A cor da fumaça que sai do escapamento de um carro serve como sinal de qual problema pode estar ocorrendo no motor. Uma situação comum é que ela seja branca, vamos explicar aqui o que ela pode significar.
Um carro com o funcionamento correto não emite fumaça visível. Apenas os motores dois tempos que fazem isso, com a característica fumaça azul.
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Quando o carro começa a emitir fumaça branca pelo escapamento, o sintoma mais comum é que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto do combustível. Existem três principais fatores que geram isso.
O mais comum — e simples de resolver — é quando a junta de cabeçote está trincada. Ela forma a vedação entre o bloco e o cabeçote do motor.
A trinca ou outros danos na junta faz que o líquido de arrefecimento que passa do bloco para o cabeçote vase para dentro das câmaras de combustão. Pode ocorrer a queima do óleo junto.
Se o problema for esse, a solução é simples: trocar a junta do cabeçote. A peça em si não é cara, mas a troca exige desmontar parte do motor. E como houve a fumaça branca, é recomendado também trocar o líquido de arrefecimento.
A emissão de fumaça branca pelo escapamento pode ser causada também por trincas ou danos no cabeçote. Dependendo de qual é o problema, uma retífica pode resolver, mas em casos mais graves é preciso trocar toda a peça.
Danos similares no bloco do motor também podem gerar a queima do líquido de arrefecimento, gerando a fumaça branca. Aqui a solução é a mesma do cabeçote: uma retífica em casos mais simples ou a troca do bloco em casos mais graves.
No caso da troca, seja do bloco ou do cabeçote, o valor é bem mais caro. Em alguns modelos de motor não é possível realizar a retífica, tornando essa troca obrigatória.
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Um carro com o funcionamento correto não emite fumaça visível. Apenas os motores dois tempos que fazem isso, com a característica fumaça azul.
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Fumaça branca no escapamento
Quando o carro começa a emitir fumaça branca pelo escapamento, o sintoma mais comum é que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto do combustível. Existem três principais fatores que geram isso.
O mais comum — e simples de resolver — é quando a junta de cabeçote está trincada. Ela forma a vedação entre o bloco e o cabeçote do motor.
A trinca ou outros danos na junta faz que o líquido de arrefecimento que passa do bloco para o cabeçote vase para dentro das câmaras de combustão. Pode ocorrer a queima do óleo junto.
Se o problema for esse, a solução é simples: trocar a junta do cabeçote. A peça em si não é cara, mas a troca exige desmontar parte do motor. E como houve a fumaça branca, é recomendado também trocar o líquido de arrefecimento.
Fumaça branca pode indicar também problemas maiores
A emissão de fumaça branca pelo escapamento pode ser causada também por trincas ou danos no cabeçote. Dependendo de qual é o problema, uma retífica pode resolver, mas em casos mais graves é preciso trocar toda a peça.
Danos similares no bloco do motor também podem gerar a queima do líquido de arrefecimento, gerando a fumaça branca. Aqui a solução é a mesma do cabeçote: uma retífica em casos mais simples ou a troca do bloco em casos mais graves.
No caso da troca, seja do bloco ou do cabeçote, o valor é bem mais caro. Em alguns modelos de motor não é possível realizar a retífica, tornando essa troca obrigatória.
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