Notícia GM fará ação para verificação e troca de correia banhada a óleo do Onix

A novela da correia banhada a óleo do Chevrolet Onix tem dado o que falar no mercado e nas redes sociais. Isso porque a fabricante garante que a solução prevê vida útil extensa de 240 mil km. No entanto, muitos consumidores relatam que a correia dentada se partiu após rodarem uma fração da durabilidade atestada pela General Motors. As razões pela degradação acelerada da peça se deve ao uso de lubrificante inadequado.

Em entrevista ao AutoPapo Podcast, o vice-presidente da GM para a América do Sul, Fabio Rua, declarou, com exclusividade, que a montadora vai lançar uma nova campanha para os proprietários motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Segundo o executivo, ela tem como objetivo educar o consumidor sobre a importância das manutenções dentro das concessionárias.

Veja o vídeo:


VEJA TAMBÉM:



“A gente vai ajudar a resolver o problema. Os carros que eventualmente manifestaram algum problema em função da correia banhada a óleo, vamos fazer a revisão e vamos trocar essa correia. E vamos incentivá-los a voltarem com uma periodicidade maior para garantir que as coisas estejam funcionando corretamente”, declarou o vice-presidente da GM.

Para garantir a durabilidade da correia banhada, é preciso que o proprietário utilize o óleo especificado pela GM. Trata-se de um lubrificante com aditivação para que os compostos da borracha não sejam atacados provocando a escamação da correia e até mesmo o seu rompimento.

Rua não deu mais informações sobre esta ação como valores, quais modelos serão contemplados e data de início. A expectativa é que a Chevrolet revele mais detalhes ainda neste mês.

No fim do ano passado, a General Motors ou 15 anos para o componente, desde que as manutenções programadas fosse feitas dentro da concessionária.

chevrolet onix premier cofre do motor 1 0 turbo 3 cilindros detalhe tampa do óleo

Motor de três cilindros reque óleo com aditivação específica (Foto: Divulgação)

Por quê correia dentada banhada a óleo?


A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 mil e 60 mil km a depender do motor e do uso.

A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.

 
Top