Notícia Influenciadora perde Bolsa Família após comprar Jeep Compass zero-km

A influenciadora digital sergipana Merianne Silva, conhecida pelo personagem “Diva do CRAS”, viralizou nesta semana ao anunciar que teve seu benefício do Bolsa Família cancelado. O motivo da suspensão seria a exibição da compra de um Jeep Compass zero-km e de um iPhone 17.

Em vídeos publicados em seu perfil, que acumula mais de 600 mil seguidores, Merianne afirmou que foi alvo de denúncias. “Me denunciaram porque eu comprei um carro e um iPhone 17. Me botaram para fora do benefício”, declarou.

A influenciadora lamentou com deboche a perda do valor, estimado por ela em R$ 750. “Estou triste e com o coração na mão. Como vou pagar a parcela do meu Jeep sem o meu Bolsa Família?”, questionou ironizando. Ela afirmou ainda que a “ordem” teria vindo da Receita Federal e que ela precisou “sair numa boa” do Cadastro Único (CadÚnico) para “não ser presa”.

Ao G1, a prefeitura de São Cristóvão (SE) confirmou a suspensão do benefício. “Quando são detectadas irregularidades, o benefício pode ser bloqueado temporariamente para análise e, se confirmada a inconsistência, cancelado”, disse a prefeitura.

VEJA TAMBÉM:

O que diz a lei?

A manutenção dos beneficiários no Programa Bolsa Família está condicionada a critérios estritos de elegibilidade, sendo o principal o limite de renda familiar per capita, fixado em R$ 218. Além disso, é compulsória a manutenção de informações atualizadas e consistentes no Cadastro Único (CadÚnico), sob risco de bloqueio ou cancelamento.

saiba quem e a diva do cras que teve o bolsa familia suspenso 720x430 3682fa6d

Merianne Silva, a Diva do Cras (Foto: Reprodução)

O programa utiliza a “Regra de Proteção”, que permite à família cuja renda ultrapasse o teto de entrada permanecer no programa por um período de transição, desde que ainda se mantenha em situação de vulnerabilidade.

No caso da influenciadora Merianne Silva, a aquisição e a exibição pública de bens de alto valor, como um veículo novo, funcionam como indícios para os órgãos de fiscalização. Essa ostentação sinaliza que a renda familiar pode estar acima dos limites permitidos, motivando uma averiguação cadastral e a consequente suspensão.

Continue lendo...