- Nova Ford Ranger FX4 traz proposta fora de estrada, porém trazendo mais tecnologia e conforto;
- O modelo é baseado na versão XLT e traz o mesmo preço de R$ 288.990;
- A linha 2023 da Ranger também inclui a injeção do Arla 32.
O mercado de picapes médias no Brasil é bastante diversificado: existem desde modelos simples destinados a frotas até modelos topo de linha com acabamento mais luxuoso. A Ford está tentando abranger o maior público possível com a Ranger e para isso está introduzindo um novo modelo: a FX4.
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A decoração da FX4 é mais discreta que a usada na Storm

A Ranger FX4 pode ser chamada de versão aventureira da XLT, preço e equipamentos são os mesmos

O santoantonio é exclusivo e pode ser usado para amarrar cargas
Essa versão traz uma sigla já muito usada pela marca nos EUA, onde identifica um pacote de opcionais voltado para o fora de estrada. Essa proposta aventureira pode ser confundida com a da atual Ranger Storm, mas a FX4 irá existir em conjunto com essa versão lançada em 2020.
O preço é de R$ 288.990, já com a redução de IPI inclusa. O preço é o mesmo da Ranger XLT. O único opcional é o conjunto de rodas e pneus fora de estrada da Storm, que sobe o preço para R$ 290.990.
Uma Ford Ranger aventureira, porém discreta

A grade é exclusiva e veio da Ranger XLT feita nos EUA

Os faróis usam LED nas luzes diurna, facho alto e facho baixo, sendo esse último com projetor

O estribo é do tipo plataforma
A Ranger FX4 é baseada no modelo XLT, trazendo mais tecnologia na cabine que a Storm, que é derivada do modelo XLS. Segundo a Ford, a essa nova versão da picape quer atrair um público mais aventureiro que não abre mão do conforto e da tecnologia.
Por isso, a decoração da nova Ranger FX4 é mais discreta que a da Storm. A grade dianteira possui um desenho exclusivo e veio da Ranger vendida nos EUA, o santoantônio e as rodas de 18 polegadas também são exclusivos. A decoração externa é completada pelo adesivo indicando a versão nas portas.

A Ranger FX4 traz rodas de 18 polegadas exclusivas calçadas com pneus de uso misto

As rodas de 17 polegadas da Ranger Storm com pneus fora de estrada podem ser incluídas por R$ 2.000
Essas rodas de 18 polegadas são calçadas com pneus Pirelli Scorpion ATR, classificado para uso 50% fora de estrada. A Ford também oferece o conjunto de rodas aro 17 calçada com pneus Pirelli Scorpion AT+ da Ranger Storm, mais voltados para o off-road, por um valor adicional de R$ 2.000.
A Ranger FX4 também traz molduras plásticas nos para-lamas e estribo para completar o pacote funcional. O visual é completado por detalhes em preto brilhante, como a grade, os retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro. Não existem cromados no exterior da picape.
Conforto em todos os terrenos

O interior é o mesmo da XLT, porém com detalhes em preto brilhante no lugar do acabamento prateado

Os bancos são em couro com costuras vermelhas

O espaço interno é bom para uma picape

Os retrovisores trazem rebatimento elétrico

O banco motorista conta com ajuste elétrico e lombar

Nome da versão vem gravada nos bancos

Botões no console desativam o controle de tração, aciona o bloqueio de diferencial e o controle de descida

O cambio automático é de seis velocidades
A Ford Ranger atual irá completar 10 anos de Brasil no segundo semestre do ano, porém ela se manteve atual por dentro. O pacote de equipamentos vindo da XLT fica abaixo apenas da topo de linha Limited.
A FX4 traz de série bancos em couro com regulagem elétrica para o motorista, ar condicionado automático com duas zonas, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores, central multimídia SYNC 3 e painel de instrumentos com tela digital configurável.
Junto da Ranger FX4 foi feita a estreia de dois novos acessórios: um snorkel funcional com desenho que acompanha as formas da picape; e caixas organizadoras fechadas com chave instaladas nas laterais da caçamba.
Força bruta com menos emissões

O snorkel é acessório e estará disponível para o resto da linha
O modelo FX4 estreia junto da linha 2023 da Ford Ranger, que traz como novidade o sistema de injeção do Arla 32 para o controle de emissões de poluentes. Esse sistema já era utilizado nos motores 2.2 e 3.2 na Europa.
Potência e torque não foram alterados, o motor 3.2 Duratorq de cinco cilindros que equipa a Ranger FX2 produz 200 cv 47,9 kgfm. O tanque do Arla 32 possui 20 litros de capacidade, o que rende uma autonomia entre 10 mil e 14 mil km.
Segundo a Ford, a autonomia do sistema foi pensada de modo que o reabastecimento pudesse ser feito nas revisões. O Arla 32 pode ser encontrado em postos de combustível e também nos concessionários da marca.
O sétimo modelo da Ranger

No lugar dos cromados entram detalhes em preto brilhante

O sensor de ré vem de fábrica, assim como a câmera
A gama da Ford Ranger no Brasil conta hoje com as versões XL (com cabine simples ou dupla), XLS, Black, Storm, XLT e Limited. A nova FX4 ficará ao lado da XLT em preço. Isso faz dela a picape com a gama mais diversa do mercado.
Durante o ano de 2021 a Ranger foi a terceira picape média mais vendida do Brasil, pegando a segunda colocação da Chevrolet S10 em alguns meses. Com esse incremento na oferta de modelos a picape Ford conseguirá derrubar a rival?
Não tente burlar o sistema de injeção de Arla 32, o Boris explica o motivo:
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