Notícia IPVA 2026: preciso pagar em janeiro?

2026 já começou e com isso a principal preocupação em comum dos proprietários de veículos, o IPVA. Esse imposto que é cobrado de carros, motos, caminhonetes, ônibus e outros costuma ter início nos primeiros meses do ano e por isso muitos cidadãos logo se desesperam para começar a pagar. Porém essa é uma taxa que varia de estado para estado.

Para entender exatamente quando se deve pagar o IPVA 2026 é necessário entender o imposto funciona e porque é obrigatório quitá-lo todos os anos.

VEJA TAMBÉM:


Como explicou nossa repórter especialista Julia Vargas há alguns dias, o IPVA é uma das principais despesas anuais dos brasileiros que possuem um automóvel, e pode variar bastante dependendo de vários fatores, como localidade, alíquotas, isenções e o valor venal do veículo.

Esse é o imposto relacionado à propriedade de um veículo e a sua cobrança é de responsabilidade do estado onde o carro está emplacado. Por isso, as datas de pagamento, valores de alíquotas e isenções dependem do lugar onde você mora.

Quando tenho que pagar o IPVA?


Como dito, o IPVA 2026, assim como em anos anteriores, varia de estado para estado. Em Minas Gerais, o pagamento deste ano se inicia em fevereiro e pode ser quitado à vista ou em três parcelas até abril. Já os paulistas, em outro exemplo, tem que iniciar o ano quitando o imposto. Para São Paulo, o IPVA deve começar a ser pago em uma parcela no mês de janeiro ou em até cinco parcelas mensais, finalizando em maio.

Para ter certeza de como funciona no seu estado, consulte o Detran da região.

Não pagar o IPVA 2026 pode render multa?


Ao contrário do que muita gente acha, deixar de pagar o IPVA não dá multa diretamente, mas, caso você não pague, eventualmente será autuado. Isso acontece pois, para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório, é necessário quitar o tributo.

Se você não fizer o pagamento, será impedido de renovar o licenciamento. Dessa forma, sem o licenciamento em dia, aí sim o motorista está cometendo uma infração de trânsito e pode ser punido com multa. Isso está previsto no quinto inciso do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 230 – Conduzir o veículo:

V – que não esteja registrado e devidamente licenciado”;

Infração – gravíssima (7 pontos);

Penalidade – multa (R$ 293,47) e apreensão do veículo;

Medida administrativa – remoção do veículo;


Apesar disso, você que ainda não quitou o IPVA 2026 e planeja viajar de carro ou moto em janeiro, muito provavelmente não precisa se preocupar, já que o licenciamento atualizado não deve ser requisitado nos meses de janeiro ou fevereiro.

Isso acontece pois em vários estados os calendários de pagamento do são extensos devido à opção de parcelar o valor, sendo que algumas parcelas chegam até o final de 2026. Desse modo, as fiscalizações também serão tardias, logo, se você for parado por alguma autoridade e estiver com o CRLV 2025 pode ficar tranquilo.

Mas, ainda assim, é importante checar o calendário de cada estado e verificar quando começam as fiscalizações. Também vale lembrar que o atraso no imposto gera juros, por isso não se esqueça de pagá-lo.

Continue lendo...
 
Top