Notícia Ford Maverick traz soluções práticas para competir com a Fiat Toro

No dia 2 de setembro de 2021 a Ford iniciou a produção da picape Maverick no México, para a tender à demanda dos EUA. Pouco mais de um mês depois, no final de outubro, a nova picape da marca do oval azul foi confirmada para o Brasil. E o AutoPapo já foi conhecer essa novidade, que está programada para ser lançada no primeiro semestre de 2022.

Ainda não tivemos a oportunidade de dirigir a Ford Maverick, mas na apresentação estática já podemos ver o espaço interno, acabamento e a praticidade da nova picape médio-compacta. Ela será vendida no Brasil em versão única: a Lariat FX4. O pacote de equipamentos será exclusivo para o nosso mercado e bastante completo.

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A Ford Maverick é uma boa companheira para o trabalho​

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A caçamba possui volume de 943 litros, pouco maior que a da Fiat Toro, porém é mais longa e possui lateral mais baixa
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Recessos na caçamba permitem o uso de tábuas para secionar a caçamba em níveis...
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... para evitar que bagagem ou equipamentos fiquem soltos
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A tampa da caçamba possui um segundo estágio de abertura que nivela com a altura das caixas de roda. Ganchos na tampa são novidades
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Nem só de trabalho vive a Maverick, suas soluções ajudam os aventureiros e esportistas

Picapes foram feitas para serem úteis e a usabilidade foi o foco da Maverick. A caçamba traz o conceito Flex Bed, que são alguns ressaltos que permitem posicionar tábuas e criar divisórias. Para o consumidor isso é uma mão na roda, já que ele não vai ser dependente de acessórios específicos.

Nas laterais da caçamba também existes dois grandes porta-objetos com tampa. Em ambos existe um fundo falso, sem a divisória cabe garrafas grandes nesse nicho. E sob o protetor da caçamba existe preparação para uma tomada elétrica.

Capacidade de carga da Maverick​


Dados como a capacidade de carga não foram revelados. A Maverick vendida nos EUA é homologada para carregar 680 kg na caçamba e ela possui volume de 943 litros.

O interior é utilitário​

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O painel usa apenas plásticos duros, fáceis de serem limpados e aparentemente resistentes
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Texturas e detalhes deixam o painel de porta com aparência mais sofisticada
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O puxador tem esse desenho para permitir a alocação de garrafas grandes nas portas
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O porta-objetos ao lado da central é prático e possui um ressalto para evitar que os que tiver nele saia voando em acelerações

Nas fotos, o interior é bonito e tem aparência moderna. De perto ele pode decepcionar quem procura uma picape para ser usada como SUV e procura algo mais luxuoso. O painel e os painéis de porta usam apenas plástico duro como acabamento. Nas portas o plástico conta com uma textura tridimensional.

Esse acabamento tem a vantagem de ser fácil de limpar, o que retoma a proposta utilitária da Maverick. Constatando com isso estão os confortáveis bancos em couro, com as faces em marrom e as laterais em preto.

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Atrás de central vem outro porta-objetos
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Sob o banco traseiro vem um bagageiro útil
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Console conta com carregador por indução e também com um nicho para o celular ficar em pé, facilitando a consulta

Soluções práticas estão espalhadas pela cabine, como o porta-óculos com tampa no teto, um segundo porta-óculos atrás da central multimídia, um nicho ao lado da tela, generosos porta-garrafas nas portas e o carregador por indução que deixa o celular em pé, para facilitar o uso do aparelho como navegador.

O assento do banco traseiro pode ser levantando, revelando um grande espaço para levar volumes com segurança e sem preocupar em ficarem expostos na caçamba. E para aumentar ainda mais a praticidade, a Ford criou um sistema de encaixe para acessórios. O padrão desse encaixe será divulgado para os clientes criarem seus próprios acessórios com impressora 3D.

A Maverick tem motor e plataforma do Bronco Sport​

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O código FX4 indica versões com suspensão e pneu voltados ao fora de estrada nas picapes da Ford
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A Maverick conta com tração integral e pneus de uso misto
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A Maverick promete ser útil para quem precisa de um carro para o dia a dia e uma picape para o lazer
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A plataforma C2 da Ford é a base da Maverick. Mas não podemos chamá-la de picape do Bronco, ela possui um estilo distinto inspirado na nova F-150. Sob o capô está o mesmo 2.0 EcoBoost que vimos no Bronco Sport (240 cv e 38 kgfm), aliado ao cambio automático de oito marchas e tração integral.

A ficha técnica da versão brasileira ainda não foi divulgada, a Ford prometeu soltar todas as informações detalhadas no lançamento em 2022. A título de referência, a especificação norte-americana possui 253 cv e 38,2 kgfm (sim, é mais potente que o Bronco Sport).

A Maverick já chegará com acessórios exclusivos​

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O pacote de equipamentos será fechado, cabendo ao consumidor escolher apenas entre as dez opções de corres para a carroceria. Mas para se destacar a Ford irá oferecer acessórios como estribos, santoantonio e capota elétrica, todos do .

Também estão disponíveis aerofólios para o teto e para a tampa da caçamba, bagageiros fechados com chave para a caçamba e a possibilidade de fazer seus próprios acessórios com impressora 3D.

Preço da Ford Maverick​


O preço será a última informação a ser divulgada oficialmente. A Maverick tem a vantagem de ser produzida no México e será beneficiada pelo acordo comercial entre esse país e o Brasil – não tem sobretaxa de importação.

Nos EUA, a Maverick é posicionada em uma faixa de preço inferior a do Bronco Sport, fato evidenciado pelo padrão de acabamento do interior. Mexendo no configurador do site norte-americano notamos que uma Maverick Lariat FX4 completa sai mais barata que o Bronco. Portanto espere um valor abaixo dos R$ 272.650 cobrados pelo SUV.

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