A Hyundai iniciou um chamado de segurança envolvendo 85.362 unidades do sedã Sonata nos Estados Unidos. O recall responde a uma falha mecânica suscetível a provocar o derretimento do tanque de combustível e, consequentemente, risco de incêndio. O defeito abrange especificamente os Sonata dos anos-modelo 2020 a 2023 equipados com o motor 1.6 turbo.
A campanha foi motivada por relatórios submetidos à NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA), que detalham a dinâmica do risco. Até o momento, a montadora identificou sete ocorrências ligadas ao defeito, embora não haja registro de acidentes ou feridos.
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A origem do problema está na válvula de controle de purga do sistema de emissões. O componente pode apresentar uma falha interna e permanecer aberto, permitindo que a pressão de ar gerada pelo turbocompressor “vaze” incorretamente para dentro do sistema de combustível.
Esse excesso de pressão faz com que o tanque de gasolina infle ligeiramente, expandindo-se além de suas dimensões projetadas. Ao dilatar, o reservatório pode encostar nas partes quentes do sistema de escapamento, o que leva ao derretimento do material plástico e potencial vazamento de combustível sobre superfície aquecida.
Os proprietários devem ficar atentos a sinais prévios, como a luz de verificação do motor acesa no painel, ruídos anormais na parte traseira ou cheiro de combustível. A Hyundai informa que a correção envolverá a atualização do software da ECU (central eletrônica) e a inspeção da válvula.
O procedimento nas concessionárias incluirá a troca da válvula de purga. Caso seja constatada deformação no tanque de combustível durante a inspeção, o reservatório inteiro será substituído sem custos.
A montadora também confirmou que reembolsará os clientes que, porventura, já tenham pago por reparos relacionados a esse defeito antes da emissão do comunicado oficial. As cartas de notificação aos proprietários afetados serão enviadas a partir de 16 de janeiro de 2026.
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A campanha foi motivada por relatórios submetidos à NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA), que detalham a dinâmica do risco. Até o momento, a montadora identificou sete ocorrências ligadas ao defeito, embora não haja registro de acidentes ou feridos.
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Entenda a falha técnica
A origem do problema está na válvula de controle de purga do sistema de emissões. O componente pode apresentar uma falha interna e permanecer aberto, permitindo que a pressão de ar gerada pelo turbocompressor “vaze” incorretamente para dentro do sistema de combustível.
Esse excesso de pressão faz com que o tanque de gasolina infle ligeiramente, expandindo-se além de suas dimensões projetadas. Ao dilatar, o reservatório pode encostar nas partes quentes do sistema de escapamento, o que leva ao derretimento do material plástico e potencial vazamento de combustível sobre superfície aquecida.
Os proprietários devem ficar atentos a sinais prévios, como a luz de verificação do motor acesa no painel, ruídos anormais na parte traseira ou cheiro de combustível. A Hyundai informa que a correção envolverá a atualização do software da ECU (central eletrônica) e a inspeção da válvula.
O procedimento nas concessionárias incluirá a troca da válvula de purga. Caso seja constatada deformação no tanque de combustível durante a inspeção, o reservatório inteiro será substituído sem custos.
A montadora também confirmou que reembolsará os clientes que, porventura, já tenham pago por reparos relacionados a esse defeito antes da emissão do comunicado oficial. As cartas de notificação aos proprietários afetados serão enviadas a partir de 16 de janeiro de 2026.
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