Notícia Honda XL 750 Transalp ou Yamaha Ténéré 700? Qual a melhor?

A Honda XL 750 Transalp foi oficialmente anunciada pela fabricante na última segunda-feira (24). Pelo preço público sugerido de R$ 65.545 o modelo chega concorrendo na categoria das trilheiras intermediárias.

Até então, o brasileiro tinha uma queridinha na categoria, a novelesca Yamaha Ténéré 700. Porém a arquirrival que chega agora também era uma grande espera. Qual destas duas ganhara a batalha?

VEJA TAMBÉM:

honda-xl750-transalp-1.png

A Honda XL750 Transalp é derivada da nova CB 750 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)
yamaha-tenere-700-2025-1-1920x1080.jpg

Já a Yamaha Ténéré 700 é um antigo projeto que já existe mundo afora desde 2019 (Foto: Yamaha | Divulgação)

Analisando pelo que mais chama atenção, quem sai na frente é a Honda XL 750 Transalp, uma vez que a Yamaha Ténéré 700 parte de R$ 72.990, ou seja, é R$ 7.445 mais cara.

A nova Transalp também é mais eficiente quando o assunto é motorização. Mesmo que ela tenha perdido mais de 20 cv de potência por causa das leis de emissão, o conjunto bicilíndrico de 755 cm³ atinge 69,3 cv de potência e torque de 7,04 kgf.m. Já a Ténéré é capaz de pouco menos: 68.9 cv e 6,6 kgf.m.

honda-xl750-transalp-4.png

Ambos os motores são cilíndricos (Foto: Honda | Divulgação)
2023-yamaha-xtz700-eu-detail-001-1920x1080.png

Também quatro tempos e com arrefecimento liquido (Foto: Yamaha | Divulgação)

Quando o assunto desce para as suspensões e dimensões, o jogo vira. A Yamaha Ténéré 700 é bem focada para o fora de estrada e off-road e por isso seu conjunto que suporta impactos é bem eficiente.

A azulzinha teve seu quite revisado na última geração e entrega garfos invertidos de 43 mm de diâmetro, com 210 mm de curso e ajuste completo para compressão, retorno e pré-carga.

Já na traseira ela possui um sistema de link progressivo com amortecedor de alumínio e reservatório de gás ajustável sem ferramentas.

honda-xl750-transalp-5.png

A frente alta é uma boa aposta para longas viagens (Foto: Honda | Divulgação)
yamaha-tenere-700-2021-6.jpg

Os protetores de mão são uma boa pedida para o off-road (Foto: Yamaha | Divulgação)

A nova Honda também conta com garfos invertidos, porém um pouco menores. São 200 mm de curso.

A Yamaha Ténéré 700 também é maior e mais alta que a Transalp em todas as dimensões, inclusive na altura do banco (875 mm contra 855 mm) e do solo (240 mm contra 212 mm). Essas características reforçam o estilo off-road.

Falando em banco, a Ténéré perde para a Honda no quesito conforto, uma vez que ela tem o desenho do estofado mais reto e bem voltado para o fora de estrada. Já a XL 750 Transalp tem um banco mais robusto, confortável e alto para o garupa.

Nas rodas e pneus as mesmas medidas: 90/90-21 na dianteira e 150/70-18. Ambas tem tamanho perfeito para trajetos longos e diferentes terrenos.

honda-xl750-transalp-6.png

A Honda tem um painel TFT de 5 polegadas (Foto: Honda | Divulgação)
yamaha-tenere-700-2021-5.jpg

O visor Yamaha é verticalizado (Foto: Yamaha | Divulgação)

Na tecnologia a Yamaha volta a vencer. A Honda também traz um painel digital e completo, porém ainda sem possibilidade de conectividade com o celular, diferente da Ténéré que pode emparelhar com smartphones pelo aplicativo Y-Connect.

Ficha técnica: Honda XL 750 Transalp X Yamaha Ténéré 700

EspecificaçãoHonda XL 750 TransalpYamaha Ténéré 700
Tipo de motorDOHC, 2 cilindros, 4 tempos, arref. líquidoDOHC, 8v, 2 cilindros, 4 tempos, arref. líquido
Capacidade volumétrica755 cm³689 cm³
Potência Máxima69,3 cv a 7.000 rpm68,9 cv a 9.000 rpm
Torque Máximo7,04 kgf.m a 7.000 rpm6,6 kgf.m a 6.500 rpm
Diâmetro x Curso87,0 x 63,5 mm80,0 x 68,6 mm
Taxa de Compressão11,0:111,5:1
InjeçãoEletrônicaEletrônica
Transmissão6 marchas6 marchas
CombustívelGasolinaGasolina
PartidaElétricaElétrica
Tanque de combustível16,6 L16,2 L
Óleo do motor3,9 L (3,4 L na troca com filtro)2,6 L (2,3 L na troca com filtro)
Suspensão dianteiraGarfo invertido / 200 mmGarfo invertido / 210 mm
Suspensão traseiraPro-Link / 190 mmMonocross com link / 200 mm
Freio dianteiroDisco duplo 310 mmDisco duplo 282 mm (ABS)
Freio traseiroDisco 256 mmDisco 245 mm (ABS)
Pneu dianteiro90/90-2190/90-21
Pneu traseiro150/70-18150/70-18
ChassiDiamond FrameBerço Duplo
Comprimento x Largura x Altura2325 x 838 x 1452 mm2370 x 935 x 1455 mm
Distância entre eixos1561 mm1595 mm
Altura mínima do solo212 mm240 mm
Altura do assento855 mm875 mm
Peso193 kg (seco)208 kg (líquido)

Qual a melhor?

Apontar qual das duas é a campeã seria no mínimo injusto. Mesmo se parecendo muito, cada uma delas tem seu objetivo maior.

A nova Honda XL 750 Transalp é um modelo mais misto e servirá bem no off-road e ainda melhor na estrada. Ela também é menor, mais fácil de montar e confortável tanto para o piloto, quanto para o garupa. Além de tudo ela é mais em conta.

Já a Yamaha Ténéré 700 é um modelo bem mais preparado para maiores aventuras e uma boa investida para quem quer encarar terrenos acidentados e trilhas intensas. Afinal, essa é a moto oficial da marca nos rallys mundo afora.

Continue lendo...
 
Top