A Honda XL 750 Transalp foi oficialmente anunciada pela fabricante na última segunda-feira (24). Pelo preço público sugerido de R$ 65.545 o modelo chega concorrendo na categoria das trilheiras intermediárias.
Até então, o brasileiro tinha uma queridinha na categoria, a novelesca Yamaha Ténéré 700. Porém a arquirrival que chega agora também era uma grande espera. Qual destas duas ganhara a batalha?
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A Honda XL750 Transalp é derivada da nova CB 750 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)
Já a Yamaha Ténéré 700 é um antigo projeto que já existe mundo afora desde 2019 (Foto: Yamaha | Divulgação)
Analisando pelo que mais chama atenção, quem sai na frente é a Honda XL 750 Transalp, uma vez que a Yamaha Ténéré 700 parte de R$ 72.990, ou seja, é R$ 7.445 mais cara.
A nova Transalp também é mais eficiente quando o assunto é motorização. Mesmo que ela tenha perdido mais de 20 cv de potência por causa das leis de emissão, o conjunto bicilíndrico de 755 cm³ atinge 69,3 cv de potência e torque de 7,04 kgf.m. Já a Ténéré é capaz de pouco menos: 68.9 cv e 6,6 kgf.m.
Ambos os motores são cilíndricos (Foto: Honda | Divulgação)
Também quatro tempos e com arrefecimento liquido (Foto: Yamaha | Divulgação)
Quando o assunto desce para as suspensões e dimensões, o jogo vira. A Yamaha Ténéré 700 é bem focada para o fora de estrada e off-road e por isso seu conjunto que suporta impactos é bem eficiente.
A azulzinha teve seu quite revisado na última geração e entrega garfos invertidos de 43 mm de diâmetro, com 210 mm de curso e ajuste completo para compressão, retorno e pré-carga.
Já na traseira ela possui um sistema de link progressivo com amortecedor de alumínio e reservatório de gás ajustável sem ferramentas.
A frente alta é uma boa aposta para longas viagens (Foto: Honda | Divulgação)
Os protetores de mão são uma boa pedida para o off-road (Foto: Yamaha | Divulgação)
A nova Honda também conta com garfos invertidos, porém um pouco menores. São 200 mm de curso.
A Yamaha Ténéré 700 também é maior e mais alta que a Transalp em todas as dimensões, inclusive na altura do banco (875 mm contra 855 mm) e do solo (240 mm contra 212 mm). Essas características reforçam o estilo off-road.
Falando em banco, a Ténéré perde para a Honda no quesito conforto, uma vez que ela tem o desenho do estofado mais reto e bem voltado para o fora de estrada. Já a XL 750 Transalp tem um banco mais robusto, confortável e alto para o garupa.
Nas rodas e pneus as mesmas medidas: 90/90-21 na dianteira e 150/70-18. Ambas tem tamanho perfeito para trajetos longos e diferentes terrenos.
A Honda tem um painel TFT de 5 polegadas (Foto: Honda | Divulgação)
O visor Yamaha é verticalizado (Foto: Yamaha | Divulgação)
Na tecnologia a Yamaha volta a vencer. A Honda também traz um painel digital e completo, porém ainda sem possibilidade de conectividade com o celular, diferente da Ténéré que pode emparelhar com smartphones pelo aplicativo Y-Connect.
Ficha técnica: Honda XL 750 Transalp X Yamaha Ténéré 700
Qual a melhor?
Apontar qual das duas é a campeã seria no mínimo injusto. Mesmo se parecendo muito, cada uma delas tem seu objetivo maior.
A nova Honda XL 750 Transalp é um modelo mais misto e servirá bem no off-road e ainda melhor na estrada. Ela também é menor, mais fácil de montar e confortável tanto para o piloto, quanto para o garupa. Além de tudo ela é mais em conta.
Já a Yamaha Ténéré 700 é um modelo bem mais preparado para maiores aventuras e uma boa investida para quem quer encarar terrenos acidentados e trilhas intensas. Afinal, essa é a moto oficial da marca nos rallys mundo afora.
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Até então, o brasileiro tinha uma queridinha na categoria, a novelesca Yamaha Ténéré 700. Porém a arquirrival que chega agora também era uma grande espera. Qual destas duas ganhara a batalha?
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A Honda XL750 Transalp é derivada da nova CB 750 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)
Já a Yamaha Ténéré 700 é um antigo projeto que já existe mundo afora desde 2019 (Foto: Yamaha | Divulgação)
Analisando pelo que mais chama atenção, quem sai na frente é a Honda XL 750 Transalp, uma vez que a Yamaha Ténéré 700 parte de R$ 72.990, ou seja, é R$ 7.445 mais cara.
A nova Transalp também é mais eficiente quando o assunto é motorização. Mesmo que ela tenha perdido mais de 20 cv de potência por causa das leis de emissão, o conjunto bicilíndrico de 755 cm³ atinge 69,3 cv de potência e torque de 7,04 kgf.m. Já a Ténéré é capaz de pouco menos: 68.9 cv e 6,6 kgf.m.
Ambos os motores são cilíndricos (Foto: Honda | Divulgação)
Também quatro tempos e com arrefecimento liquido (Foto: Yamaha | Divulgação)
Quando o assunto desce para as suspensões e dimensões, o jogo vira. A Yamaha Ténéré 700 é bem focada para o fora de estrada e off-road e por isso seu conjunto que suporta impactos é bem eficiente.
A azulzinha teve seu quite revisado na última geração e entrega garfos invertidos de 43 mm de diâmetro, com 210 mm de curso e ajuste completo para compressão, retorno e pré-carga.
Já na traseira ela possui um sistema de link progressivo com amortecedor de alumínio e reservatório de gás ajustável sem ferramentas.
A frente alta é uma boa aposta para longas viagens (Foto: Honda | Divulgação)
Os protetores de mão são uma boa pedida para o off-road (Foto: Yamaha | Divulgação)
A nova Honda também conta com garfos invertidos, porém um pouco menores. São 200 mm de curso.
A Yamaha Ténéré 700 também é maior e mais alta que a Transalp em todas as dimensões, inclusive na altura do banco (875 mm contra 855 mm) e do solo (240 mm contra 212 mm). Essas características reforçam o estilo off-road.
Falando em banco, a Ténéré perde para a Honda no quesito conforto, uma vez que ela tem o desenho do estofado mais reto e bem voltado para o fora de estrada. Já a XL 750 Transalp tem um banco mais robusto, confortável e alto para o garupa.
Nas rodas e pneus as mesmas medidas: 90/90-21 na dianteira e 150/70-18. Ambas tem tamanho perfeito para trajetos longos e diferentes terrenos.
A Honda tem um painel TFT de 5 polegadas (Foto: Honda | Divulgação)
O visor Yamaha é verticalizado (Foto: Yamaha | Divulgação)
Na tecnologia a Yamaha volta a vencer. A Honda também traz um painel digital e completo, porém ainda sem possibilidade de conectividade com o celular, diferente da Ténéré que pode emparelhar com smartphones pelo aplicativo Y-Connect.
Ficha técnica: Honda XL 750 Transalp X Yamaha Ténéré 700
| Especificação | Honda XL 750 Transalp | Yamaha Ténéré 700 |
|---|---|---|
| Tipo de motor | DOHC, 2 cilindros, 4 tempos, arref. líquido | DOHC, 8v, 2 cilindros, 4 tempos, arref. líquido |
| Capacidade volumétrica | 755 cm³ | 689 cm³ |
| Potência Máxima | 69,3 cv a 7.000 rpm | 68,9 cv a 9.000 rpm |
| Torque Máximo | 7,04 kgf.m a 7.000 rpm | 6,6 kgf.m a 6.500 rpm |
| Diâmetro x Curso | 87,0 x 63,5 mm | 80,0 x 68,6 mm |
| Taxa de Compressão | 11,0:1 | 11,5:1 |
| Injeção | Eletrônica | Eletrônica |
| Transmissão | 6 marchas | 6 marchas |
| Combustível | Gasolina | Gasolina |
| Partida | Elétrica | Elétrica |
| Tanque de combustível | 16,6 L | 16,2 L |
| Óleo do motor | 3,9 L (3,4 L na troca com filtro) | 2,6 L (2,3 L na troca com filtro) |
| Suspensão dianteira | Garfo invertido / 200 mm | Garfo invertido / 210 mm |
| Suspensão traseira | Pro-Link / 190 mm | Monocross com link / 200 mm |
| Freio dianteiro | Disco duplo 310 mm | Disco duplo 282 mm (ABS) |
| Freio traseiro | Disco 256 mm | Disco 245 mm (ABS) |
| Pneu dianteiro | 90/90-21 | 90/90-21 |
| Pneu traseiro | 150/70-18 | 150/70-18 |
| Chassi | Diamond Frame | Berço Duplo |
| Comprimento x Largura x Altura | 2325 x 838 x 1452 mm | 2370 x 935 x 1455 mm |
| Distância entre eixos | 1561 mm | 1595 mm |
| Altura mínima do solo | 212 mm | 240 mm |
| Altura do assento | 855 mm | 875 mm |
| Peso | 193 kg (seco) | 208 kg (líquido) |
Qual a melhor?
Apontar qual das duas é a campeã seria no mínimo injusto. Mesmo se parecendo muito, cada uma delas tem seu objetivo maior.
A nova Honda XL 750 Transalp é um modelo mais misto e servirá bem no off-road e ainda melhor na estrada. Ela também é menor, mais fácil de montar e confortável tanto para o piloto, quanto para o garupa. Além de tudo ela é mais em conta.
Já a Yamaha Ténéré 700 é um modelo bem mais preparado para maiores aventuras e uma boa investida para quem quer encarar terrenos acidentados e trilhas intensas. Afinal, essa é a moto oficial da marca nos rallys mundo afora.
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