Picape média da Ford vive um momento de crescimento relevante dentro de um segmento competitivo
A Ford anunciou que fará 20 ações de produtos no Brasil até o fim de 2027, ampliando sua presença em segmentos estratégicos — especialmente no de picapes, onde a Ranger se consolidou como a base do negócio da marca e peça central de sua estratégia regional.
Embora a empresa não tenha revelado todos os modelos, o roteiro inclui novidades como Bronco, Territory híbrido plug-in, novas configurações da linha Transit, além de versões eletrificadas da Ranger, entre elas a aguardada Ranger híbrida plug-in com motor flex, indicada no planejamento global e já em testes em outros mercados.
A Ranger no contexto das picapes no Brasil
A picape média da Ford vive um momento de crescimento relevante dentro de um segmento competitivo, dominado por Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, e que recebeu recentemente atualizações de Amarok, Ram Rampage e modelos eletrificados em desenvolvimento por outras marcas.
Mesmo diante desse cenário acirrado, a Ranger se tornou o principal vetor de expansão da Ford no Brasil. Segundo Martín Galdeano, presidente da Ford na América do Sul, a marca acumula crescimento anual de 20% por três anos consecutivos, atingindo cerca de 50 mil veículos vendidos em 2025, resultado sustentado majoritariamente pela picape. “Nossa coluna vertebral é a Ranger, que cresceu 9% neste ano”, afirmou Galdeano.
A empresa também reforçou a importância dos investimentos recentes na modernização da fábrica de General Pacheco, responsável pela nacionalização dos motores da Ranger e pela ampliação da produção das versões cabine simples e chassi cabine, voltadas ao uso profissional.
Expansão em outros segmentos
O desempenho da linha F-150, Maverick e Territory também contribuiu para os resultados:
— F-150: crescimento de 140% no ano
— Maverick: expansão de 120%
— Territory: evolução de 55%, segundo modelo mais vendido da Ford na região sul-americana
Em veículos profissionais, a marca avançou 33%, apesar das limitações de produção no Uruguai, onde parte da linha Transit é montada.
Marca, rede e competições
Em 2025, a Ford reforçou o posicionamento “Ready Set Ford”, com foco em produtos de apelo emocional, maior presença em competições e mudanças estruturais na rede de concessionárias dentro do padrão Signature 2.0.
Segundo Marcel Bueno, diretor de Marketing, a Ford intensificará sua estratégia esportiva:
“A Ford vai retornar para a Fórmula 1 com a Red Bull e, em 2027, voltaremos também para o Hypercar do Endurance.”
A rede também vive expansão. Com 140 concessionárias, a Ford saltou da 21ª posição em satisfação da Fenabrave, em 2022, para a liderança em 2025, segundo o executivo.
Próximos passos
Com o mercado brasileiro de picapes em ritmo acelerado e tendência de eletrificação gradual — incluindo híbridos, híbridos plug-in e modelos com extensor de autonomia — a aposta da Ford na Ranger eletrificada busca manter a competitividade do modelo e ampliar a presença da marca no segmento onde ela já encontra seus melhores resultados.
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A confirmação dos novos produtos deve ocorrer ao longo dos próximos meses, quando a Ford detalhará sua estratégia para a região e o papel da Ranger nesta nova fase.
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