Notícia Honda coloca embreagem automatizada em mais 5 de suas motos

O Eicma 2025 – salão de motos de Milão e mais importante do mundo – acontece até o dia 09 deste mês de novembro e por isso a Honda não poupou o mundo com novidades. Após apresentar um motor V3 e vários novos modelos, incluindo uma moto elétrica, a marca aproveitou para confirmar que 5 de suas motocicletas passarão a ter embreagem automatizada.

A partir de 2026 a tecnologia E-Clutch passará a ser opcional nas: XL750 Transalp, CB750 Hornet, NX500, CBR500R e CB500F Hornet.

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A Honda CB 650R foi a primeira no Brasil com a tecnologia (Foto: Honda Divulgação)

O E-Clutch foi apresentado pela primeira vez em 2024, nas quatro-cilindros CBR 650R e CB 650R, e chegou ao Brasil em 2025 equipando a naked CB 650R.

Em sua essência, a tecnologia E-Clutch permite que o motociclista dispense completamente o manete de embreagem, mantendo o controle das trocas de marcha apenas com o pedal. Tudo é comandado por uma unidade eletrônica (ECU) que atua instantaneamente, interpretando dados de rotação, aceleração e pressão no pedal para engatar ou desacoplar a embreagem com extrema precisão — sem trancos e sem perda de desempenho.

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Agora modelos como Honda XL 750 Transalp também tem a tecnologia de embreagem automatizada (Foto: Honda | Divulgação)
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Honda CB750 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)|
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Honda NX 500 (Foto: Honda | Divulgação)
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Honda CBR 500R (Foto: Honda | Divulgação)
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Honda CB 500 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)

No novo pacote apresentado em Milão, o E-Clutch aparece em modelos de 750 e 500 cm³ equipados com acelerador eletrônico (Throttle-by-Wire), o que aprimora a integração entre motor e transmissão.

Na Transalp, por exemplo, o sistema ajusta automaticamente a rotação do motor para reduzir marchas de maneira mais suave, mesmo em terrenos acidentados. Já nas CB e CBR de 500 cm³, o foco é tornar a experiência mais acessível a pilotos iniciantes sem abrir mão da esportividade.

Enquanto na Europa a tecnologia se espalha rapidamente, no Brasil o E-Clutch ainda está restrito à CB 650R. A Honda não confirmou quando as novas versões equipadas com o sistema chegarão ao país, mas a ampliação global indica que o recurso tende a se tornar um padrão nas linhas intermediárias da marca. Talvez ainda em 2026 tenhamos os modelos por aqui.

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