estilo cupê é identificado com facilidade, assim como as linha de cintura larga e elevada
Estiloso, o UNI-T chama atenção até mesmo sob camuflagem. O modelo tem linha de cintura elevada, com para-lamas alargados, que dão um ar robusto para o SUV. Maçanetas são embutidas, sendo que na traseira ficam rente à janela, como no Honda HR-V.
As rodas de 19 polegadas deverão ser mantidas na configuração para o Brasil e casam bem com as ponteiras quádruplas de escapamento.
Sem o “disfarce” o conjunto ótico em dois níveis chama atenção pela assinatura em LED e os faróis logo abaixo, adornados por uma moldura. É um carro muito bonito, sem aquele estilo padrão comum nos carros chineses.
O Changan UNIT-T tem estilo marcante e pouco parece com os convencionais carros chineses (Foto: Changan | Divulgação)
Não conseguimos fotografar o carro por dentro pra saber se será como no modelo vendido no Chile. Mas o SUV conta quadro de instrumentos e multimídia sobre um mesmo módulo destacado, console central elevado, transmissão por acionamento eletrônico, freio de estacionamento eletromecânico, dentre outros recursos.
Conteúdos do Changan UNI-T (no Chile)
O modelo já é comercializado em mercados latinos, como no Chile e Peru. Do outro lado da Cordilheira dos Andes, o modelo é oferecido em duas versões, com preços que partem de 17 milhões de pesos chilenos. Em uma conversão direta equivale a R$ 97 mil. Por lá, ele conta com os seguintes conteúdos:
Equipamentos Externos
- Retrovisores elétricos
- Limpadores de para-brisa com velocidade variável
- Sensor de chuva
- Luzes diurnas em LED
- Faróis dianteiros e traseiros em LED
- Indicadores de direção laterais
- Rodas de liga leve (19” Elite / 20” Luxury)
- Maçanetas externas na cor da carroceria
- Luzes de neblina traseiras
- Para-choques bicolor
- Retrovisores na cor da carroceria, rebatíveis e com aquecimento (desembaçador)
- Piscas integrados nos retrovisores
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Terceira luz de freio
- Spoiler traseiro
- Saída de escapamento dupla
- Abertura dos vidros e partida do motor por controle remoto
- Câmera traseira de auxílio ao estacionamento (som + imagem)
- Câmeras laterais de ponto cego
- Teto solar panorâmico com cortina elétrica
- Câmera panorâmica 360°
Equipamentos Internos
- Ar-condicionado automático (com purificador “Forest Air”)
- Saídas de ventilação traseiras
- Volante multifuncional
- Central multimídia com tela sensível ao toque de 10,3’’
- Apple CarPlay, Bluetooth e CarAuto Global
- Computador de bordo
- Câmera de ré exibida na tela
- Alavancas de ajuste de banco (manuais na Elite / elétricas na Luxury)
- Bancos em couro ecológico (Elite) ou couro natural (Luxury)
- Banco do motorista com ajuste lombar
- Descanso de braço central dianteiro e traseiro
- Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento
- Abertura de vidros e porta-malas pela chave
- Espelhos nos para-sóis
- Porta-copos dianteiros e traseiros
- Iluminação interna dianteira e no porta-malas
- Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
- Fechamento central com controle remoto
- Porta-luvas refrigerado
- Aquecimento dos bancos dianteiros (Luxury)
- Encostos de cabeça dianteiros e traseiros ajustáveis
- Rebatimento dos bancos traseiros
- Função “luzes de acompanhamento”
- Tomada 12V
- Porta-mapas e bolsos nos encostos dos bancos dianteiros
Segurança
- Airbags frontais, laterais e de cortina
- Freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- ABS com EBD
- Controle de estabilidade (ESP)
- Controle de tração (TCS)
- Assistente de partida em rampa (HHC)
- Assistente de descida (HDC)
- Assistente de frenagem de emergência (BAS, AEB-P)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Alerta e assistência de permanência em faixa (LDW, LCDA)
- Alerta de colisão frontal (FCW)
- Sistema de estacionamento automático APA 5.0 (com função remota)
- Controle de cruzeiro (convencional na Elite, adaptativo na Luxury)
- Sistema antirroubo com imobilizador
- Fechamento automático das portas acima de 20 km/h
- Coluna de direção colapsável
- Ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga
Motorização do Changan UNI-T
O Changan UNI-T é equipado com motor Blue Core 1.5 turbo de 177 cv e 31 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão de dupla embreagem e sete marchas. A tração é dianteira. O modelo ainda conta com suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson (frente) e multilink (traseira).
Pelos padrões chilenos o consumo do UNI-T é:
- Urbano: 9,5 km/l
- Rodoviário: 20,2 km/l
- Médio: 14,3 km/l
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