No fim de 2024 o Ford Mustang GTD sagrou-se o primeiro carro americano a bater um tempo inferior a 7 segundos no circuito de Nürburgring, que por sua complexidade também é conhecido como “inferno verde”. Em 2025 a divisão esportiva da Ford não parou e com uma série de ajustes no Mustang mais potente já criado, ela bateu novamente o marco e desta vez quebrou o próprio recorde.
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O Ford Mustang GTD baixou seu tempo em 5,5 segundos, chegando assim a marca de 6 minutos e 52,072 segundos. Com isso o esportivo subiu do sexto para o quarto lugar no ranking de carros esportivos de produção no circuito alemão.
Até Abril o carro americano detinha a quinta posição, mas foi superado pela alemã Porsche, com seu 911 GT3. Nessa “revanche” de maio o estadunidense levou a melhor em cima do modelo e ainda por cima de duas variantes.
Após o feito, a fabricante estadunidense afirmou que a versão final do GTD, que começa a ser produzida neste trimestre, chegará aos clientes ainda melhor que o esperado.
Tirar 5,5 segundos de uma volta em Nürburgring é uma grande conquista. Em termos práticos, após uma volta no circuito de 20,7 km essa vantagem significa estar mais de 1.290 m à frente. E o fato de a equipe ter feito isso na nossa segunda tentativa com tempo bom vai além de uma conquista incremental”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD.
A equipe passou os últimos meses analisando onde poderia melhorar o desempenho. As mudanças realizadas incluem um ajuste de chassi revisado, com maior rigidez torcional, hardware e alinhamento de suspensão atualizados para uma dirigibilidade mais precisa, ajustes aerodinâmicos para melhorar a downforce, calibração do trem de força, comportamento revisado do ABS e do controle de tração e um novo desenvolvimento dos amortecedores com válvula ativa.
Essas mudanças foram feitas após uma revisão segundo a segundo da prova realizada em agosto em Nürburgring. Elas foram introduzidas primeiro no simulador e depois quando a equipe retornou ao circuito para realizar o seu segundo teste na pista, em abril.
Recordes de carros esportivos em Nürburgring
Baseado no Mustang GT3, o GTD traz um motor V8 5.2 com supercharger e cárter seco, capaz de atingir até 815 cv. Ele combina um câmbio de dupla embreagem de 8 marchas no eixo traseiro.
Sua carroceria usa fibra de carbono em componentes como capô, teto e para-lamas, enquanto o eixo cardã também adota o material. A suspensão ativa, inspirada no Ford GT, ajusta a altura do carro, oferecendo precisão máxima.
O modelo possui rodas de alumínio forjado ou magnésio como opcional, com pneus largos de 345 mm atrás e 325 mm na frente. É um carro de dois lugares, com componentes de titânio reciclados de caças F-22 Raptor no interior, como as borboletas do câmbio e o seletor giratório.
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O Ford Mustang GTD baixou seu tempo em 5,5 segundos, chegando assim a marca de 6 minutos e 52,072 segundos. Com isso o esportivo subiu do sexto para o quarto lugar no ranking de carros esportivos de produção no circuito alemão.
Até Abril o carro americano detinha a quinta posição, mas foi superado pela alemã Porsche, com seu 911 GT3. Nessa “revanche” de maio o estadunidense levou a melhor em cima do modelo e ainda por cima de duas variantes.
Após o feito, a fabricante estadunidense afirmou que a versão final do GTD, que começa a ser produzida neste trimestre, chegará aos clientes ainda melhor que o esperado.

Tirar 5,5 segundos de uma volta em Nürburgring é uma grande conquista. Em termos práticos, após uma volta no circuito de 20,7 km essa vantagem significa estar mais de 1.290 m à frente. E o fato de a equipe ter feito isso na nossa segunda tentativa com tempo bom vai além de uma conquista incremental”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD.
A equipe passou os últimos meses analisando onde poderia melhorar o desempenho. As mudanças realizadas incluem um ajuste de chassi revisado, com maior rigidez torcional, hardware e alinhamento de suspensão atualizados para uma dirigibilidade mais precisa, ajustes aerodinâmicos para melhorar a downforce, calibração do trem de força, comportamento revisado do ABS e do controle de tração e um novo desenvolvimento dos amortecedores com válvula ativa.
Essas mudanças foram feitas após uma revisão segundo a segundo da prova realizada em agosto em Nürburgring. Elas foram introduzidas primeiro no simulador e depois quando a equipe retornou ao circuito para realizar o seu segundo teste na pista, em abril.

Recordes de carros esportivos em Nürburgring
Colocação | Tempo de volta | Veículo | Motorista | Data |
---|---|---|---|---|
1º | 6:43.300 | Kit de desempenho Porsche 991 GT2 RS Manthey | Lars Kern | 14.06.2021 |
2º | 6:48.047 | Mercedes-AMG GT Black Series | Maro Engel | 04.11.2020 |
3º | 6:49.328 | Porsche 911 GT3 RS | Jörg Bergmeister | 05.10.2022 |
4º | 6:52.072 | Ford Mustang GTD | Dirk Müller | 09.04.2025 |
5º | 6:55.737 | Kit de desempenho Porsche 911 GT3 Manthey | Kevin Estre | 21.04.2022 |
6º | 6:56.294 | Porsche 911 GT3 | Jörg Bergmeister | 08.04.2025 |
7º | 6:57.685 | Ford Mustang GTD | Dirk Müller | 07.08.2024 |
8º | 6:59.930 | Porsche 911 GT3 | Lars Kern | 15.09.2020 |
9º | 7:03.121 | Kit Porsche 718 GT4 RS Manthey | Jörg Bergmeister | 09.05.2023 |
10º | 7:09.300 | Porsche 718 Cayman GT4 RS | Jörg Bergmeister | 17.09.2021 |
Ford Mustang GTD
Baseado no Mustang GT3, o GTD traz um motor V8 5.2 com supercharger e cárter seco, capaz de atingir até 815 cv. Ele combina um câmbio de dupla embreagem de 8 marchas no eixo traseiro.
Sua carroceria usa fibra de carbono em componentes como capô, teto e para-lamas, enquanto o eixo cardã também adota o material. A suspensão ativa, inspirada no Ford GT, ajusta a altura do carro, oferecendo precisão máxima.
O modelo possui rodas de alumínio forjado ou magnésio como opcional, com pneus largos de 345 mm atrás e 325 mm na frente. É um carro de dois lugares, com componentes de titânio reciclados de caças F-22 Raptor no interior, como as borboletas do câmbio e o seletor giratório.
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